Cidades

ONDA DE FRIO

Com temperatura de 0,7ºC, geada atinge centro-sul de MS

Plantações e grama amanheceram branquinhas de cristais de gelo; onda de frio começou na quarta-feira (28) e vai até domingo (1º)

Mato Grosso do Sul registrou geada em vários municípios e a menor temperatura do ano nesta sexta-feira (30).

O dia amanheceu extremamente gelado em todas as regiões do Estado, com termômetros que alcançaram os 0ºC.

Moradores da região Centro-Sul enfrentaram termômetros baixíssimos, sensação térmica negativa e geada. Apesar do frio, o tempo está firme, com sol forte e céu limpo, azul e sem nuvens. Não há previsão de chuva.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS), vários municípios registraram geada e temperaturas de apenas um dígito às 6 horas da manhã. Confira:

ONDA DE FRIO

Onda de frio é um fenômeno climático caracterizado pelo arrefecimento do ar, com uma rápida queda de temperatura em um período de 24 horas.

Normalmente, está associada à irrupção de ar muito frio causada pelo deslocamento de uma massa de ar polar ou de alta latitude para latitudes mais baixas.

Frente fria atingiu o Estado na quarta-feira (28) e deve permanecer até domingo (1º). O frio veio seguido de chuva.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta laranja (perigo) de Declínio de Temperatura para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Isto indica que as temperaturas estarão 5ºC abaixo do normal.

A três semanas do inverno, o tempo já está congelante. Com a proximidade da nova estação, a tendência é que outras frentes frias atinjam o Estado nas próximas semanas.

A partir de segunda-feira (2), os termômetros voltam a subir e o calor volta com tudo no Estado.

GEADA

Plantações e grama amanheceram branquinhas de cristais de gelo. Geada é a formação de uma camada de cristais de gelo sobre plantas ou sobre outras superfícies, devido à queda de temperatura.

A principal causa da formação de geada é a advecção de massa de ar polar. O fenômeno causa danos e reduz o potencial produtivo das lavouras de milho.

RECOMENDAÇÕES

De acordo com o Inmet, o ser humano deve tomar cuidados indispensáveis durante o frio. Confira:

  • Se agasalhe
  • Beba água
  • Evite tomar banhos muito quentes
  • Continue usando protetor solar
  • Evite ambientes pouco ventilados
  • Hidrate a pele
  • Cuide da alimentação
  • Não se exponha ao tempo

Expansão Comercial

Novo atacarejo tem previsão de ficar pronto em dezembro em Campo Grande

Empreendimento na Avenida Ministro João Arinos terá mais de 10 mil m² de área construída e previsão de gerar 200 empregos diretos e indiretos.

04/11/2026 19h26

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande.

Imagem aérea de uma unidade do Atacadão, rede que prepara a implantação de um novo atacarejo em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Atacadão)

Continue Lendo...

Inspeção surpresa

TCE-MS encontra irregularidades na usina de tapa-buracos em Campo Grande

Fiscalização surpresa identificou problemas no controle de pesagem dos caminhões e vai analisar a qualidade da massa asfáltica utilizada nos reparos das vias da Capital

04/11/2026 18h55

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica

Equipe do TCE encontrou irregularidades em usina de massa asfáltica Foto: Divulgação / TCE-MS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).