Cerca de uma semana após o vídeo do prefeito de Ivinhema, autointitulado o "Mais Louco do Brasil" em que ameaçava fechar uma pista de skate começar a viralizar, agora, a Associação sul-mato-grossense dessa modalidade repudia as falas de Juliano Ferro.
Presidente da Associação de Skate de Mato Grosso do Sul, Reynardt Peralta usou as redes da ASMS para publicar o vídeo de repúdio às falas de Juliano, em que o prefeito culpa skatistas locais por atos de vandalismo e "pontas de cigarro de maconha" espalhadas na praça do município.
"Repudiamos qualquer tentativa de marginalização do nosso esporte e de seus praticantes, bem como negação de investimento para espaços adequados para a prática segura da nossa modalidade", disse.
Considerando uma fala "preconceituosa" e "generalista", o presidente da Associação manifestou a tristeza em sua fala, tendo em vista que, como ele bem aponta, o esporte tem se tornado um dos mais praticados no Brasil, além de trazer sucesso nas competições internacionais.
"Sem falar em ter nos trazido cinco medalhas nas últimas duas edições olímpicas, e é o esporte que mais cresce entre os jovens no Brasil. Temos desenvolvido um trabalho que promove inclusão, saúde e desenvolvimento social. Construímos um excelente relacionamento com o governo do estado e prefeituras do interior, buscando melhorias em infraestrutura e investimento em nosso esporte", argumenta ele.
Porém, em sua fala Reynardt faz questão de ressaltar que a realidade em Ivinhema tem sido diferente, cobrando de Juliano Ferro soluções para a população local.
"Se, ao invés de atacar uma minoria que está cansada já de sofrer preconceito, discriminação, o senhor atendesse as nossas solicitações, que já vem sendo feita faz um bom tempo", diz.
Entenda
Conforme a associação, enquanto parte da praça, que possui ainda quadra de futebol, de basquete e parquinho infantil, está com a devida iluminação e manutenção em dia, apenas a pista de skate se encontra em um "apagão".
"Um local completamente escuro e sem fiscalização é um chamariz para um âmbito de drogas, bebidas e outras coisas que vêm acontecendo na pista de Ivinhema", indica o presidente.
Presidente também da Federação de Skate de Mato Grosso do Sul (FSMS), ele faz questão de frisar que ambas as instituições não compactuam e são completamente contra o uso de drogas e vandalismos de espaços públicos.
"Porém os skatistas locais são os mais prejudicados. Sabemos de fato que quem está por trás dessas ações não é do skate, e os próprios skatistas estão fazendo tanto a manutenção quanto a limpeza do local antes da prática do nosso esporte".
Em complemento, ele relata que são vários os casos de praticantes que acabam se cortando com os restos e cacos de vidros deixados na pista, ou mesmo se machucam em algum ponto sem manutenção, que segundo Peralta reflete o descaso da prefeitura local com o esporte.
Relembre
Na última semana, o chefe do Executivo de Ivinhema, Juliano Ferro, gravou vídeo ameaçando fechar uma pista de skate do município, em postagem onde classifica o local como uma "zona de cigarros de maconha para tudo quanto é lado".
Já num primeiro momento a onda se voltou contra ele e o atual prefeito - condenado quando ainda era vereador, em 2015, pelo uso de uma pistola para abrir uma garrafa de cerveja - viu o "tiro sair pela culatra", já que a própria publicação foi tomada por comentários em tom de crítica.
Entre muitas respostas à Juliano, Marcelo Sanzoni, do perfil "eu sou skatista", fez um vídeo combatendo as falas do prefeito, criticando a falta de tato ao criticar parte da população da cidade como responsáveis pelos estragos, bem como a solução apresentada de demolir a pista.




