Cidades

CAMPO GRANDE

Aposentadas do 'boa noite Cinderela', mãe e filha viviam do tráfico

Presas na última quinta-feira (08), Eliane Ajala e Edilene Cristine estavam foragidas e foram localizadas na Capital com cerca de 2 kg de cocaína em residência junto de "rivotril" e equipamentos para refino de droga

Continue lendo...

Na manhã desta segunda-feira (12), a Delegacia Especializada de Repressão aos Roubos e Furtos (DERF) trouxe informações sobre o desfecho da série de casos de "boa noite, Ciderela", indicando que mãe e filha responsabilizadas pelos crimes estavam "aposentadas" da prática e se mantinham através do tráfico de drogas.

Conforme repassado pelo delegado, Jackson Vale, as mulheres que tinham perícia para a "química do mal" - como abordado anteriormente o Correio do Estado -, uma vez que Edilene Cristine cursava e fez estágio na área de técnica de enfermagem.

Ainda em 10 de julho a Polícia Civil prendeu os dois primeiros envolvidos com os crimes em série, que a partir de meados de abril atingiram pelo menos três vítimas campo-grandenses. 

Em complemento ao caso, diante da prisão das duas mulheres em casa do bairro Jardim Monumento, ainda na última semana, Jackson expõe que - como foram localizados dois quilos de cocaína na residência -, apesar do "Rivotril" (indutor de sono) localizado, ambas se mantinham atualmente através do tráfico de drogas. 

"A DERF recebeu uma notícia anônima, de que em uma casa desse bairro, essas duas suspeitas, mãe e filha, estariam se escondendo. Passou a monitorar o ambiente e identificou a mais nova das mulheres, deixando a casa, momento que os investigadores se apresentaram com o mandado e fizeram a prisão da primeira suspeita", comenta o delegado. 

Detida, a jovem indicou que sua mãe estava em uma das casas do terreno que abrigava cinco residências de aluguel, sendo que essa tentava se esconder dos policiais que, nesse momento, já tinham se deparado com as quantidades de cocaína pura. 

"Além da cocaína pura, foram encontradas também substâncias muito parecidas, mas na sede da Denar foi constatado que não se tratava de droga, possivelmente é um amido na coloração branca, e aí a gente entende que o local era utilizado como uma espécie de laboratório para recepção, armazenamento, manipulação dessa droga e transformação dela em quantidades maiores", completa ele.

"Química do mal"

Após as prisões dos primeiros envolvidos no grupo que abordava homens de meia-idade em saídas de festas e baladas, mãe e filha que eram consideradas as "cabeças" do esquema passaram a ser consideradas foragidas. 

Isso porque, como bem detalha a polícia sobre o modus operandi da quadrilha, a acusada mais velha abordava a vítima e dizia que a filha estava interessada, responsáveis por dopar os indivíduos em um segundo momento após o contato inicial.  

Por sua vez, os dois homens integravam a ação na etapa em que acontecia o roubo e subtração dos bens; encarregados ainda da oficina mecânica que servia de "braço" para a lavagem de dinheiro dos valores subtraídos. 

Jackson aponta que apenas uma das vítimas teve mais de R$ 25 mil subtraídos, transferidos para outras contas em lavagem de dinheiro, sendo que todos os homens que caíram no golpe identificaram os envolvidos. 

Se antes eram estimados aproximadamente 18 anos de prisão, "apenas" pelos crimes de: 

  • Associação criminosa; 
  • roubo majorado; 
  • concurso de pessoas; 
  • lavagem de dinheiro 
  • incapacitação por droga. 

Agora, o delegado Jackson Vale destaca que a situação "ficou um pouco mais pesada" para as suspeitas, que já tiveram visita do advogado, justamente por incorrer no tráfico. 

"Pelo tráfico; armazenamento de equipamentos destinados à manipulação e transformação de drogas, o tráfico de maquinário que a gente costuma dizer, o artigo 34 da lei 11.343 de 2006, a lei de drogas, que possui uma pena específica de 3 a 10 anos, além do tráfico de drogas, o armazenamento da droga em si, que possui uma pena de 5 a 15 anos", conclui o delegado.

 

Assine o Correio do Estado

Insegurança

Criminosos sobem em árvores para invadir e furtar comércios em Campo Grande; veja video

Com furtos à luz do dia e árvores sendo usadas como 'trampolim', comerciantes pedem manutenção e reforço na segurança da região central

06/03/2025 18h53

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Comerciantes que estão sofrendo com furtos de fios e produtos estiveram reunidos com a Guarda Civil Metropolitana para debater a situação do reforço na segurança, tendo solicitado junto a Prefeitura de Campo Grande inclusive, a poda de árvores, que estão sendo usadas por criminosos para acessar os estabelecimentos.

A situação, apontada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), segundo o presidente da entidade, Adelaido Vila, está causando desmotivação entre os comerciantes, a ponto de alguns sequer procurarem as autoridades competentes para registrar ocorrência, por desacreditarem que algo efetivo possa ser feito.

Em plena luz do dia, nesta quarta-feira (05), na rua Rui Barbosa esquina com a 14 de Julho, nem o circuito de imagens de segurança dos proprietários inibiu a ação de um homem que foi flagrado se aproximando de uma bicicleta para cometer o furto.

Em uma tentativa de alinhamento, os principais proprietários de lojas estiveram reunidos com representantes da Guarda Civil Metropolitana. Adelaido explicou que a Polícia Militar também recebeu convite; entretanto, não enviou um porta-voz.

Na conversa, os comerciantes apresentaram diversos casos de furtos, incluindo o de fios de energia elétrica, situação em que solicitaram a poda de árvores, já que os criminosos estão subindo e se lançando sobre as marquises dos comércios para furtar a fiação.

A GCM se comprometeu a aumentar o efetivo em uma tentativa de coibir os furtos, que estão causando prejuízos.

“Estamos vivendo, na área central, um momento bem delicado. Estamos buscando a integração entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal, já que a GCM tem essas imagens. A gente tem ali ladrões de loja conhecidos, pessoas que entram nos comércios, levam um monte de coisas e ameaçam os seguranças”, explicou Adelaido, que completou:

“No período noturno, o lojista não tem tido paz por conta do furto de fios elétricos e arrombamentos de lojas. Estamos vivendo uma situação bem complicada.”

Vale lembrar que, em novembro de 2024, após assaltos, comerciantes decidiram tirar CACs para proteger os comércios, o que Vila apontou como uma situação “bem arriscada”.

Em um caso específico, uma empresária, após sofrer três furtos, foi abordada por um homem que se passou por cliente e acabou sendo assaltada ao chegar para trabalhar.

Nesta ocasião, ela revidou a tiros, e a CDL divulgou que outros comerciantes estavam tirando CACs em uma tentativa de lidar com a criminalidade.

"Estamos chegando a uma condição muito complicada. A gente sabe que há uma grande quantidade de câmeras na região central que não são monitoradas pela Guarda Civil Municipal. A gente precisa dessa integração entre a PM e a GCM para ir para cima desses meliantes, que tiram o sono de quem está trabalhando."

Assine o Correio do Estado

Aumento de casos

MS registra 149 novos casos em uma semana e soma 20 mortes por Covid-19 em 2025

Números foram divulgados nessa quarta-feira (5) em boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde; 11.336 pessoas morreram no estado desde 2020

06/03/2025 18h30

Idoso toma dose de vacina contra Covid-19 em Campo Grande

Idoso toma dose de vacina contra Covid-19 em Campo Grande Foto: Gerson Oliveira, Correio do Estado

Continue Lendo...

Em apenas 6 dias, Mato Grosso do Sul registrou uma nova morte e 149 novos casos de Covid-19 na última semana, conforme o boletim da 9ª semana epidemiológica, divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Com os novos registros, o estado soma um total de 1.556 casos confirmados e 20 mortes pela doença em 2025.

O índice de casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, apenas nos últimos seis dias, representa um aumento de 10,6%, se comparado com o último levantamento da SES, que indicou 1.407 casos confirmados na última sexta-feira (21).

Óbitos

Ainda conforme o documento, mais uma nova morte foi confirmada em decorrência da doença nesta última semana, somando 20 em 2025.

A vítima fatal foi um idoso de 92 anos, morador do município de Ponta Porã, a 345 quilômetros de Campo Grande. A vítima tinha Doença Cardiovascular Crônica como comorbidade. Conforme a SES, a data de notificação da doença ocorreu no dia 17 de fevereiro, e a de óbito, na última segunda-feira, 24 de fevereiro.

No penúltimo boletim epidemiológico, um outro idoso de 98 anos que residia em Campo Grande também não resistiu às complicações da Covid-19.

Desde o início da pandemia em 2020, Mato Grosso do Sul já teve 638.341 casos confirmados e 11.337 mortes por Covid-19.

Entre os municípios com maior incidência de pacientes positivos, estão Campo Grande com 271; Ponta Porã, com 116; e Costa Rica, com 80.

Vacinação

Ainda conforme o levantamento, a cobertura vacinal monovalente em Mato Grosso do Sul está em 83,6%.

O índice é menor que a média nacional, que possui 86,5% de cobertura monovalente em todo o país.

Grupos de risco

A orientação das autoridades é que as pessoas mantenham a vacinação em dia e completem o ciclo de imunização contra a Covid-19 e outras doenças. A recomendação é ainda maior para os grupos de risco:

  • Pessoas com imunidade comprometida;
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Pessoas com 60 anos ou mais;
  • Crianças de 6 meses a 4 anos;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Doses podem ser procuradas nas unidades de saúde de todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

Se atente aos sintomas!

É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Perda do olfato
  • Perda do paladar
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar
  • Dor ou pressão do peito

Transmissão

O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:

  • Tosse
  • Espirro
  • Catarro
  • Apertos de mão
  • Contato pessoal próximo
  • Contato com objetos contaminados

Prevenção

Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:

  • Vacinação contra Covid-19
  • Uso de máscara
  • Uso de álcool gel
  • Lavagem das mãos com água e sabão
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Não compartilhar objetos pessoais
  • Ventilar ambientes
  • Evitar aglomerações e espaços fechados

Com informações do Ministério da Saúde

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).