Com termômetros na casa dos 15.º Campo Grande amanheceu contabilizando ainda os estragos causados pelas chuvas do fim de semana, como mostrou o Correio do Estado. Quanto aos apagões, a concessionária Energisa apontou na manhã de hoje (16) que 95% de seus clientes já tiveram a energia normalizada e sete bairros tem pontos isolados sem luz.
Conforme a Energisa os dois últimos dias foram de reparos, já que a rede elétrica foi prejudicada tanto pela queda excessiva da vegetação, quanto pelas rajadas de ventos e pelo elevado número de descargas atmosféricas.
Se comparado com os dias regulares de trabalho, haviam quatro vezes mais equipes em campo para trabalhar nos reparos necessários e não há bairros sem energia na totalidade.
LEIA TAMBÉM - Chuvas e frio preocupam moradores de comunidade na Capital
Sendo que cerca de 80% da falta de energia é causada por queda de árvores e galhos na rede, importante ressaltar que, nesta segunda-feira (16), alguns bairros ainda registram interrupção no fornecimento de energia, são eles:
- Cruzeiro,
- Caiçara,
- Universitário,
- Jardim Paulista,
- Vila Carlota,
- Chácara dos Poderes e
- Vila Taveirópolis
"A Energisa esclarece que o atendimento aos clientes segue por ordem de prioridade em situações que coloquem a segurança da comunidade em risco, bem como hospitais e unidades de saúde, com apoio na logística para abastecimento dos geradores", aponta a concessionária em balanço.
Por fim, a empresa orienta aos seus consumidores que priorizem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On, disponível para Iphone e aparelhos Android.
Tempo instável
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), há previsão de queda acentuada nas temperaturas.
Entre terça-feira (17/05) e quinta-feira (19/05) que as temperaturas diminuem bruscamente no estado e as mínimas ficam por volta dos 6-8°C, principalmente na região sudoeste.
Já nas regiões central e sul-pantaneira as temperaturas mínimas ficam entre 8-12ºC, enquanto o leste do Estado registra entre 8-14ºC e os termômetros no norte de Mato Grosso do Sul ficam entre 10-18ºC.
Segundo os modelos numéricos de previsão de tempo, é entre quartafeira (18) e quinta-feira (19) que devem ocorrer as menores temperaturas mínimas sobre MS, podendo ser as menores temperaturas do ano até agora. A atuação da massa de ar frio sobre MS deve resultar em temperaturas mínimas amenas por aproximadamente dez dias após a chegada da frente fria.




