Artigos e Opinião

ARTIGO

Venildo Trevizan: "O milagre"

Frei

Notícia sem imagem

Uma sociedade que não aceita repartir seus bens está criando enormes abismos. Os recursos que a natureza oferece, ou que a própria sociedade adquire mediante seus trabalhos, suas pesquisas e suas descobertas, deverão estar à disposição de todos. Não poderão ser monopólio de apenas alguns.

Olhando a realidade com o olhar de fé, nos daremos conta de que a situação da convivência está se tornando gradativamente violenta e excludente. Está sendo causadora da miséria que assola grandes comunidades prisioneiras da fome e da violência.

Esse é um mundo imundo. Essa é uma realidade clamando por justiça e por honestidade. Essa é uma comunidade condenada a desaparecer, pois não lhe está sendo permitido o acesso aos bens vitais. Só mesmo um milagre poderá mudar essa situação desesperadora.

Recursos e alimentos existem para todos, e em abundância. No entanto, a ganância e o armazenamento roubam o mínimo necessário para sua sobrevivência. E essa realidade não é aceita pelos poderosos. Somente os pobres sofrem. Somente esses são sacrificados e crucificados na cruel cruz da fome e da miséria.

O Mestre e Senhor Jesus Cristo, andando pelos caminhos da Galileia, viu uma multidão seguindo seus passos para escutar sua palavra e conseguir algo novo e diferente. Aquele povo faminto de Deus e de pão, certamente não se dera conta da falta de alimentação. Mas o Mestre percebera. Viu que aquele povo não poderia continuar naquelas condições.

Foi então que chamou um dos seus discípulos, Felipe, e perguntou: “Onde vamos comprar pão para que possam comer?”. E Felipe teria respondido: “Nem duzentos denários bastariam para dar um pouquinho a cada um” (Jo.6,1-12).

O relato bíblico coloca o Mestre solicitando que a multidão se acomode como puder. E, eis que do meio dessa multidão surge um menino oferecendo cinco pães e dois peixes. Foi o suficiente. Diante do gesto do menino, os demais também se animaram colocando em comum o pouco que guardavam para si. Então aconteceu o milagre.

Enquanto pensavam apenas em si, a multidão passava necessidade. No momento em que repartiram, todos ficaram saciados e ainda sobraram doze cestos. Onde houver partilha, haverá abundância. Onde houver ganância, surgirão enormes abismos, provocando divisões e mortes.

O milagre é possível. O milagre é um acontecimento feliz abrindo caminhos de luz e de alegrias, de partilha e de comunhão. Esses milagres estão em toda parte. Acontecem nas famílias a partir de um gesto de carinho que renova o amor e promove o perdão. Acontecem no coração de quem reconhece ter errado e busca a reconciliação. E, ao sentir-se perdoado, faz renascer a alegria e a paz, faz olhar a vida com o olhar de Deus.

O milagre acontecerá onde houver sensibilidade diante do sofrimento alheio e houver dedicação, empenho e carinho, para amenizar a dor e fazer renascer a esperança. O milagre acontecerá onde houver corações misericordiosos e generosos no amor e no encorajamento dos mais fragilizados, levando-os a crer e assumir uma vida mais saudável e mais feliz.

Artigo

A vingança da natureza promete ser terrível!

As florestas tropicais, como a Amazônia, as florestas da África Central e as do Sudeste Asiático, desempenham papel fundamental para o equilíbrio climático do planeta

06/11/2026 07h30

A vingança da natureza promete ser terrível!

A vingança da natureza promete ser terrível! Foto: Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Editorial

Aversão à vigilância da atividade policial

Se não existe procedimento padrão seguro dentro das delegacias, que dirá fora delas

06/11/2026 07h20

Aversão à vigilância da atividade policial

Aversão à vigilância da atividade policial Foto: Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).