Recentes chuvas que caem em Campo Grante têm apavorado um grupo de moradores da Travessa Dona Sabina com a Rua Iara, no Jardim dos Estados, parte nobre de Campo Grande.
É que por ali cruza o córrego Prosa e uma incorporadora toca um projeto para construção de um condomínio e isso teria provocado neste fim de semana o rompimento de um barranco do riacho.
O desmatamento ao arredor da área, aprovado pela prefeitura, já denunciado ao Ministério Público Estadual, seria a causa do acidente.
"Já despencou uma árvore aqui por perto. Negócio está tenso, está sério. Os vizinhos - tem vários - que já que não estão conseguindo dormir. A gente precisa da ajuda", queixou-se uma das moradoras.
"Com essa chuva forte que teve, desabou uma parte [barranco] que já estava com risco de desabamento e já abriu um buraco grande, tipo um metro de erosão do terreno da encosta até lá embaixo na Ricardo Brandão [rua próxima]", seguiu a moradora.
Moradores temem novos desmoronamentosSemana passada, o Correio do Estado havia noticiado o risco do rompimento da encosta.
Os moradores questionaram na denúncia ao MPE que critérios a prefeitura teria usado para o desmatamento de 27 árvores nas proximidades do local onde o barranco caiu.
O estudo que libera a construção de casas na região teria sido autorizado pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a Semadur.
O jornal tentou ouvir a pasta na semana passada, mas não conseguiu.
Ainda de acordo com a denúncia, a derrubada de árvores, pode ter como consequência “rachaduras de paredes, muros, favorecimento à inundações, tumulto social, pouco acesso para estacionamentos de visitantes e aumento de poluição sonora, geração de resíduos, advindos de veículos e “pets””.




