Cidades

Mato Grosso do Sul

Veja como solicitar a CNH definitiva pelo Detran-MS

Solicitação é feita de forma digital e não necessita de comparecimento presencial

Karina Varjão

26/03/2025 - 16h45

Adquirir a Carteira Nacional de Motorista, a CNH, é algo sonhado e esperado por muitos. Em 2024, o Detran-MS emitiu 38,8 mil CNHs provisórias, levando estes condutores ao próximo passo: conquistar a CNH definitiva. 

A CNH provisória tem validade de doze meses. Durante este período, o condutor deve seguir algumas regras para garantir a permanência de sua carteira até a troca pela definitiva.

Não ter cometido infrações graves, gravíssimas ou mais de uma infração média são exemplos dos principais requisitos. 

Como solicitar

Para auxiliar os condutores nesta troca de CNHs, o Detran-MS disponibilizou um passo a passo pelo portal para o procedimento, que é simples e rápido.

Basta que o usuário tenha acesso à internet e entre no Portal de Serviços Meu Detran, confirmar os dados e emitir a guia de pagamento no valor de R$198.

Para fazer a solicitação não é necessário agendamento ou comparecimento presencial em agências do Detran-MS, pode ser feita a qualquer momento e dia da semana.  

Veja onde solicitar a CNH definitiva no portal Meu DetranEscreva a legenda aqui

Ao contrário do que muitos pensam, para a emissão da CNH definitiva, não é preciso refazer a captura de imagem nem passar pelo exame médico e psicológico novamente, muito menos refazer os testes, salvo raras exceções em que o perito examinador médico ou psicólogo tiver atribuído uma validade menor nos exames. 

A facilidade da era digital trouxe ao processo de habilitação maior acessibilidade e eficiência, o que reflete em um trânsito mais seguro e fluído nas ruas de Mato Grosso do Sul. 

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).