Cidades

ENTREVISTA

"A melhor maneira de poder mostrar algo para a população é o resultado"

Eduardo Riedel faz um balanço de seu tempo na gestão do PSDB e fala dos projetos que executou, como a conclusão do Aquário e o Conta de Luz Zero

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Eduardo Riedel deixou o governo do Estado na semana passada, no fim do mês de março, para oficializar sua pré-candidatura ao governo de Mato Grosso do Sul pelo PSDB. 

Antes disso, porém, ele deixou um legado de sete anos de trabalho na administração de Reinaldo Azambuja (PSDB). 

Entre as ações de governo estão várias parcerias público-privadas estabelecidas, como a Infovia Digital, a da Sanesul, pavimentação de rodovias e projetos, como o da energia limpa para administração pública. 

Riedel também executou a reta final das obras do Aquário do Pantanal, que teve seu conceito ampliado para Bioparque.  

Antes de ingressar de forma intensa na pré-campanha, Eduardo Riedel falou ao Correio do Estado sobre o que fez no governo e sobre seus planos para o futuro, confira.  

Perfil - Eduardo Riedel  

Eduardo Corrêa Riedel é graduado em Ciências Biológicas pela UFRJ, mestre em Zootecnia pela Unesp e especialista nas áreas de Gestão Empresarial, pela FGV, e Gestão Estratégica, pelo Instituto Francês Insead.

Foi presidente da Famasul e do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

É diretor da Sapé Agropastoril. Foi secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica e secretário de Estado de Infraestrutura por mais de 7 anos.

Como você avalia a aceitação da população pelo Bioparque Pantanal? Gostaríamos também que analisasse o histórico da execução da obra.

É uma história que ainda será contada. Ela foi uma longa história, quase uma novela, muitos problemas de origem, mas, como é perfil do governo que eu participei, de muita responsabilidade no trato da coisa pública. 

Eu não vou discutir o mérito da ideia. Quando o André [Puccinelli] teve a ideia, sem dúvida, muita gente aplaudiu, muita gente criticou. O que se discutiu na época foi a prioridade, se poderia ter feito, se não poderia ter feito.  

A condução foi muito ruim, tanto é que ficou dez anos como uma obra em andamento. E quando a gente assumiu, não assumimos uma obra para acabar, assumimos um monte de problemas.  

Para mim, pessoalmente, ter gerido esse processo da conclusão da obra foi uma experiência muito importante, um desafio: 13 contratos, 13 empresas, cada uma com seu foco, tendo de coordenar essa interação, e isso foi muito legal. 

O segundo grande desafio foi começar a pensar no conceito de funcionamento. Nesse período, surgiram outros aquários e houve o amadurecimento da iniciativa privada em relação aos equipamentos de turismo.  

A gente começou a pensar, em 2020, o que era originalmente o conceito do Aquário e o que poderia ser diante de toda essa transformação pela qual o turismo passou e vem passando. E aí que ele começou a se transformar em Bioparque.  

 

O que pode significar isso para Mato Grosso do Sul no futuro?

Eu acho que significa, internamente, a transformação da consciência das pessoas em relação a onde nós estamos e o que significa o que nós temos, do ponto de vista ambiental e cultural, do que é o Pantanal para a nossa formação enquanto sociedade e o que é o ativo ambiental Pantanal, em termos de biodiversidade, de formação de cultura, de importância para a vida das pessoas, de uma maneira geral. 

A gente vai ter daqui a 10 anos, no Estado, uma nova percepção em relação a isso, porque as crianças que estão na escola hoje, com idade de 14 a 17 anos, terão uma experiência muito concreta sobre o Pantanal. Elas poderão experimentar um conceito tangível e marcante na formação dela em relação ao Pantanal.  

Do ponto de vista da ciência e da tecnologia, é uma rede de pesquisa que se forma em torno do tema, isso com a atração de recursos e pesquisadores e acesso de universidades do mundo inteiro para com o Pantanal.  

O Aquário é uma atração turística, mas ele está dentro de um monumento arquitetônico. Os grandes ícones urbanos que têm no mundo inteiro, pega o Rio de Janeiro, com o Cristo Redentor, em São Paulo temos o Masp [Museu de Arte de São Paulo], na Avenida Paulista. Ele transcende muito um aquário. 

Eu acho que é uma mudança que vai transformar Mato Grosso do Sul e isso remete ao conceito da ideia. Então foi acertada a ideia do André? Assim, claro que vai deixar um legado. Mas houve uma mudança de conceito.

 

Este novo conceito do Aquário pode aproximar duas narrativas que estão distantes, a do agronegócio e do meio ambiente?

Veja que, no nosso período de governo, desde o início, nós tentamos mostrar pelo exemplo que não há uma divergência de posicionamento, nem dentro do governo nem dentro destes dois setores, que são socioeconômicos. 

Quando a gente montou uma estrutura administrativa, em que meio ambiente e desenvolvimento conversam de maneira intrínseca, conversam sob a égide de uma mesma secretaria [Semagro]. Em outros lugares estes setores têm secretarias distintas. 

Não se faz desenvolvimento sem discutir meio ambiente, e não se preserva o meio ambiente sem discutir o desenvolvimento.  

É inerente à sociedade o desenvolvimento. Isso está posto. Todo mundo vai ter um emprego, vai ter uma renda. 

Não se consegue estagnar uma sociedade, ela está em desenvolvimento, e hoje não se consegue mais pensar no desenvolvimento sem práticas de preservação e de eficiência ambiental.

Então, você colocar e empacotar o desenvolvimento com todos esses conceitos é um forte indicador de que aqui no Estado nós temos uma política extremamente assertiva em relação ao desenvolvimento sustentável. E daí a gente traz o Bioparque, neste conceito ampliado. 

E quando você coloca sob perspectiva uma visão de estado para 2030, que é o que nós apresentamos na COP26 [Conferência das Nações Unidas para o Clima], que é mitigar totalmente nossas emissões de carbono. Isso não é retórica. Isso é plano de trabalho, factível, direcionado.  

Como vai funcionar a parceria público-privada da energia renovável?

Será assim, o Estado consome “X” milhões por ano de conta de energia. Energia gerada em hidrelétricas, termelétricas. 

Aí integra a geração do Operador Nacional do Sistema, as distribuidoras – no caso, aqui é a Energisa – controlam o consumo e o Estado paga a energia que consome, e essa conta é alta. 

Como vai funcionar o modelo? Vamos à iniciativa privada, perguntamos quem quer construir uma planta de 20 megawatts de produção a partir de energia solar ou qualquer outra fonte renovável, e forneça para o Estado, e essa conta que o Estado paga a Energisa nós pagaremos para o parceiro privado que investiu para gerar esses 20 megawatts.

 

É um modelo muito similar ao da Infovia então?

Sim, é muito similar à infovia. A diferença é que lá o governo economiza na conta de telefone: R$ 5 milhões por mês. 

Nós conseguimos 53% de desconto. Então, em vez de pagar R$ 5 milhões, vamos pagar R$ 2,5 milhões, e eles vão investir R$ 600 milhões em uma rede de fibra óptica. 

Só que em vez de falar de “calhambeque”, nós vamos falar de “Ferrari”. Vamos estar com uma rede superveloz, tráfego de dados para escolas, delegacias, hospitais... 

Se fala em telemedicina. O que limita a telemedicina? A infraestrutura. Por exemplo: lá em Caarapó, se tirar um raio-x, a imagem já não vem, já há dificuldade. Com a infovia já acabou o problema..

 

Como a Infovia entra nessa modernização da telecomunicação, como a tecnologia 5G?

A gente viu o governo Bolsonaro agora licitar o 5G, novas antenas, novo formato da comunicação do Brasil está avançando. Mas, para isso ser efetivo, temos de ter as infovias.

 Por isso estamos em consonância com toda uma transformação que está em andamento.

 

Na logística, vimos que o governo de Mato Grosso do Sul avançou muito na pavimentação de rodovias, mas as ações federais, como o acesso à ponte do Rio Paraguai, a BR-419, ou mesmo o destravamento da Malha Oeste, ainda estão em ritmo lento, o que houve?

A gente procura andar em paralelo, e não só isso. A gente procura forçar o governo federal a acelerar os investimentos aqui. Nem sempre a gente tem sucesso. 

Essa discussão passa pela pressão política, pela articulação, para demonstrar, que é o que a gente vem fazendo. Isso vale para a BR-419, BR-262, BR-267, BR-163, BR 158, que é a continuidade da MS-306, que a gente está assumindo via leilão, que é um novo trecho da concessão, que é BR-158/MS-112.  

Acho que a gente tem de fazer a nossa parte, e em paralelo ir pressionando o governo federal, mostrando a eles que nós temos de evoluir também nesses investimentos em âmbito federal.  

 

E os contratos de gestão, vieram para ficar?

Não vejo como mudar. Seria um retrocesso muito grande se acabassem, mas governante pode muito né? 

Se ele adota um modelo que não prioriza o resultado... Mas tem muita gente que gosta da bagunça: quanto maior a confusão, melhor, e usam isso para poder gerir. 

Agora, quando o foco está no resultado, você tem metodologia mais do que testada e provada na administração.  

 

Como você avalia o governo do Estado nesta reta final?

É inquestionável todo o processo que foi construído para o resultado. E isso a gente enxerga pelos números. 

O Estado que mais investe per capita do Brasil, e isso não é pouca coisa. Aqui é onde mais se investe, porque nós fizemos um dever de casa de enxugar a estrutura meio, para aplicar na estrutura fim. 

Por isso a regionalização da saúde, a segurança pública com tudo o que a gente colocou à disposição dela, uma educação que privilegia as escolas reformadas, novas, atuais, modernas. Das 347, o Estado reformou mais de 250.  

 

Uma de suas características como gestor sempre foi ser mais discreto. Como avalia os outros gestores, que parecem estar sempre nas redes, em plena campanha?

As pessoas estão ficando cada vez mais críticas em relação ao processo eleitoral. Elas estão cada vez mais conscientes. 

Isso leva cada vez mais a um debate qualificado. Claro que sempre tem essa estrutura: rede social, mídia, que é o parecer ser. 

Parecer ser alguma coisa, para poder se vender do ponto de vista eleitoral. Isso é natural da democracia. Mas, por um outro lado, as pessoas estão mais críticas, querendo saber um pouco mais, querendo conhecer um pouco melhor.  

A melhor maneira de poder mostrar algo para a população é o resultado. Quando as pessoas sentem que algo mudou na vida delas, é a maneira mais assertiva. 

Eu fico muito orgulhoso de ter participado da construção de um programa como o Conta de Energia Zero. 

A pessoa beneficiada, às vezes alguém que não tem dinheiro para comprar comida, pode não conhecer toda a profundidade e a estrutura que torna o programa possível, mas ela sente ao notar que a conta dela está paga. Isso é um incentivo. Isso vale para todas as ações da retomada da economia, por exemplo.

 

O morador de Mato Grosso do Sul está mais seguro após dois anos de pandemia?

Em momento nenhum o sul-mato-grossense foi abandonado, e a transparência na condução foi fundamental. Lá em 2015, éramos nota 1,4 em transparência, depois, nos tornamos nota 10. 

Hoje, em 20 dias, o Estado dá resposta para questionamento de qualquer cidadão. A transparência na comunicação é fundamental. 

A gestão na pandemia teve no seu âmago, essa capacidade de falar; todo dia estava lá Geraldo [Resende, ex-secretário de Saúde], informando o número de casos, de mortes, de hospitalizados. Eu toda semana estava lá na live do Prosseguir, dando as informações. 

As pessoas, ao olhar tudo isso, se situavam e poderiam pensar: “Olha, vou dar um tempo em casa”, ou se sentiam mais seguras para sair.

Brigas e desentendimentos a parte, nós nunca entramos na judicialização, na politização. A comunicação era fundamental e as ações também. Tem de comprar respirador, aumentar leito, ir atrás das vacinas, isso. Não, não entramos em questionamentos. A gente seguiu base científica, e tomamos atitudes que deviam ser tomadas.

 

O que você acha de discutir costumes e comportamentos individuais nas eleições?

Acho que faz parte. As pessoas têm a curiosidade de saber a opinião. Eu, particularmente, respeito muito as diferenças. 

Gênero, religião são questões pessoais. O que não é pessoal é base de valor e caráter. Temos pessoas de caráter e valor de qualquer religião, de qualquer gênero, de qualquer cor e de qualquer raça. Tenho dificuldade de entrar nessa discussão quando ela vai para o lado da conversa fácil. 

Sou cristão de formação, sou católico, exerço isso, e exerço principalmente nas atitudes, de se praticar no dia a dia, e não na conversa.  

 

E quem é Eduardo Riedel do cotidiano, das horas de lazer?

Olha, estão sobrando pouquíssimas horas vagas. Eu sou muito família, sou muito de casa. Gosto muito de esporte, de cultura. Gosto de assistir um bom filme e de arte. E nas horas vagas, gosto de esportes em geral, futebol, vôlei, natação, ciclismo, corrida, futevôlei.

CNH

Congresso derruba veto de Lula e retoma exigência de exame toxicológico para primeira CNH

O veto é derrubado dias após a aprovação de uma reformulação no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para eliminar a obrigatoriedade de aulas

04/12/2025 21h00

Foto: Divulgação

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O Congresso Nacional rejeitou, em sessão conjunta realizada na tarde desta quinta-feira, 4, um veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que barrava a exigência de exame toxicológico para os candidatos à primeira habilitação de condutores nas categorias A (motos e ciclomotores) e B (veículos de passeio).

O veto é derrubado dias após a aprovação de uma reformulação no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para eliminar a obrigatoriedade de aulas;

A exigência do exame toxicológico representa, na verdade, uma ampliação: a realização do exame já é obrigatória para motoristas das categorias C, D e E (transporte de cargas e passageiros).

Na justificativa do veto, de junho deste ano, o governo Lula argumentou que a exigência do exame para as categorias A e B aumentaria os custos para tirar a CNH, o que poderia influenciar na decisão de mais pessoas dirigirem sem habilitação - estimativas indicam que há cerca de 20 milhões de pessoas nessas condições.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a inclusão do artigo para prever que os condutores de todas as categorias de veículos sejam obrigados a realizar exame toxicológico para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) contraria o interesse público, pois importaria em aumento de custos para a sociedade e poderia influenciar que mais pessoas optassem por dirigir sem a devida habilitação, o que comprometeria, por consequência, a segurança viária", justificou o Planalto, no veto.

Parte dos parlamentares entendeu que o argumento, porém, ficou ultrapassado, uma vez que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou recentemente uma resolução autorizando regras menos rígidas para acesso à CNH sem precisar cursar escolas de trânsito.

Em nota, a Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox) afirmou considerar a "derrubada do veto ao exame toxicológico obrigatório para a primeira habilitação um avanço decisivo para a segurança viária no País".

"A medida reforça uma política pública que comprovadamente tem impacto positivo na sociedade: desde 2016, quando passou a ser obrigatório para motoristas das categorias C, D e E, o exame evitou ao Brasil uma perda estimada de R$ 74 bilhões em sinistralidades apenas em seu primeiro ano e permitiu que mais de 28 mil condutores inicialmente reprovados retornassem às atividades após tratamento e reabilitação", estima a entidade.

Conforme a ABTox, a decisão também reflete a vontade da sociedade: segundo pesquisa Ipec de fevereiro de 2025, 83% dos brasileiros apoiam a exigência do exame para novos condutores.

Como funciona o fim da obrigatoriedade de aulas para obter a CNH

Como mostrou o Estadão, a nova resolução para facilitar a obtenção de CNH prevê um curso teórico gratuito e digital, maior flexibilidade nas aulas práticas e permissão para que candidatos sejam acompanhados por instrutores credenciados dos Detrans, e não apenas por autoescolas.

O processo também poderá ser iniciado online, pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A mudança mira os altos custos e a burocracia que afastam milhões de brasileiros. Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indicam que cerca de 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação, e outras 30 milhões têm idade para tirar a CNH, mas não conseguem arcar com despesas que podem chegar a R$ 5 mil O governo estima que o novo modelo pode reduzir em até 80% o custo total da habilitação.
 

EMPREENDIMENTO

Terceiro porto em município de MS terá investimento acima dos R$ 180 milhões

O novo complexo de Porto Murtinho planeja atender três cadeias estratégicas: grãos, fertilizantes e cargas diversas

04/12/2025 20h18

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A partir de 2026, Porto Murtinho terá um novo Terminal Multifuncional à beira do Rio Paraguai, com investimento previsto acima dos R$ 180 milhões. A empresa responsável pelo empreendimento será a PTP Group. O projeto recebeu o licenciamento ambiental e a licença de instalação para construção, emitidas pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), durante reunião no gabinete do governador Eduardo Riedel, na quarta-feira (3).

O terceiro terminal portuário do município será construído no quilômetro 2.322 do Rio Paraguai, em uma área total de 352,5 hectares, com 9,9 hectares dedicados à fase inicial das operações. 

A estrutura foi planejada para atender três cadeias estratégicas e prevê uma capacidade de movimentação anual em torno de:

  • 1,15 milhão de toneladas de grãos;
  • 1 milhão de toneladas de cargas diversas;
  • 700 mil toneladas de fertilizantes. 

O complexo também contará com infraestrutura para expansão de silos, armazém de 20 mil toneladas e área offshore para atracação e operação de barcaças.

Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), destacou que o PTP Group já atua ao longo da hidrovia do Paraguai com portos na Argentina, Uruguai e Paraguai, o que reforça a integração regional. 

“Estamos falando de um investimento que inicia obras no ano que vem e que, em um ano, já deve estar em operação. É o terceiro porto em implantação em Porto Murtinho, ampliando a capacidade da nossa hidrovia e conectando a produção sul-mato-grossense a mercados do Atlântico e do Pacífico”, afirmou o secretário.

O projeto executivo prevê execução físico-financeira distribuída em dez meses, com Capital Expenditure (CAPEX) total de R$ 181 milhões, incluindo obras civis, infraestrutura portuária e implantação dos sistemas de armazenagem e movimentação de cargas. A Licença Prévia do empreendimento já teve todo o estudo ambiental apresentado ao Imasul, e o processo segue em análise técnica.

Reunião do governador Eduardo Riedel com a delegação de Entre Ríos e a PTP / Crédito: Governo do Estado

Durante a reunião, também foi discutida a ampliação da cooperação internacional com a província de Entre Rios, na Argentina, onde o PTP Group mantém operação portuária. A intenção é fortalecer o corredor logístico entre Mato Grosso do Sul, portos argentinos e o hub de Nueva Palmira, no Uruguai, ampliando as rotas de exportação e criando alternativas de importação via hidrovia. Verruck ressaltou que essa integração também favorece o mercado boliviano, que tem aumentado sua utilização do Rio Paraguai.

O governador Eduardo Riedel propôs que os estados e províncias vizinhas criem um modelo de governança para a hidrovia similar ao desenvolvido na Rota Bioceânica. A ideia é instalar um fórum de governadores subnacionais para tratar conjuntamente de infraestrutura, regulação e expansão das operações ao longo do Rio Paraguai.

Paralelamente, Brasil e Paraguai avançam nas tratativas finais para permitir que, já no próximo ano, seja lançada a primeira licitação hidroviária do trecho entre Corumbá e Porto Murtinho, medida considerada essencial para elevar a navegabilidade e garantir sustentabilidade ao corredor logístico.

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