Cidades

igreja

Campanha da Fraternidade 2012 tem como tema a Saúde Pública

Campanha da Fraternidade 2012 tem como tema a Saúde Pública

BEATRIZ LONGHINI

22/02/2012 - 08h33
Continue lendo...

A Igreja Católica discute este ano durante a Campanha da Fraternidade, o lema “Que a saúde se difunda sobre a Terra”. No período conhecido como Quaresma – 40 dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo - o assunto será abordado e discutido em missas, encontros e orações. O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas, fará o lançamento no dia 26 de fevereiro, um domingo, às 16h no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco. 

O objetivo, de acordo com a Igreja, é sensibilizar a sociedade sobre a realidade das pessoas que não tem acesso à assistência de saúde pública condizentes com suas necessidades e dignidade.

O lema também faz parte das oito metas da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgadas nos anos 90 e previstas até 2015, onde figuram a redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna e combate a epidemias e doenças.

Campanha da Fraternidade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade desde o ano de 1964, como itinerário obrigatório para os cristão que vivem o tempo da quaresma.
 

Operação Dirty Pix

Três são presos por desviar mais de R$ 18 milhões de hospital em MS

Outros 25 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju e Selvíria

07/10/2026 10h30

Hospital Elmíria Silvério Barbosa, em Sidrolândia, é alvo de investigação por desvio de verba pública

Hospital Elmíria Silvério Barbosa, em Sidrolândia, é alvo de investigação por desvio de verba pública Divulgação: MPMS

Continue Lendo...

Equipes do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) e do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagraram, na manhã desta quarta-feira (7), a 2ª fase da Operação Dirty Pix, destinada ao cumprimento de mandados de prisão preventiva contra Jacob Meeuvis Breure, diretor-presidente do Hospital de Sidrolândia, a policial civil Cristina Rosa Gomes de Carvalho e o assessor político Júlio César Alves da Silva.

Além dos mandados de prisão, outros 25 de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju e Selvíria.

A investigação teve início a partir da identificação de desvio de recursos públicos destinados à aquisição de um aparelho de ressonância magnética e de autoclave hospitalar, oriundos de convênio firmado entre o Governo do Estado e a Sociedade Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa, responsável pela gestão do Hospital de Sidrolândia.

Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o esquema atingiu recursos públicos destinados à aquisição de equipamentos e materiais hospitalares, de unidade de terapia intensiva (UTI) móvel, bem como à execução de obras de reforma do Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa, cujos valores ultrapassam R$ 18 milhões.

Ainda segundo o MPMS, planos de trabalho eram elaborados contendo informações fraudulentas, com superfaturamento de bens e serviços, e direcionamento das contratações para empresas previamente alinhadas ao núcleo investigado.

As apurações identificaram desvios de recursos provenientes de outros convênios celebrados pela entidade, mediante a reprodução de um modus operandi estruturado e reiterado.

Após os recursos públicos entrarem nas contas da entidade hospitalar, parte dos valores era desviada das finalidades previstas nos respectivos convênios e posteriormente redistribuída por meio de sucessivas movimentações financeiras, envolvendo repasses diretos e indiretos a agentes políticos, articuladores e intermediários.

As provas obtidas também revelaram o abuso do poder financeiro da organização, utilizado para fins de impor práticas de obstrução às investigações em curso. 

A ação foi deflagrada pelo MPMS, por intermédio da 3ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia. A operação contou com o apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar e da Corregedoria-Geral da Polícia Civil.

 

 

 

OPERAÇÃO TRILHA DE HERMES

Operação prende 4 investigados no sequestro de informante da polícia

A ação investiga um grupo criminoso envolvido no desaparecimento e tortura de Aldevan Pontes de Jesus

07/10/2026 10h05

Nova etapa da Operação Trilha de Hermes prende mais quatro foragidos

Nova etapa da Operação Trilha de Hermes prende mais quatro foragidos Divulgação: Polícia Civil

Continue Lendo...

Uma nova etapa da Operação Trilha de Hermes resultou na prisão de quatro foragidos, na manhã desta quarta-feira (7). Os suspeitos são investigados por participarem de um grupo criminoso envolvido com a prática de tráfico de drogas e crimes violentos na região de Itaquiraí. Os quatro mandados de busca e apreensão domiciliar foram em endereços nos municípios de Itaquiraí e Naviraí.

Um dos principais fatos investigados envolve o sequestro e possível homicídio de Aldevan Pontes de Jesus, que teria sido torturado e até o momento não foi encontrado. O homem de 32 anos utilizava tornozeleira eletrônica e foi identificado por integrantes do grupo criminoso como suposto informante da polícia.

Os policiais acreditam que esse foi o motivo do sequestro. O sinal do equipamento de monitoramento foi perdido na zona rural de Itaquiraí.

Os quatro presos, na manhã desta quarta-feira, eram procurados desde o dia 9 de março deste ano, quando foi deflagrada a 2ª fase da operação. Na ocasião, os investigados não foram localizados e permaneceram foragidos. De acordo com a Polícia Civil, recentemente, informações de inteligência indicaram que eles teriam retornado à região e passado a manter vínculos com novos imóveis.

Policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON) e da Delegacia Regional de Polícia de Naviraí (DRP), com apoio do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), participaram da ação.

As buscas também tiveram como objetivo a localização e apreensão de aparelhos celulares, dispositivos eletrônicos, documentos, armas, munições e outros objetos que possam guardar relação com os fatos investigados.

Após as prisões, os quatro foram encaminhados à unidade policial local, onde foram adotadas as providências legais cabíveis. As investigações permanecem em andamento.

Antecedentes

A apuração conduzida pela DEFRON e pela Delegacia Regional de Naviraí, com apoio do DOF, permitiu identificar a existência de uma organização criminosa armada, com estrutura hierárquica e divisão de tarefas.

Essas diligências resultaram na deflagração da 1ª fase da operação, em 2 de dezembro de 2025, quando foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca domiciliar, com apreensão de armas, veículos e outros objetos.

Nova etapa da Operação Trilha de Hermes prende mais quatro foragidosPistola calibre .380 apreendida na 2ª fase

Na 2º fase, deflagrada no dia 9 de março de 2026, foram cumpridos oito mandados de busca domiciliar, além de mandados de prisão preventiva contra investigados apontados como participantes do sequestro e da possível morte da vítima. 

Durante as buscas, uma mulher de 42 anos foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Com ela, os policiais apreenderam uma pistola calibre .380 e munições de diversos calibres. A mulher afirmou ser proprietária da arma e alegou mantê-la para segurança pessoal.

Também foram apreendidos diversos aparelhos celulares e uma caminhonete que pode ter sido utilizada em ações relacionadas ao grupo criminoso. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).