Artigos e Opinião

ARTIGO

Benedito Rodrigues da Costa: "O nosso bioma pantaneiro"

Economista

Redação

06/04/2017 - 02h00
Notícia sem imagem

Quando tratamos do assunto “Bioma”, necessário torna-se esclarecer que se trata de um vocábulo moderno, e, por isso mesmo, não se encontra inserido nos antigos dicionários ou mesmo enciclopédias, porém, um assunto de alta relevância e que envolve os seres vivos em toda sua extensão. 

Temos que entender que o Planeta Terra, que abriga todas as espécies de vida, é também vivo, pois é nele que encontramos a água, o ar e o solo para podermos sobreviver  e, a partir daí, entendermos que somente uma boa relação entre os seres vivos e outros elementos como a biofísica e a bioquímica, constituindo um ambiente no qual seja possível viver e conviver.

Todo esse conjunto de fatores contribui para que seja formada uma verdadeira rede, onde a harmonia de atividades não podem ser perturbada, sob pena de que um desequilíbrio possa vir a ser prejudicial a toda rede, prejudicando sobremaneira a vida na região. Assim entendemos que a preservação de toda a espécie de vida é fundamental para nossa qualidade de vida.

O Pantanal é uma dádiva do Criador, hoje considerado uma das maravilhas da natureza no Planeta Terra. Entretanto, a falta de cuidados especiais, baseada em legislação específica, tem colocado em risco esse verdadeiro santuário. Basta lembrar que o assoreamento do Rio Taquari causou um dos maiores desastres ambientais que se tem conhecimento na região, empobrecendo um considerável número de criadores de gado que viram suas terras alagadas e, como consequência, improdutivas para sempre.  Não podemos duvidar que essa beleza ímpar que abriga enorme variedades de vidas animais e vegetais pode um dia desaparecer.

Além do mais, as queimadas sistemáticas e criminosas vêm, aos poucos, dizimando a vida de inúmeras  espécies de aves e répteis que fazem suas posturas no solo, morrendo antes mesmo do nascimento; caso providências não sejam tomadas com urgência, as futuras gerações correm sério risco de jamais contemplar uma biodiversidade de tamanha beleza e de extrema importância econômica para o turismo da região.  Isto sem falar que o reflorestamento das matas ciliares é de extrema importância, como também a dragagem dos rios, para que suas águas permaneçam dentro de suas caixas, propiciando a navegabilidade sem interrupção. Eu arriscaria dizer que se trata de uma questão de segurança nacional.

 

Artigo

A vingança da natureza promete ser terrível!

As florestas tropicais, como a Amazônia, as florestas da África Central e as do Sudeste Asiático, desempenham papel fundamental para o equilíbrio climático do planeta

06/11/2026 07h30

A vingança da natureza promete ser terrível!

A vingança da natureza promete ser terrível! Foto: Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Editorial

Aversão à vigilância da atividade policial

Se não existe procedimento padrão seguro dentro das delegacias, que dirá fora delas

06/11/2026 07h20

Aversão à vigilância da atividade policial

Aversão à vigilância da atividade policial Foto: Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).