Cidades

PASSE ESTUDANTIL

A+ A-

Abre nesta segunda (07) o cadastro do Passe Estudantil da UEMS/Campo Grande

Os interessados terão de 07 de fevereiro a 09 de março para realizar o cadastro e adquirir o benefício de cadastro e recadastro

Continue lendo...

Abre, nesta segunda-feira (07), o cadastro e recadastro do benefício do Passe Estudantil de 2022 para a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande. 

 

Os interessados terão de 07 de fevereiro a 09 de março para realizar o cadastro e adquirir o benefício.

Conforme informação da prefeitura da Capital, todos os cartões serão substituídos, sem nenhum custo, para o ano letivo de 2022.

Para solicitar o benefício, é preciso que o aluno acesse o site do Passe do Estudante.

Datas das remessas

Os pedidos realizados entre os dias 07 e 11 de fevereiro receberão o cartão a partir do dia 1º de março.

A próxima remessa, para pedidos de 14 a 25 de fevereiro, será entregue a partir de 15 de março.

Enquanto a última remessa, para pedidos de 28 de fevereiro a 09 de março, será entregue a partir de 26 de março. 

Cadastro

Para os estudantes que não utilizaram o Passe em anos anteriores a 2020, é necessário realizar o pagamento, no ato de inscrição, de uma taxa com valor equivalente a 3 tarifas vigentes.  

O pagamento deve ser efetuado, o estudante ou responsável deve se dirigir, com CPF em mãos, a qualquer terminal urbano ou à Central de Atendimento do Consórcio Guaicurus.

Esta fica localizada Rua 25 de Dezembro, 924, 2º andar, bairro Jardim Dos Estados.

Após realizar o pagamento, o aluno ou responsável deve formalizar a inscrição acessando o site do Passe do Estudante.  

Por fim, será gerado um protocolo, o qual deve ser enviado para o e-mail do Atendimento Estudantil da UEMS/CG, [email protected].  

O Atendimento Estudantil deve informar, por e-mail, a data em que o estudante poderá retirar o cartão pronto para uso.  

Recadastro  

Neste caso, o aluno que tiver utilizado o Passe em 2020 e/ou 2021 precisa acessar o site do Passe do Estudante e, após inserir o número do CPF, informar data de nascimento, enviar foto digital caso seja solicitado e atualizar os dados de 2022.  

É necessário que o estudante esteja com o vínculo com a UEMS em dia.  

Procedimento que pode ser realizado pelo Sistema Acadêmico da UEMS (SAU)/Módulo do Acadêmico, a partir do dia 07 de fevereiro.

Após realizar o cadastro no site do Passe de Estudante, será gerado um protocolo de atualização.

O qual precisa ser encaminhado ao Atendimento Estudantil da UEMS, pelo e-mail [email protected], para que seja feita a validação dos dados.

O aluno deve receber confirmação, por e-mail, com a data em que poderá retirar o Passe pronto para uso.

Atenção

O Cartão Eletrônico que não for retirado em até 10 dias após o início da distribuição, deverá ser devolvido à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AGETRAN) e o aluno terá o benefício cancelado, caso não apresente justificativa válida.

Também é possível visualizar o passo a passo do cadastro digital do Passe do Estudante completo AQUI.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o Atendimento Estudantil da UEMS, pelo e-mail [email protected].  

Assine o Correio do Estado 

INÍCIO DA TARDE

Helicóptero do governo, com quatro pessoas, cai em Campo Grande

Queda ocorreu no Aeroporto Santa Maria e todas as vítimas sobreviveram

18/04/2024 12h32

Helicóptero da Casa Militar do governo de MS caiu no Aeroporto Santa Maria Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Um helicóptero do governo de Mato Grosso do Sul caiu, no início da tarde desta quinta-feira (18), no Aeroporto Santa Maria, na saída para Três Lagoas, em Campo Grande, após uma pane no motor.

O helicóptero era da Casa Militar do Governo do Estado e, no momento da queda, quatro servidores vinculados ao órgão estavam dentro da aeronave e foram socorridos com vida, sendo dois pilotos e dois tripulantes.

Equipes do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram encaminhadas ao local para prestar os primeiros socorros.

Em avaliação inicial, todas as vítimas estavam conscientes e não tinham ferimentos graves, apresentando apenas escoriações.

Apenas uma das pessoas foi encaminhada para o Hospital da Cassems, apresentando dor lombar.

Em nota, o governo informou que o acidente ocorreu na cabeceira da pista de pouso aeroporto e foi causado por uma pane.

"A aeronave envolvida no acidente é um helicóptero matrícula PT-HBM, modelo Bell 206. O mesmo estava há 20 minutos no ar, em um voo semanal de giro realizado para preservação do equipamento. Durante o voo feito nas redondezas do Santa Maria, o motor sofreu uma pane", diz a nota.

Ainda segundo o governo, uma manobra de emergência, chamada autorrotação foi realizada pelos pilotos, para que o pouso ocorresse na lateral do aeroporto, mas houve o incidente.

"Ao tocar o solo, o helicóptero pironou - nome para uma espécie de capotagem - e acabou ocasionando o acidente. Como já estava em solo, a gravidade do ocorrido foi reduzida consideravelmente", conclui a nota.

A Polícia Militar também está no local, assim como a Civil, através do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), para investigações e trabalhos de praxe.

* Matéria atualizada às 13h15 para acréscimo de informações

Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

VACINA DA DENGUE

Com doses prestes a vencer, vacinação contra a dengue é ampliada na Capital

Ministério da Saúde recomendou que público seja ampliado para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em cidades que têm vacinas prestes a vences, para evitar desperdício do imunizante

18/04/2024 12h30

Ampliação do público-alvo começa hoje em Campo Grande, às 13h Foto: Rogério Vidmantas/ Prefeitura de Dourados

Continue Lendo...

A partir desta quinta-feira (18), as vacinas contra a dengue próximas do vencimento serão aplicadas em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, em Campo Grande. A ampliação do público começa às 13h.

Segundo consta em nota técnica do Ministério da Saúde, crianças e adolescentes de 6 a 16 anos terão a oportunidade de tomar a vacina. A recomendação anterior, do qual definiu a faixa etária de 10 a 14 anos como a ideal, segue mantida para municípios que não tenham lotes vencendo.

Ainda na nota, o Ministério afirma que a ampliação pode continuar ocorrendo em caso de sobras.

"Em caso de necessidade, esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina dengue (atenuada), que compreende dos 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade, conforme a disponibilidade de doses no município com vencimento em 30 de abril de 2024.", segundo trecho presente na nota.

Além disso, reforça que esta ação é uma estratégia temporária visando não perder doses de vacina. Também garante que a segunda dose para pessoas que seguirem a nova recomendação.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), a cidade possui hoje 1,3 mil doses disponíveis e, como há um estoque reduzido na quantidade do imunizante, talvez falte em alguns dos 74 postos de saúde.

Ademais, reforçam que como as primeiras doses foram recebidas no dia 11 de fevereiro, o esquema vacinal ainda não foi concluído, pois há um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. Por isso, um novo lote de vacinas deve chegar na capital em maio.

Os locais de vacinação são: 

  • UBS 26 de Agosto
  • USF Tarumã
  • USF Noroeste
  • USF Cidade Morena
  • USF Parque do Sol
  • USF Cel. Antonino
  • USF Moreninha
  • USF Lar do Trabalhador
  • USF Albino Coimbra
  • UBS Silvia Regina
  • UBS Dona Neta
  • USF Botafogo
  • USF São Francisco
  • USF Caiçara

SITUAÇÃO NO ESTADO

Em Mato Grosso do Sul, a baixa procura pelas doses preocupam e está longe da recomendação de abranger os 90% do público-alvo.

No início de março, apenas 13% da população estavam à procura do imunizante. Na época, apenas a faixa etária de 10 e 11 anos estavam recebendo as doses e, logo depois, esse público foi ampliado para 10 a 14 anos, conforme a recomendação atual.

Há um mês, 40 dias depois do começo da vacinação no dia 11 de fevereiro, apenas 8,3 mil imunizantes haviam sido aplicados na capital, um terço do total recebido, cerca de 24,6 mil doses. 

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).