Cidades

abastecimento

Em meio a estiagem, bairros podem ter falta de água em Campo Grande

Águas Guariroba informou que oscilação de energia ocorrida nesta sexta pode afetar o abastecimento em algumas regiões; Veja quais

Continue lendo...

Em meio ao calorão, tempo seco e nuvem de fumaça, moradores de algumas regiões de Campo Grande podem ter que lidar com mais um problema: a falta de água. Em alguns locais, moradores relatam que já tem sofrido o desabastecimento desde o fim de agosto.

A concessionária Águas Guariroba informou, em nota, que uma oscilação de energia elétrica ocorrida nesta sexta-feira (13), em Campo Grande, pode afetar o abastecimento de água na Capital.

Diante do tempo que o sistema de abastecimento da concessionária de água leva para retomar a distribuição, pode ocorrer baixa pressão[...]. É recomendado que os moradores pratiquem consumo consciente", explicou a concessionária.

As principais regiões afetadas são a dos bairros:

  • Coophasul,
  • Coronel Antonino,
  • Noroeste,
  • Carandá Bosque
  • Dahma.

Outras localizações, como Maria Aparecida Pedrossian, Coophasul, Taveiropólis e Nova Campo Grande, também podem sofrer impacto.

O problema desta sexta foi identificado pela equipe técnica da Águas Guariroba, que acionou a concessionária de energia elétrica, a Energisa, e foi informada que a oscilação foi ocasionada pela saída de um circuito de alta tensão do sistema de subtransmissão.

No entanto, um morador da Vila Carvalho disse ao Correio do Estado que enfrenta racionamento desde o dia 20 de agosto, com alguns períodos sem água. Ele notou que das 7h às 10h a situação é normal, mas, a partir disso, a água fica fraca e a caixa não enche.

O morador diz já ter feito reclamações e aberto chamados junto à concessionária, mas sempre é informado que a região está passando por uma manutençaõ emergencia na rede.

Em uma das mensagens enviada ao consumidor, a resposta é de que "devido ao período de estiagem e aumento da temperatura, o consumo em nossa cidade está elevado, causando baixa pressão e falta d'água em diversos pontos da cidade". 

Segundo a Águas Guariroba, há um trabalho realizado 24 horas que o abastecimento da Capital não seja afetado neste período de estiagem.

"Com duas captações superficiais e 154 poços profundos, o sistema de abastecimento hídrico é capaz de atender toda a população e está preparado para operar em períodos de baixo índice pluviométrico", concluiu a concessionária.

Caso algum campo-grandense tenha algum problema relacionado ao abastecimento, pode entrar em contato através do número  0800 642 0115 (SAC e WhatsApp), site www.aguasguariroba.com.br e aplicativo Águas APP.

Estiagem

Mato Grosso do Sul e Campo Grande enfrentam uma longa estiagem, com vários dias sem chuva e temperaturas altas, além da baixa umidade relativa do ar.

Aliado a essas condições climáticas ruins, também há uma fumaça densa encobrindo a cidade, causada por incêndios registrados em vários estados do Brasil e países da fronteira. 

A expectativa é que a chuva chegue no fim de semana, mas as prababilidades são baixas.

As últimas atualizações do Climatempo indicam que o calor não deve dar trégua aos campograndenses. E, muito menos, chuva. Com temperaturas de até 38ºC no sábado, a única previsão de chuva para a Capital é no domingo à noite. No entanto, com apenas 1.2mm de chuva.

De acordo com a previsão, as chuvas devem voltar, possivelmente, somente na próxima semana. Contudo, ainda com um volume abaixo do desejado.  De outro modo, apesar de um baixíssimo volume de chuvas, a umidade segue a mesma e deve seguir aumentando. 

  

PREVISÃO DO TEMPO

Meteorologia prevê volta da chuva a Campo Grande nesta sexta-feira

Capital ficou cerca de uma semana sem receber chuvas intensas

28/11/2024 12h10

Embora fraca, chuva deve aliviar o tempo na capital

Embora fraca, chuva deve aliviar o tempo na capital Marcelo Victor

Continue Lendo...

Depois de aproximadamente uma semana sem chuvas intensas, um novo temporal se aproxima da capital. A partir desta sexta-feira (29), Campo Grande deve registrar mais chuva do que nos últimos dias.

Conforme a previsão meteorológica Climatempo, o sol deve se esconder a partir desta sexta-feira em Campo Grande, com céu nublado, chuva pela manhã e garoa no começo da tarde. Ainda de acordo com o portal, a cidade tem 69% de chance de chuva, com 24mm de precipitação previstos.  A temperatura deve variar entre 25ºC e 33ºC

Durante o restante do fim de semana, no sábado, a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde que se estenderão até à noite, acumulando 14 mm de precipitação. A umidade deve variar entre 94% e 75% e a temperatura não passará dos 29ºC.

No domingo, o clima será de chuva o dia todo, mas com um volume de apenas 1.7 mm de precipitação. As temperaturas mínimas e máximas devem ficar entre 23ºC e 30ºC.

Confira:
 

Alerta de tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo" para Mato Grosso do Sul, indicando a possibilidade de tempestades e chuvas intensas a partir de hoje (27). O aviso faz parte de uma série de alertas que abrangem diversas regiões do país, com Mato Grosso do Sul sendo um dos estados mais afetados.

O alerta de "perigo" para o estado prevê chuvas com precipitações entre 30 e 60 mm por hora e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.

Essas condições meteorológicas gerar uma série de riscos potenciais, incluindo: cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas.

*Colaborou Marianna Piel 

Assine o Correio do Estado

ACIDENTE

Vídeo: van com 14 passageiros capota e 8 pessoas ficam feridas na BR-163

Van pertence a Secretaria de Saúde de Naviraí e transportava pacientes até Dourados

28/11/2024 12h00

Parte frontal e lateral da van e do Vectra foi completamente destruída

Parte frontal e lateral da van e do Vectra foi completamente destruída DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Oito pessoas ficaram feridas em colisão entre três veículos – Van, Vectra e Corsa –, na noite desta quarta-feira (27), no KM-251 da BR-163, em Dourados, município localizado a 229 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, a van pertence a Secretaria de Saúde de Naviraí e transportava 14 pacientes até Dourados, em um percurso de 137 quilômetros.

A van seguia na BR-163, quando o Vectra, que trafegava em uma estrada de terra, acessou a rodovia e ambos colidiram. A van bateu na lateral do Vectra, capotou e ainda atingiu um terceiro veículo, o Corsa.

Apesar o impacto, os passageiros ficaram levemente feridos e ninguém morreu. 

Os pacientes foram encaminhados por duas ambulâncias, uma da CCR MSVia e outra do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), até o Hospital da Vida, em Dourados.

Uma ocupante do Vectra também precisou ser socorrida. Ninguém do Corsa se feriu.

A parte frontal e lateral da van e do Vectra foi completamente destruída. Já o Corsa sofreu escoriações leves. Veja o vídeo:

As causas do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.

* Crédito do vídeo: Sidnei Bronka Lemos

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).