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Aeroporto de Campo Grande movimentou 1,5 milhão de passageiros em 2024

Volume de passageiros manteve-se estável em relação ao ano anterior; total de operações foi menor

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A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Campo Grande permaneceu estável em 2024, segundo informou a administradora do terminal, a Aena. Foi o primeiro ano cheio da estatal espanhola à frente do terminal de passageiros da Capital de Mato Grosso do Sul. 

Durante todo o ano de 2024, um total de 1.532.499 passageiros passaram pelo aeroporto da Capital, aumento de 0,4% em relação ao ano anterior. 

No mês de dezembro, época do ano que concentra grande número de viagens e voos extraordinários, o movimento de passageiros no aeroporto de Campo Grande foi 18,5% maior: 142.176 pessoas passaram pelo terminal da capital de Mato Grosso do Sul. 

No que diz respeito a operações, o Aeroporto Internacional de Campo Grande teve uma queda quando comparada com 2023. Foram 3,2% a menos de operações (pousos e decolagens), sendo que durante todo o ano de 2024, foram registradas 16.188 operações. 

No mês de dezembro, porém, o volume de operações foi maior, segundo a Aerna. Foram 1.337 operações: 23,9% a mais que no ano anterior. 

Em termos de movimentação de passageiros, o Aeroporto Internacional de Campo Grande é o quinto mais movimentado entre os operados pela Aena no Brasil, e só fica atrás de Congonhas (em São Paulo), Refice (PE), Maceió (AL) e João Pessoa (PB). 

Quanto ao total de operações, o aeroporto da Capital de MS também é o quinto do País, atrás de Congonhas, Recife, Maceió, Uberlândia (MG) e João Pessoa. 

 

Lista de Aeroportos mais movimentados da Aena Brasil

 

1 - Congonhas - 23.130.523
2 - Recife - 9.953.804
3 - Maceió - 2.687.790
4 - João Pessoa - 1.605.805
5 - Campo Grande - 1.532.499
6 - Aracaju - 1.286.300
7 - Uberlândia - 1.034.520
8 - Santarém - 523.670
9 - Juazeiro do Norte - 498.978
10 - Marabá - 378.755
11 - Montes Claros - 355.203
12 - Campina Grande - 260.294
13 - Carajá - 216.803
14 - Altamira - 102.548
15 - Uberaba - 100.255
16 - Ponta Porã - 40.328
17 - Corumbá - 27.901

 

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rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

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Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

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