A médica veterinária, Daniele Salomão Mascarenhas, afirmou ao Correio do Estado que animais de estimação têm sentimentos assim como humanos.
Cães e gatos são sencientes, ou seja, capazes de sentir. “Quando ele recebe um carinho, ele sente a sensação de bem estar e satisfação”, explicou.
Os sentimentos comuns entre animais e humanos são:
- Amor
- Ciúmes
- Vingança
- Lealdade
- Cumplicidade
- Dor
- Medo
- Tristeza
- Felicidade
- Alegria
- Rivalidade
- Solidão
- Companheirismo
De acordo com a veterinária, cães sentem vingança e ciúmes, mas não são sentimentos que tem a mesma motivação que o ciúme e vingança que os humanos sentem.
“Ainda existe uma divergência entre os pesquisadores da área de comportamento animal para chegarem à conclusão de que cães tem sentimento de ciúmes e de vingança, alguns defendem que são comportamentos parecidos mas que não tem a mesma motivação que o ciúme que os humanos sentem”, detalhou.
Cães e gatos não sentem inveja, garantiu a veterinária. “Inveja não. Inveja é um dos sentimentos mais humanos que existem”.
O cachorro é considerado o melhor amigo do homem pois dá e recebe amor sem nada em troca.
“A verdade é que ainda não há uma prova científica sobre os reais sentimentos que os animais têm, mas o que sabemos é que existe uma troca de amor muito entre nossa espécie e a deles”, reiterou a médica veterinária.
Direitos
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os animais possuem direitos garantidos por lei. Confira:
- Direito ao respeito
- Direito à consideração, atenção, cura e proteção do homem
- Direito de viver livre no seu próprio ambiente
- Direito à alimentação reparadora e ao respeito
- A morte de um animal deve ser por sua longevidade natural, sem dor ou angústia
- É inaceitável que o homem mate, explore, maltrate ou tenha atos cruéis com animais
Quem agride animais pode pegar de dois a cinco anos de prisão e ainda pagar multa de R$ 500,00 a R$ 3.000,00 por animal.
Caso o crime seja em flagrante, o agressor será levado para a delegacia. Quem maltratar animais terá a ficha suja, ou seja, antecedentes criminais.




