Sem definir data, a Prefeitura Municipal de Campo Grande anunciou que o atendimento psiquiátrico em alguns Centros de Atenção Psicossocial (Caps) será estendido para turno de 24 horas a partir deste mês.
Atualmente, existem na Capital seis Caps, onde são atendidas, em média 450 pessoas, por mês. Unidade de acolhimento, há apenas uma.
Segundo a prefeitura, a única unidade que deve modificar o horário de atendimento para 24 horas ainda no próximo ano é a da Vila Planalto, visto que o local deverá funcionar na Rua Bahia, no Centro da cidade. Atualmente, o centro atende de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.
O Caps infantil, localizado na Rua José Santiago, 121, Vila Santa Dorothéia, atende crianças e adolescente viciados em Álcool e Drogas e o Caps Margarida, localizado na Vila Rica, destinado a atendimentos de adultos com transtornos mentais, devem ampliar o horário ainda este mês.
Já o Caps Pós Traumático, que fica na Vila Almeida, e cuida de pessoas com problemas de estresse pós traumático já oferece amparos nas 24 horas. Assim como o centro AD, que atende adultos dependente de álcool e drogas.
ACOLHIMENTO
Existe também uma unidade de acolhimento na Rua Joaquim Murtinho, destinada a adultos moradores de ruas e dependentes de álcool e drogas. No local, o paciente pode ficar até seis meses e tem 14 vagas.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental da Sesau, Ana Carolina Ametela Guimarães, está previsto para o início do ano a inauguração da Residência Terapêutica, no Bairro Paulo Coelho Machado. A proposta é atender moradores do Hospital Nosso Lar e pacientes que estão provisoriamente em Caps à espera de vagas de residências.


