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Caminhos da vida

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A vontade em conhecer e entender certos mistérios da vida, ou da convivência, leva muitas pessoas as se interrogarem, não apenas para satisfazerem a curiosidade, mas, sobretudo, para averiguarem se seus conhecimentos seriam suficientes em seu modo de viver e de se relacionar.

Embora consigam algo precioso, nem sempre se sentirão satisfeitos. Querem sempre mais. Julgam necessariamente insuficiente aquilo conquistado. Os caminhos serão sempre, e cada vez mais, desafiadores. Pois, por mais que as pessoas tentem revelar-se sempre restará algo de mistério.

Nesse momento nota-se a necessidade do diálogo. Alguém precisa silenciar e saborear o conteúdo daquilo que o interlocutor tem a dizer e a revelar. Alguém precisa escutar. Alguém precisa acolher e respeitar. É comum ouvir alguém dizer: falamos de mais e escutamos muito pouco.

Importante deverá ser a atitude de ouvir. Na Bíblia Sagrada encontramos, dentre muitas, uma dessas cenas que levam consigo algo precioso a ensinar. Numa certa ocasião, está o Mestre dos mestres a caminhar com seu grupo de seguidores, e deparou que estariam um tanto inseguros em seu modo de seguir e praticar seus ensinamentos. Na dúvida, nada melhor do que uma explicação.

Sem tantos rodeios. Olhou para o grupo e perguntou, não como curiosidade, mas como necessidade em clarear as ideias e fortalecer os laços de compromisso com a doutrina que estava transmitindo. 

E a pergunta foi essa: “Quem diz o povo que nos acompanha,  que sou?”. E eles, um a um, foi dizendo que seria João Batista, ou Elias ou algum dos profetas. 

Não satisfeito com a resposta, pergunta-lhes: “E vocês, quem dizem que eu sou?”. Pedro, o mais corajoso e o mais decidido, responde: “Tu és o Filho de Deus e o salvador da humanidade”. Vendo a sinceridade e o amor nesse coração desgastado pelo sofrimento, mas iluminado pela fé, lhe declara: “Tu és Pedro e, sobre esta pedra, edificarei a minha Igreja”.  (Mt.16,20-30).

Esse diálogo revela como seria possível na intimidade da alma descobrir as riquezas existente em corações abertos e aptos para semear alegria e esperança, conforto e otimismo, misericórdia e perdão.

Não apenas semear, como também partilhar valores que enriqueçam ambas as partes. Isso porque tudo o que vem de Deus vem  para a felicidade de todos. Pois esse é, e será a cada dia, um Deus generoso e bondoso.

E todos poderiam ser assim, então cessaria a fome no mundo. Cessariam as guerras, as armas e as inimizades. E a paz estaria em todas as mesas, em todos os lares e em todos os corações.

Não haveria mais mendigos suplicando um prato de comida. Não haveria mais homens e mulheres no sofrimento buscando emprego. Não haveria mais indivíduos andando armados ameaçando inocentes, assaltando casas e eliminando vidas.

O Mestre dos mestres caminharia glorioso com seu povo. Pois haverá um único rebanho com diversidade de ovelhas, mas todas caminhando no mesmo caminho e saboreando a felicidade de serem irmão e irmã numa única mesa do Senhor.

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A importância da neuroeducação no processo de aprendizado

04/04/2025 07h45

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Lembra quando você era bem pequeno e perguntava para sua mãe se poderia ir a uma festa? Ela dizia que não, você logo retrucava com um “Mas, mãe, todo mundo vai” e ela falava “Você não é todo mundo”. E não é mesmo, cada pessoa tem um estilo de aprendizagem único, afinal, aprender é um processo criativo, e esse processo, muitas vezes, é dificultado por alguns sabotadores, que são comportamentos que adquirimos na infância a fim de termos necessidades emocionais atendidas.

É importante conhecer quem eles são, quais deles se manifestam com maior frequência e perceber quando estão agindo, pois são pensamentos persistentes. Eles nada mais são do que “travas” internas que impedem ou dificultam o aprendizado, e com algumas técnicas de neuroeducação é possível descobrir o motivo destas “travas”. É preciso notar quem é o responsável por elas, empatizar-se, explorar os desejos, navegar pelos valores e inovar, ou seja, agir.

Entre esses sabotadores está a vítima, que sempre fala que não é compreendida por ninguém. O inquieto, que só quer fazer coisas legais, o perfeccionista, que acredita que nada está bom, que poderia fazer sempre melhor, o hipervigilante, que tem tanto medo de falar que nem se arrisca; o hiper-realizador, que quer ocupar as 24 horas do dia, sem descanso, e outros cinco sabotadores, como o hiper-racional, o controlador, o procrastinador, o servil e o crítico.

Por natureza, o ser humano é naturalmente inquieto por aprender, e isso está em nosso DNA. Hoje em dia, há uma quantidade absurda de informações disponíveis, e nessa cobiça de saber um pouco de tudo vamos acumulando conhecimento que, muitas vezes, vão apenas ocupar espaço mental, sem que os coloquemos realmente em prática. Conhecimento não é necessariamente poder, conhecimento é poder em potencial, pois se não é colocado em prática, ou não é usado, ele é simplesmente o mesmo que não saber.

Por isso, a neuroeducação, uma área de estudo que integra a neurociência, a psicologia, a andragogia e as ciências cognitivas, é tão importante para otimizar o processo de aprendizagem. Ela tem a capacidade de impactar não apenas a vida pessoal, mas também a financeira, a saúde e até mesmo os relacionamentos. Ela está intimamente ligada à autoestima, uma ferramenta necessária para se arriscar ou agir perante o medo.

Com a autoestima elevada, é possível lidar com ele de maneira efetiva. A neuroeducação ajuda a entender como o nosso cérebro aprende, memoriza e processa informações. Com esse conhecimento, fica mais fácil criar métodos de ensino que realmente funcionam, deixando o aprendizado mais eficiente e até mais divertido.

Somos seres naturalmente procrastinadores e acabamos deixando para depois aquilo que pode ser feito antes, e isso acontece porque nosso cérebro tem sua lei máxima, a LME, Lei do Mínimo Esforço, formando uma trilha neurológica cada vez que repetimos um comportamento e deixando esse caminho cada vez mais fácil e rápido de ser percorrido. Por isso é tão difícil, às vezes, mudarmos um comportamento que já sabemos que é nocivo. Afinal, aquele caminho já está tão fácil e rápido de percorrer e requer tão pouco esforço do cérebro que acabamos por repeti-lo automaticamente.

A mudança de comportamento requer a construção de uma nova trilha, começando do zero. Há até um conto chinês que diz que cada um de nós tem dois cachorros, o mau e o bom, e aquele que for mais bem alimentado vencerá a batalha. Com os nossos comportamentos ocorre a mesma coisa.

Aprender é algo que nos deixa extremamente vulneráveis porque entramos em contato com as nossas crenças mais limitantes, sentimo-nos sozinhos e achamos que só nós estamos passando por aquela dificuldade. Às vezes, sentimo-nos incapazes e até incompetentes. E é aí que a neuroeducação entra em campo, afinal, o aprendizado é um processo desafiador, mas não impossível.

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Lula e o efeito Joe Biden

04/04/2025 07h15

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A mais recente divulgação da pesquisa Quaest aponta um novo crescimento da desaprovação popular em relação ao governo Lula. Trata-se da primeira vez nesse mandato que o atual presidente ultrapassa a linha dos 50% em rejeição. Segundo a pesquisa, os grupos que, proporcionalmente, mais votaram em Lula, em 2022, estão liderando o crescente descontentamento, que já vem em ascensão desde 2024.

Embora o governo apresente alguns números atraentes no campo da macroeconomia, como crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nos dois últimos anos, desemprego com escalas históricas de redução e aprovação da Reforma Tributária, o maior problema é que a inflação está corroendo os ganhos dos trabalhadores. Assim como nos EUA, a onda progressista não está conseguindo transformar a vida dos trabalhadores como ocorreu décadas atrás.

Desse modo, o Partido dos Trabalhadores (PT) vem seguindo uma cartilha similar aos Democratas nos EUA, criando uma narrativa progressista em nome da justiça social, mas sofrendo uma séria crítica desses próprios grupos, que se encontram em mutação, após os efeitos geopolíticos da Covid-19 acelerarem a mudança de eixo econômico do Atlântico para o Pacífico. Os trabalhadores mudaram de perfil, religião e hábitos, e esses partidos históricos não estão conseguindo acompanhá-los.

Percorrendo uma idade mais avançada, com dificuldades de interlocução junto ao Congresso, Lula tem desafios para repetir seus últimos mandatos, pois não conta com o boom das commodities (2003-2008) e nem com um Congresso mais conservador como agora. Seu antigo rival, o PSDB, fazia um tipo de oposição mais moderada até 2014, quando o então candidato à Presidência, Aécio Neves, contestou a vitória eleitoral de Dilma Rousseff.

Ademais, não se constata um aumento da produtividade do trabalhador brasileiro capaz de aumentar seu poder de compra mediante seu desenvolvimento. A política de cotas e bolsas encontra-se em seu limite, chegando ao ponto de financiar estudantes que optem por fazer o curso de licenciatura, tamanho o desinteresse popular frente à educação.

Nas últimas eleições norte-americanas, muitos contestavam a possibilidade de Trump voltar ao poder, pois os principais números estavam nas mãos de Joe Biden. Entretanto, no mundo de hoje, não basta mais ter emprego para usufruir de uma qualidade razoável de vida. Sem contar que poucos empregos estão surgindo com um alto valor agregado. O resultado disso é uma massificação de emprego sem a perspectiva de um projeto de desenvolvimento. Isso se reflete tanto no enfraquecimento da política externa quanto na política interna. Latente quanto a sua ineficiência para mudar a atual tendência de desaprovação, Lula deverá aumentar seus projetos de transferência de renda em um ambiente confuso no saldo das contas públicas.

O resultado já é esperado: aumento da dívida pública, enfraquecimento do poder de compra da classe média e gastos ineficazes. Apesar disso tudo, Lula ainda é o favorito em 2026, pois se a esquerda está sem rumo, a direita ainda não desatracou do porto. Logo mais, com uma provável condenação de Bolsonaro, um novo nome possa surgir para se contrapor ao lulopetismo.

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