Correio do Estado completa 70 anos nesta quarta-feira (7).
Autoridades da sociedade civil e do governo do Estado enfatizaram a importância do jornal para a história de Mato Grosso do Sul e parabenizaram-o pelo serviço de credibilidade que presta à sociedade há sete décadas.
Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Jerson Domingos, tinha 4 anos de idade quando o jornal foi inaugurado. Ele relembrou a época de 50, quando jornaleiros, com lençóis pendurados no corpo para armazenar centenas de exemplares, passavam nas ruas oferecendo e gritando “olha o Correio do Estado de hoje”.
“Me recordo perfeitamente do início desse jornal aqui em Campo Grande. Ele se estabeleceu na rua 14 [de Julho]. Eu era garoto, jovem ainda e quando eu me dirigia ao colégio, eu passava na frente do jornal e via aquelas máquinas funcionando, as impressoras e os profissionais da comunicação. Assim que terminava as impressões dos jornais logo pela manhã, os garotos, os vendedores de jornais, um tipo de um lençol ou alguma coisa pendurada no seu colo e aquele número de jornais e eles dizendo todos a mesma frase ‘olha o Correio do estado de hoje’”, relembrou o presidente.
Domingos ressaltou que o Correio do Estado faz jornalismo de credibilidade há sete décadas.
“São 70 anos prestando este grande serviço à nossa sociedade. Uma imprensa que realmente produz informações reais e verdadeiras, respeitando a sociedade e a população do Mato Grosso do Sul e tem respeito a nível nacional pela história dentro do nosso Estado. A sociedade não vive sem comunicação, ela sempre teve esse potencial de fazer a interlocução dos fatos políticos, sociais e econômicos. É isso que a sociedade espera de um grande órgão de comunicação, que é o caso do Correio do Estado”, ressaltou o presidente.
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Bitto Pereira, parabenizou o jornal pelos seus 70 anos de história.
“Em nome da advocacia-se mato-grossense, eu vim aqui parabenizar e saudar essa belíssima história construída com muito trabalho por gerações da família e que hoje é aplaudida por toda a sociedade sul-mato-grossense. Eu sempre fui leitor do Correio do Estado e continuo sendo. Você lê o Correio do Estado e sabe tudo o que está acontecendo nacionalmente, mas sobretudo sobre estado de Mato Grosso do Sul. Informação é fundamental para todos. A imprensa trabalhando com liberdade é fundamental para o estado democrático de direito. E é isso que a OAB sempre defendeu e defenderá”, disse o presidente da OAB.
Por fim, disse que a história do Correio do Estado se confunde com a própria história de criação de Mato Grosso do Sul. “ O jornal tem um trabalho relevante para a sociedade sul-mato-grossense”, finalizou.
Representando o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o secretário de comunicação do governo do Estado, Frederico Souza, enfatizou a importância da interlocução que a imprensa faz entre governo e sociedade.
“O jornal tem papel importantíssimo para levar informação à população. A credibilidade que o jornal traz é inegável. Perante a evolução das novas mídias, o jornal se mantém em pé e firme. O governo usa muito o jornal para levar até a população muitas informações, como vacinação, campanhas de saúde, habitação. O jornal tem um papel muito importante para fazer o link entre governo e população”, disse.
Os pronunciamentos foram feitos na manhã desta quarta-feira (7), em cerimônia de celebração realizada no restaurante Olívia Rooftop Eat & Drink, localizado na avenida Afonso Pena, número 4059, Jardim dos Estados, em Campo Grande.


Presidente do sindicato dos trabalhadores de enfermagem de MS, Lázaro Santana. Foto: Marcelo Victor


