Dois delegados assumem a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) nesta semana. Conforme apurado pelo Correio do Estado, as nomeações devem ser publicadas oficialmente nesta quinta-feira (20), motivadas pelo afastamento de toda a equipe da Deam, após a repercussão do feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, 42 anos, assassinada pelo ex-noivo Caio Nascimento, 35, no último dia 13.
Desconhecidos até o momento, ambos serão encarregados de reduzirem o número de inquéritos presentes na Deam atualmente.
Cabe destacar que a atitude das delegadas e de toda a equipe foi tomada após uma série de fatos, que se desenrolaram a partir da divulgação de áudios onde a vítima narrou que foi tratada com descaso e frieza ao buscar ajuda contra o ex, sendo, inclusive, orientada a conversar com o agressor, e depois, com a exposição do nome de uma delegada como sendo a responsável pelo atendimento, sem que fosse ela a pessoa em questão.
Inicialmente, a delegada que teve o nome exposto como sendo a pessoa que teria atendido Vanessa foi a primeira a pedir a remoção. Ela teria apenas registrado o boletim de ocorrência, não sendo a responsável pelo atendimento com descaso. Em solidariedade, uma colega também colocou o cargo à disposição e assim aconteceu com a equipe de 12 pessoas.
Conforme apurado pela reportagem, as definições acerca dos nomeados seriam alinhadas entre Governo do Estado, Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Polícia Civil na tarde desta quarta-feira (20).
A reportagem entrou em contato com o delegado-geral da Polícia Civil, Lupersio Degerone, a fim de saber mais detalhes acerca das nomeações, entretanto, não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Região amarelada é onde há risco de tempestade, como citado na reportagem - Foto: Inmet

