Cidades

LUTO

Abaixo-assinado pede criação de" Lei Ana Benevides" após morte em show de Taylor Swift

A petição criada por fãs ganha força nas redes sociais e pede por água gratuita em shows

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A morte da estudante de 23 anos, Ana Benevides, em um show na noite dessa sexta-feira (17), no Rio de Janeiro causou grande tristeza e comoção. Nas redes sociais, fãs da cantora Taylor Swift e de diversos outros cantores nacionais e internacionais, iniciaram um abaixo-assinada pedindo a criação de uma lei que prevê distribuição de água gratuita em shows. 

O abaixo-assinado foi criado por Giuliana Maestrini, em um site especializado para esse tipo de iniciativas, e às 9h da manhã desse sábado, contava com 51.328 assinaturas, e em meia hora chegou à 71.305 adesões.

Fãs se mobilizam para criação de lei que prevê água gratuita em shows

No X, antigo Twitter, fãs da cantora norte-americana e centenas de pessoas compartilham o link da petição e marcam autoridades como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o influenciador Felipe Neto, e deputados federais como Erika Hilton e Glauber Braga. 

A petição para a “Lei Ana Benevides” foi criada horas depois do falecimento da jovem, e tem como próxima meta alcançar a assinatura de 75 mil pessoas. Na descrição, Giulia Maestrini aponta que houve negligência por parte do setor de eventos, e que as empresas desrespeitam os consumidores e fãs. 

“Em um dos eventos mais aguardados deste ano, vimos uma fatalidade acontecer diante dos nossos olhos por pura negligência. Os consumidores do Brasil estão esgotados de serem desrespeitados por empresas milionárias, que não se preocupam com o consumidor”, justifica. 

Ana Benevides nasceu em Sonora, interior de Mato Grosso do Sul, e era fã da cantora norte-americana Taylor Swift. Nas redes sociais, amigos compartilham vídeos da estudante de psicologia, cantando músicas da ídola, e afirmam que esse era o maior sonho dela. 

Estela Benevides, prima de Ana, confirmou ao jornal Folha de São Paulo, que a jovem estava na grade e acabou desmaiando no local. A fã de Taylor Swift foi atendida ainda no Estádio Nilton Santos, onde ocorreu o show, e durante cerca de 40 minutos, os profissionais tentaram reanimar a estudante. 

Ana foi enviada para o Hospital Municipal Salgado Filho. O amigo da jovem, o enfermeiro Thiago Fernandes, de 22 anos, estava com ela nesse momento, e aponta que no caminho ao hospital, ela teve uma segunda parada. Ana chegou no Salgado Filho por volta das 20h, foi atendida, mas não resistiu. 

A sensação térmica registrada no Engenhão chegou a 60°C, e os fãs reclamaram nas redes sociais de proibição de entrada com garrafas d’água por parte da organização. Os bombeiros contabilizaram, extraoficialmente, mil desmaios durante o evento.

Serviço Cancelado

Lei vai acabar com 'emaranhado' de fios em MS

Foi sancionada, na sexta-feira (20), a lei que obriga as empresas de comunicações a retirar os equipamentos e também os cabos de residências ou prédios

21/09/2024 17h50

A Anatel determina que empresas façam a retirada do equipamento em 30 dias

A Anatel determina que empresas façam a retirada do equipamento em 30 dias Crédito: Freepik

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Empresas de telecomunicações terão que retirar os cabos quando o consumidor cancelar o serviço, segundo a Lei 6.310 de 2024, sancionada na sexta-feira (20) e publicada no Diário Oficial do Estado.

Com isso, deve diminuir o ‘emaranhado’ de fiação que não são retirados seja da residência ou de prédios mesmo quando o trabalhador retira os equipamentos. Com a sanção feita pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), a lei passa a valer em todo o Estado.

“A lei, que entrou em vigor, vai contribuir para que a troca ocorra sem custo para os proprietários de prédios e residências, além de facilitar uma nova instalação”, disse o deputado estadual e autor do projeto Hashioka.

O que diz a lei

No momento em que a empresa enviar o técnico para a retirada dos equipamentos, a fiação também deve ser removida. Conforme a Agência Nacional de Comunicações (Anatel), as prestadoras de serviço de comunicações têm 30 dias para retirar o equipamento, começando a valer o prazo a partir do momento do cancelamento do serviço.

Ainda segundo o Art. 19, §§ 5º e 8º da Resolução nº 488/2007 da Anatel, caso a operadora não faça o recolhimento dos equipamentos dentro deste período, o consumidor não possui mais responsabilidade pela guarda ou integridade dos aparelhos. 

A normativa nacional não previa que a empresa retirasse também os cabos. Com a lei estadual, a situação muda de cenário e, no caso de descumprimento, estará sujeita a sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (artigos 56 e 57 da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990).

Casos de descumprimento estarão sujeitos a:

Art. 56

  • Multa
  • Apreensão do produto
  • Inutilização do produto
  • Cassação do registro do produto junto ao órgão competente
  • Proibição de fabricação do produto
  • Suspensão de fornecimento de produtos ou serviço
  • Suspensão temporária de atividade
  • Revogação de concessão ou permissão de uso
  • Cassação de licença do estabelecimento ou de atividade
  • Interdição, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade
  • Intervenção administrativa
  • Imposição de contrapropaganda

Enquanto o artigo 57 prevê que a multa será aplicada de acordo com a gravidade da infração cometida pela prestadora de serviço, levando em consideração os benefícios que a empresa obteve.

A multa será aplicada por meio de processo administrativo, e o dinheiro, de acordo com o artigo, irá para um fundo específico  - cabendo à União ou para os Fundos estaduais ou municipais.

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Saúde

Casos de diarreia viral aumentam 159% na Capital

Nesta semana, os casos de virose atingiram o patamar de 71.737 pacientes, enquanto no mesmo período do ano passado foram registrados 51.425 casos

21/09/2024 17h00

Segundo a Sesaua maioria dos pacientes que chega às unidades com quadro de diarreia e vômito são adultos

Segundo a Sesaua maioria dos pacientes que chega às unidades com quadro de diarreia e vômito são adultos Gerson Oliveira / Correio do Estado

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A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que o número de atendimentos a pessoas com sintomas de gastroenterite - inflamação ou infecção que causa sintomas como diarreia, vômitos, febre e cólicas abdominais - nesta semana ultrapassou o total do ano de 2023.

Enquanto em 2023 o número de casos de virose foi de 51.425 (semana 1 a 37), em novembro, no mesmo período, já foram registrados 71.737 pacientes procurando atendimento - o que corresponde a 159%. 

A divulgação foi feita na Semana Epidemiológica 37, que coletou dados do dia 8 ao dia 15 de setembro. No mesmo período no ano de 2023 foram 1.428 casos, agora o registro aumentou para 3.697 pessoas com sintomas da virose.

Boletim anterior

Com o aumento da procura por atendimento, conforme noticiado pelo Correio do Estado, a Sesau entrou em alerta. A Semana Epidemiológica 37 indicou um crescimento de 157,4% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado.

Ainda, conforme a Sesau, a maioria dos pacientes que chega às unidades com quadro de diarreia e vômito são adultos.

Como proceder?

Em casos de sintomas leves (iniciais), o paciente deve procurar atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência, sem a necessidade de agendamento de consulta. Já em situações mais graves, o paciente deve ir até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou ao Centro Regional de Saúde (CRS).

Recomendações:

  • Lavar as mãos;
  • Lavar os alimentos;
  • Em caso de contaminação, ingerir bastante água.

Quando procurar UBS e UPAs?


As UBS são locais onde os usuários do SUS podem receber atendimento médico para diagnóstico e tratamento de cerca de 80% dos problemas de saúde. É nessas unidades que a população tem acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, faz atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e de outras doenças, como tuberculose e hanseníase.

As UBS são a porta de entrada do SUS, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e para a redução dos encaminhamentos aos hospitais.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

A estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, colabora para a diminuição das filas nos prontos-socorros dos hospitais.

Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico.

Nas localidades em que estão em pleno atendimento, as unidades têm capacidade para atender sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar em mais de 90% dos pacientes. Estas unidades estão ligadas diretamente ao SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Hospitais devem ser procurados em situações de emergência que necessitam de internação, cirurgias, acompanhamento cirúrgico, exames mais elaborados, maternidade, exames de imagem e casos mais complexos.

** Colaborou Alanis Netto

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