No próximo mês, dois jovens de Mato Grosso do Sul vão representar o Brasil na maior feira pré-universitária de ciências do mundo.
Tailaine Gomes Felix de Lima, de 18 anos, e José Vitor Ferreira Balasso, de 17, estudantes do Instituto Federal (IF) de Nova Andradina, foram selecionados para participar da Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que acontece entre os dias 10 e 16 de maio, em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos.
A dupla conquistou a vaga após ser premiada na Mostratec-Liberato, a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina, realizada anualmente no Rio Grande do Sul.
Este ano, 13 estudantes brasileiros de oito estados diferentes foram credenciados pela Mostratec-Liberato para apresentar nove projetos na ISEF, mantendo uma tradição de 32 anos de participação brasileira no evento.
Projeto inovador
O projeto desenvolvido por Tailaine e José Vitor utiliza a espectroscopia infravermelha por transformada de Fourier (FTIR-ATR) como ferramenta para identificar fungos em pastagens do Cerrado sul-mato-grossense. A pesquisa foi orientada pela professora Grazieli Suszek, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – campus Nova Andradina.
Segundo Tailaine, o objetivo do trabalho é oferecer uma solução sustentável para o controle de pragas nas pastagens, fundamentais para a pecuária da região.
“Desenvolvemos essa técnica para identificar alguns fungos filamentosos de maneira rápida e precisa, sem um preparo extensivo das amostras, e dar um resultado com mais eficiência para o produtor”, explica a estudante.
O estudo envolveu análises em uma área de 15,8 hectares em Nova Andradina, onde os alunos aplicaram a técnica “isca de inseto” para isolar fungos entomopatogênicos do solo.
A espectroscopia FTIR-ATR permitiu identificar os compostos presentes, destacando-se aqueles relacionados à quitina dos fungos e aos minerais do solo.
Portas abertas
O projeto dos alunos foi apresentado pela primeira vez ainda em Nova Andradina.
"Tudo começou com a nossa premiação aqui em Nova Andradina, quando ganhamos o 2° melhor projeto e a credencial para o Rio Grande do Sul", explica Tailaine.


Os estudantes seguiram então para o Rio Grande do Sul em outubro, para participarem da Mostratec-Liberato.
“O nosso projeto foi o 2° melhor da nossa área e ganhamos uma credencial para participar da feira nos Estados Unidos. Foi uma experiência incrível, conhecer novas culturas, novos lugares, ter mais conhecimento”, relata Tailaine.




HB20 foi atingido por outro veículo que tentava ultrapassagem (Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado)


