Cidades

Cidade morena

Ameaça termina em morte durante confraternização em Campo Grande

Claudio Lourenço Almeida Siqueira foi morto aos 31 anos; o acusado alega que foi ameaçado por dívida de seu padrasto, onde a vítima teria dito que "mataria todo mundo"

Continue lendo...

Claudio Lourenço de Almeida Siqueira, de aproximadamente 31 anos, foi morto em Campo Grande na noite de ontem (23), mais precisamente no Bairro Vila Cidade Morena, sendo que as situações para o assassinato que aconteceu durante uma confraternização começaram a se desenrolar muito antes do homicídio. 

Informações repassadas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul detalham que, a ocorrência registrou disparos de fogo e um ferido, para além da morte de Claudio.

Segundo relato dos moradores, feito às autoridades policiais, no local acontecia uma confraternização e, horas antes do crime, os dois envolvidos já teriam discutido. 

Após esse primeiro ocorrido, Claudio teria saído então do local, porém, retornando em seguida acompanhado, momento em que se dirigiu até o acusado pelo crime. 

Inicialmente identificado como Sebastião Matos Mendes, o homem alvejou Claudio com três tiros e atingiu o terceiro envolvido com um tiro no pé, sendo que ambos chegaram a receber os primeiros socorros. 

Entretanto, a morte de Claudio Lourenço Almeida Siqueira foi registrada ainda enquanto ele estava a caminho do hospital. 

Vítimas de homicídios dolosos em 10 anos. Reprodução/Sejusp

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), especificamente sobre vítimas de homicídios dolosos, indicam que 359 pessoas já perderam a vida nesse tipo de ocorrência. 

Ainda, os números da Sejusp mostram que, 301 dessas vítimas totais eram identificadas como do sexo masculino, com o principal mês que pressiona esse índice sendo setembro, quando 44 pessoas morreram. 

Ainda assim, o total é o menor dos últimos cinco anos, já que em 2019, quando os índices até então em queda voltaram a subir, 456 pessoas morreram vítimas de homicídios dolosos. 

Desde então, anualmente o número de mortes registrado foi: 

  • 2020: 473
  • 2021: 487 
  • 2022: 502
  • 2023: 452

Entenda a motivação

Sebastião foi procurado pela equipe do Batalhão de Choque, que foi até a casa da mãe do suspeito após receber essa primeira informação de seu possível paradeiro, porém o homem já tinha saído desse local também. 

Questionada pelos policiais, a mulher confirmou que seu filho esteve no local e ainda acrescentou: 

"Fez uma besteira para se defender", disse ela, indicando ainda que o filho possivelmente teria se deslocado até a chácara de um tio. 

Nesse local, recebida pelo proprietário, a equipe do Batalhão de Choque localizou o acusado que confessou o crime ao ser questionado pelas autoridades. 

Ele ainda detalhou o motivo que justificaria seus atos, dizendo que Claudio inicialmente era quem teria ameaçado não só Sebastião como toda sua família. 

As ameaças, por sua vez, teriam sido motivadas graças a uma dívida adquirida pelo padrasto de Sebastião, com Claudio afirmando em seguida, segundo o acusado, que "mataria todos na casa". 

Justamente por essas ameaças que os dois se desentenderam, inicialmente, ainda na noite de ontem. 

Por fim, o acusado de homicídio confirmou que a arma usada para o crime teria sido arremessada em um córrego, onde a polícia em diligência não foi capaz de localizar o armamento. Caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol.

 


Assine o Correio do Estado

ALERTA

Procon-MS alerta para mensagens falsas usando o nome da instituição

A orientação da instituição, é para que não se clique em links desconhecidos

06/04/2025 17h30

Procon faz alerta sobre golpes utilizando nome da instituição

Procon faz alerta sobre golpes utilizando nome da instituição FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

O Procon de Mato Grosso do Sul veio a público para alertar consumidores e fornecedores sobre golpes que estão sendo aplicados, utilizando o nome da instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead).

Conforme o órgão, golpista estão enviando notificações por e-mail ou por aplicativos de mensagens, informando a abertura de uma denúncia ou reclamação. Em seguida, fica disponível um link para supostamente "verificar autos", conteúdo que pode causar danos ao destinatário, devendo ser denunciado e apagado.

A instituição orienta que não se clique em links desconhecidos, já que os golpistas estão utilizando essa prática para enganar as pessoas, sugerindo acesso sobre denúncias ou reclamações e redirecionando-as para páginas falsas na internet.

O Procon reforçou que, as mensagens que realmente são enviadas pela instituição, utilizam o domínio "@procon.ms.gov.br" ou o telefone fixo (67) 3316-9800.

Em caso de dúvidas, os consumidores podem recorrer ao atendimento pelo disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800. Também é possível denunciar a ocorrência de golpes enviando a cópia do e-mail para cartorio@procon.ms.gov.br.

Assine o Correio do Estado.

 

DENGUE

MS registra 2,4 mil casos de dengue em três meses

O Estado já contabiliza 7 mortes e outras 6 seguem em investigação

06/04/2025 17h00

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES/MS - (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul), na última sexta-feira (04), de janeiro a março, Mato Grosso do Sul já registrou um total de 2.445 casos de dengue.

Ainda conforme o documento, o Estado já contabiliza sete mortes e outras seis seguem em investigação. Nos últimos 14 dias, os municípios de  Aparecida do Taboado e Figueirão foram os que registraram maior aumento nos casos confirmados.

As mortes registradas ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã e Coxim.

O boletim ainda mostrou que, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde o equivalente a 241.030 doses do imunizante contra a doença. Desse número, 201.349 já foram aplicadas no público alvo. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

Até o momento, conforme recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue.

Assine o Correio do Estado.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).