Cidades

Alívio

Frente fria traz chuva e ameniza fumaça no céu de Campo Grande

O avanço de uma frente fria, trazida por ventos do sul do país, pode trazer 'refresco' e melhorar a qualidade do ar a partir desta quinta-feira (3)

Continue lendo...

Embora a qualidade do ar esteja novamente ruim (81), segundo dados do Monitoramento de Qualidade do Ar (QualiAr), o avanço de uma frente fria irá 'dar um fôlego' e melhorar as condições tanto de altas temperaturas quanto de umidade do ar em Campo Grande. 

Além disso, segundo o professor Widinei Alves Fernandes, responsável pelo Laboratório de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 30 dias, o campo-grandense teve apenas 5 em que a qualidade foi considerada boa. "Devemos ter ainda amanhã uma condição durante, com tendência de melhorar no final do dia", explicou o professor. 

Há cerca de 7 dias, o índice de poluição, em decorrência das queimadas, o ar apresentou a pior qualidade na Capital desde que iniciaram as medições em 2021. 

Segundo o professor de Geofísica Espacial e integrante do Laboratório de Ciências Atmosféricas da UFMS, a aproximação de uma frente fria pode trazer chuva tanto para Campo Grande quanto para a região sul do Estado.

Divulgação Cemtec

Fumaça

Embora o Pantanal em Mato Grosso do Sul tenha tido as queimadas controladas, o fogo continua no Mato Grosso e na Bolívia, encobrindo todo o Estado.

O alerta para o perigo da poluição das queimadas está na presença do material particulado, que em altos índices pode causar diversas doenças, como câncer de pulmão.

 

Assine o Correio do Estado

Campo Grande

Criminosos são detidos após espancamento brutal de idosos durante assalto

O assalto ocorreu em junho deste ano em Campo Grande, quando um casal de idosos foi espancado com extrema violência. Dos três assaltantes, dois foram presos e um deles morreu durante uma captura.

02/10/2024 18h00

Polícia Civik elucidou mais um caso de tentativa de homicídio

Polícia Civik elucidou mais um caso de tentativa de homicídio Fotos: Polícia Civil

Continue Lendo...

A Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos (DERF) apresentou nesta semana um complexo caso de latrocínio com tentativa de homicídio contra um casal de idosos. Eles foram espancados com extrema violência após terem dinheiro e seu veículo roubado em junho deste ano, no bairro Iracy Coelho, em Campo Grande. Durante a ação policial, dois criminosos envolvidos foram presos, enquanto um terceiro morreu durante uma perseguição.

Um dos idosos, de 72 anos, foi atingido por um tiro na cabeça e no tórax enquanto tentava proteger a esposa, precisando ficar internado por mais de um mês na Santa Casa de Campo Grande.

Segundo as investigações, os três criminosos que participaram do assalto receberam informações de que havia dinheiro e carros de alto valor no imóvel.

Durante a ação, um dos criminosos atirou no rosto e no tórax do idoso de 72 anos, após a vítima tentar reagir ao assalto para proteger a esposa. O idoso ficou gravemente ferido, passando sete dias internado e necessitando de mais de um mês de tratamento na Santa Casa de Campo Grande.

As investigações conduzidas pelos policiais da DERF revelaram que o crime foi meticulosamente planejado por um dos criminosos. A residência de um dos assaltantes foi utilizada para armazenar as armas, o veículo e os entorpecentes.

Ainda segundo a Polícia Civil, uma mulher de 25 anos participou diretamente do crime e é suspeita de envolvimento em diversos delitos relacionados a uma facção criminosa.

Os homens envolvidos no crime, com idades de 22, 26 e 27 anos, que invadiram uma residência e agiram com extrema violência contra os idosos, foram presos por sua participação. Além de espancarem os idosos com cetetes, os crimes levaram dinheiro das vítimas.


Prisões 

Polícia Civik elucidou mais um caso de tentativa de homicídio Divulgação/ Polícia Civil

De acordo com as investigações da Polícia Civil, o homem de 26 anos foi preso em junho deste ano em Ribas do Rio Pardo. Um jovem de 26 anos foi detida dias depois por envolvimento no tráfico de drogas, mas foi liberado em audiência de custódia. Outro envolvido, de 27 anos, apresentou-se à polícia em julho deste ano com seu advogado e foi indiciado, mas acabou sendo liberado em seguida. O rapaz de 22 anos permanece foragido.

Diante das provas da investigação, o Poder Judiciário emitiu o pedido de prisão dos envolvidos no crime. Em novas diligências realizadas no dia 27 de setembro, a polícia conseguiu prender um jovem de 26 anos em um condomínio no bairro da Tijuca. O outro envolvido, de 27 anos, foi detido em sua residência no Parque Lageado. O homem de 26 anos foi preso no dia 30 de setembro e também cumpre pena no presídio de segurança máxima de Campo Grande.

Desfecho das investigações 

Conforme o estágio desta complexa investigação, o último membro, um criminoso de 22 anos, foi encontrado na cidade de Aparecida do Taboado, onde foi escondia da Justiça de São Paulo devido a um mandado de prisão por crimes de roubo qualificados.

Durante uma captura, os criminosos tentaram reagir de forma violenta, jogando uma motocicleta contra os policiais e oferecendo resistência armada. Os policiais civis reagiram e dispararam contra ele. O crime foi socorrido e direcionado ao hospital, mas acabou falecendo na unidade de saúde.
  
O jovem tinha uma extensa história criminosa, com passagens por tráfico de drogas e envolvimento em ações criminosas ordenadas dentro das cadeias. Além de cometer crimes em São Paulo e Três Lagoas, ele já havia realizado dois roubos em Campo Grande, sendo o último, que culminou na tentativa de latrocínio, o mais grave.

 

Assine o Correio do Estado

 

Cidades

UFMS aprova cinco novos cursos de pós-graduação em Campo Grande

No mesmo evento, foram aprovados também o Mestrado Profissional em Educação, no Câmpus de Naviraí (CPNV) e o Mestrado Profissional em Ensino de Computação

02/10/2024 17h30

UFMS aprova cinco novos cursos de pós-graduação em Campo Grande

UFMS aprova cinco novos cursos de pós-graduação em Campo Grande Gerson Oliveira

Continue Lendo...

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) terá cinco novos cursos de pós-graduação, entre mestrados e doutorados. A aprovação ocorreu na 231ª e 232ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Serão eles: o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, que será ofertado na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng); o Mestrado Acadêmico em Filosofia, na Faculdade de Ciências Humanas (Fach); e o Doutorado Profissional em Estudos Fronteiriços, no Câmpus do Pantanal (CPan). 

No mesmo evento, foram aprovados também o Mestrado Profissional em Educação, no Câmpus de Naviraí (CPNV) e o Mestrado Profissional em Ensino de Computação, desenvolvido pela Faculdade de Computação (Facom) em Rede com outras 16 instituições de todo o país.

“É uma grande conquista para a nossa Universidade, Estado e toda a região. E esse resultado demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido por todos os profissionais envolvidos nessas propostas. São cinco cursos muito esperados pela comunidade universitária e pela sociedade em geral, que irão realizar os sonhos de docentes, técnicos-administrativos e estudantes dessas áreas”, comemorou o diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Daniel Henrique Lopes.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo 

Para os estudantes do Programa, será ofertada formação e qualificação para os setores público e privado, permitindo atuar no ensino, pesquisa, gestão, entre outras atividades, nos mais diversos segmentos. 

A principal área de concentração será Processos e Produção do espaço construído e habitado com duas linhas de pesquisa: Conforto e tecnologia construtiva do ambiente e Fundamentos e práticas da Arquitetura, Urbanismo e Design. 

Já o público-alvo serão todos os profissionais da área com interesse em ampliar sua qualificação. Segundo o coordenador, dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo mostram que existem atualmente 3,8 mil arquitetos e urbanistas no Estado, com aumento considerável esperado para os próximos anos. 

Mestrado Acadêmico em Filosofia

Segundo o docente, devido à transdisciplinaridade da Filosofia, o mestrado poderá receber profissionais de diversas formações. A formação será ampla, aberta e voltada para os desafios e potencialidades regionais.

A área de concentração será em História da Filosofia, com duas linhas de pesquisa: Epistemologia e filosofia da ciência e Ética e filosofia política. 

Doutorado Profissional em Estudos Fronteiriços

A área de concentração será Estudos fronteiriços com linhas de pesquisa em: Estratégias políticas, mobilidade humana e desenvolvimento territorial em áreas de fronteira e Saúde, educação e trabalho em áreas de fronteira. Profissionais de diversas áreas poderão se inscrever.

Mestrado Profissional em Educação

A área de concentração será Docência na Educação Básica com duas linhas de pesquisa: Formação docente, fundamentos e práticas pedagógicas e Diversidade e inclusão escolar e social.

Na primeira linha, os estudos abordarão temas como identidade e trabalho docente; memórias e trajetórias de profissionais da educação; tecnologias digitais na educação; arte, corpo e música na educação; políticas, gestão e avaliação educacional e escolar; processos de aprendizagem; métodos e metodologias de ensino; práticas pedagógicas na educação básica.

Já na segunda, serão estudados os eixos: educação básica em interface com as questões de gênero, sexualidade, relações étnico-raciais, vulnerabilidade social, educação especial e inclusão na escola e na sociedade.

Mestrado Profissional em Ensino de Computação

Por fim, o Programa de Mestrado Profissional em Educação de Computação em Rede Nacional (Profcomp), terá como área de concentração do Programa será Computação e as linhas de pesquisa: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).