Cidades

previsão

Calor e tempo seco predominam, mas MS tem alerta para tempestades nesta semana

Temporais devem se concentrar em algumas regiões do Estado, enquanto na Capital chuva chega só no meio da semana

A semana terá predomínio de calor e tempo seco em Mato Grosso do Sul, mas há possibilidade de pancadas de chuvas, podendo ser fortes, em grande parte do Estado.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), entre segunda-feira (3) e terça-feira (4), a maior parte do Estado deve permanecer sob condições de tempo firme.

São previstas temperaturas elevadas, com máximas variando entre 36°C e 40°C, caracterizando um período de temperaturas acima da média climatológica para esta época do ano.

A umidade relativa do ar permanecerá baixa, com valores entre 10% e 30%, configurando condições de atenção para o tempo seco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alerta vigente de perigo potencial para baixa umidade em grande parte do Estado. Conforme o alerta, há baixo risco de incêncio florestal e à saúde.

Diante desse cenário, a recomendação é reforçar a hidratação, evitar a exposição prolongada ao sol durante os períodos mais quentes e secos do dia e adotar cuidados adicionais com crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e também com os animais. 

Apesar dessas condições, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, associada ao transporte de calor e umidade e ao deslocamento de cavados, poderá favorecer o aumento da instabilidade atmosférica, especialmente nas regiões sudoeste, pantaneira e sul do Estado.

Nessas áreas, há possibilidade de ocorrência de chuvas e tempestades, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo já desde o começo da semana. Os acumulados de precipitação poderão superar, pontualmente, 30 mm em 24 horas.

Os ventos podem chegar a velocidades entre 40 e 60 km/h e rajadas superiores 60 km/h.

Em Campo Grande, a previsão é de chuva apenas na quarta-feira. Nos demais dias, a meteorologia indica dias oscilando entre períodos de sol e nuvens. As temperaturas oscilam entre 20° e 36°C ao longo da semana na Capital.

Campo Grande

CPI do tapa-buraco: definição sobre convocados deve sair na segunda-feira

Em princípio, investigação deve apurar contratos, escolha das empresas e a execução das obras durante mandato de Adriane Lopes

06/11/2026 15h15

Definição sobre nomes convocados deve ocorrer na segunda-feira

Definição sobre nomes convocados deve ocorrer na segunda-feira Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Aplicativo

Serviços digitais do Detran-MS ficam fora do ar a partir de amanhã

Portal, aplicativo e assistente virtual serão suspensos às 16h e têm previsão de retorno às 7h30 de segunda-feira (9), durante manutenção tecnológica

06/11/2026 14h08

Pessoa mexendo no site do Detran-MS, com instabilidades nesta segunda-feira (24)

Pessoa mexendo no site do Detran-MS, com instabilidades nesta segunda-feira (24) Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).