Com focos de incêndios ativos no Pantanal de Mato Grosso do Sul, bombeiros do Goiás e Paraná chegaram para reforçar a frente de combate. A ação vem para tentar evitar a propagação do fogo diante das condições climáticas propícias.
O estado de Goiás enviou oito militares integrantes da Guarnição de Combate a Incêndios Florestais (GCIF), que iniciaram os trabalhos, nesta terça-feira (23) na região de Maracangalha, localizada aproximadamente a 50km de Corumbá.
Conforme noticiado pelo Correio do Estado, somente nos últimos dois dias nesta semana 9,7 mil hectares foram consumidos pelo fogo.
Reforço
O Paraná enviou mais 12 bombeiros que devem chegar na sexta-feira (26) em Corumbá.
"A previsão é de que todos sigam direto para Corumbá. O pessoal do Paraná confirmou que dia 26 estará disponível para a operação", explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelo monitoramento e ações de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.
Os militares paranaenses virão com equipamentos para auxiliar no enfrentamento do fogo na região do Pantanal sul-mato-grossense.
Ao todo virão bombeiros dos seguintes estados:
- São Paulo;
- Sergipe;
- Pará;
- Rondônia;
- Paraíba.
Condições climáticas
A Cidade Branca, padece com altas temperaturas como nesta quarta-feira (24) em que os termômetros no meio da tarde atingiram 36 °C com sensação térmica de 40°C, segundo informou ao Correio do Estado, o meteorologista Natálio Abrahão.
Além disso, o município ficou entre os mais secos do Estado com a umidade relativa do ar em 14%, o que favorece a expansão das queimadas na região.
No dia anterior (23 de julho), a temperatura seguiu severa com o termômetro indicando 33°C, e rajadas de vento que atingiram 30 km/h, condições que dificultam o trabalho e tornam-se propícias para novos focos.
Para evitar o alastramento os bombeiros intensificaram as ações de combate e seguem com o monitoramento e a manutenção do rescaldo, visando evitar novas ignições em áreas foram atingidas anteriormente.
Neste momento, os militares trabalham nas proximidades da Fazenda Caimã, região localizada nas proximidades do Porto da Manga e as seguintes localidades:
- Área de adestramento do Rabicho;
- Região da Maracangalha.
114 dias de combate
A Operação Pantanal completou nesta quarta-feira (24) 114 dias de atuação de combate aos incêndios florestais. Ao todo atuaram 500 militares durante este período.
O fogo começou no Pantanal em abril, juntamente com aquele período são mais de 1 mil bombeiros envolvidos.
Nesta quinta-feira (25) por meio de live o governo do Estado irá repassar novos dados acerca da atuação dos bombeiros e a situação do Pantanal.




