O Banco Central (BC) emitiu um alerta sobre golpes relativos ao Sistema Valores a Receber (SRV) o qual é uma ferramenta que mostra se existe algum dinheiro a ser recebidos de bancos ou outras instituições.
O cuidado deve ser redobrado para o recebimento de mensagens via aplicativos de mensagens. Nesses casos, o golpista afirma que a pessoa que valores a receber, como heranças, dinheiro esquecido em bancos em contas poupanças ou corrente, entre outras modalidades.
Dessa forma, o golpista envia um link para ser clicado e supostamente o consumidor receberá os valores por pix. Porém, conforme o Banco Central, esses links, roubam as senhas do consumidor em redes sociais e pode instalar vírus e programas espiões no aparelho celular.
O Banco Central informa que ao receber mensagens com esse tipo de conteúdo, se trata de um golpe. As informações oficiais sobre valores a receber e a consulta do SVR são divulgadas apenas no site e nas redes oficiais do BC, e jamais por aplicativos de mensagens ou SMS.
Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e nunca vai pedir qualquer tipo de senha.
Até o momento as consultas ao Sistema estão suspensas. Não há risco de perder os valores, pois eles continuarão guardados pelas instituições financeiras. Segundo o Banco Central, será divulgado em breve a data de reabertura do sistema para novas consultas e resgate dos saldos existentes e informações sobre valores de falecidos.
SVR
O Sistema de Valores a Receber (SVR) mostra se o consumidor possui algum dinheiro a receber em bancos e em outras instituições.
É possível consultar valores de: conta corrente ou poupança encerradas com saldo disponível, tarifas cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o BC, parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente e que aparecerem em acordo assinado com o BC, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito, e recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.




