Cidades

MEIO AMBIENTE

Chuva intensa deixa águas
do Rio da Prata turvas

Secretário diz que situação é "normal"

Continue lendo...

As chuvas fortes e constantes que atingiram a região de Bonito, a 297 quilômetros de Campo Grande, na terça e quarta-feira – foram aproximadamente 140 milímetros –, deixaram turvas as águas do Rio da Prata, um dos mais procurados pelos turistas.

Apesar da água escura, os passeios na cidade não foram cancelados, e os passeios de flutuação no Rio Olho d’Água acontecem normalmente.

O secretário de Meio Ambiente de Bonito, Edmundo Dineli Costa Júnior, apresentou dados ainda maiores sem relação à chuva, que de acordo com ele teria chegado a 160 milímetros em 48 horas. Ele também foi irônico e mostrou-se impaciente ao responder aos questionamentos da reportagem sobre a situação do rio. “Com certeza, está turvo. Estamos falando de chuva que aconteceu dois dias, durante todo o dia. A mídia acordou agora, tivemos um episódio no fim do ano com o rio e os turvamentos que acontecem após grandes volumes de chuva viram notícia. Tem muito sensacionalismo e alarmismo”, disse.

O secretário informou que vive em Bonito há 25 anos e segundo ele toda vez que a chuva é constante e em grande quantidade a água do rio escurece. “Existem problema (com as lavouras), mas dizer que não turvava é mentira. Estou na região desde 1993, o rio turvava com menos lavoura, limpava mais rápido, tem dinâmica diferenciada. As ações deflagradas no fim do ano passado, elas demandam tempo para serem executadas. O povo quer que com três meses que tenha milagre”. 

EXPLICAÇÃO

De acordo com o biólogo Breno Teixeira, quando chove acima de 40 milímetros, é comum a água dos rios ficarem turvas. “Isso é um processo natural. Em todo esse período chove muito e a água fica turva. Na terça e na quarta-feira choveu 140 milímetros”.

A chuva em grande quantidade não era registrada há alguns dias. “Não tínhamos chuvas tão fortes como agora, com curto espaço de tempo, mas o rio está respondendo bem”, afirmou Teixeira, que atua na região.
Para a água do Rio da Prata limpar, é preciso parar de chover, principalmente na cabeceira, no Rio Miranda. “Não há como prever quando vai limpar, porque não adianta só parar de chover na região”, disse o biólogo. (RV, colaborou Natalia Yahn)

Cidades

Associados da OAB/MS passam a ter direito ao Wellhub

Por meio da plataforma, os usuários passam a ter acesso a um ambiente único que concentra recursos voltados à atividade física, saúde mental, nutrição, qualidade do sono e bem-estar, de forma prática, flexível e acessível

30/01/2026 14h44

Reprodução

Continue Lendo...

A partir de agora, advogados e estagiários associados OAB/MS poderão usufruir dos benefícios oferecidos pela plataforma de bem-estar Wellhub. A parceria foi fechada juntamente com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAA/MS).

Por meio do Wellhub, os usuários passam a ter acesso a um ambiente único que concentra recursos voltados à atividade física, saúde mental, nutrição, qualidade do sono e bem-estar, de forma prática, flexível e acessível.

O Wellhub funciona como uma plataforma intermediadora, conectando seus usuários a uma ampla rede de academias, estúdios, aulas on-line e aplicativos parceiros, especializados em diferentes áreas do cuidado com a saúde.

O modelo permite que cada profissional escolha as opções que melhor se adequam à sua rotina, ao seu tempo e às suas necessidades, incluindo a possibilidade de adesão a um plano digital gratuito, além de planos pagos conforme o interesse individual.

A plataforma pode ser acessada por meio do aplicativo Wellhub, disponível para download nas principais lojas de aplicativos.
O presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, ressaltou a relevância do novo benefício para a classe:

“Com essa iniciativa, lançamos mais um importante benefício para a advocacia, reafirmando o compromisso da OAB de Mato Grosso do Sul e da Caixa de Assistência em prestar serviços de qualidade aos advogados e advogadas do Estado. Esse convênio foi muito bem recebido pela advocacia, pois todos nós que atuamos em uma atividade tão relevante e, muitas vezes, estressante, precisamos cuidar da nossa saúde e do nosso bem-estar. A Caixa de Assistência vem desempenhando esse papel de maneira exemplar.”

Para o presidente da CAA/MS, Gabriel Marinho, a parceria representa um avanço importante no fortalecimento do cuidado com a advocacia:

“A CAA/MS tem como missão cuidar das pessoas. O lançamento do Wellhub reforça esse compromisso, oferecendo à advocacia sul-mato-grossense uma ferramenta moderna, acessível e alinhada com a realidade do dia a dia profissional. Cuidar da saúde física e mental é essencial para o exercício pleno da advocacia, e esse benefício vem justamente para apoiar esse equilíbrio.”

O acesso ao benefício é realizado por meio de cadastro individual, utilizando o e-mail informado junto à OAB/MS, sendo necessário que o(a) profissional esteja adimplente para a validação do acesso à plataforma.

A gestão das assinaturas, bem como a escolha dos planos e serviços, é feita diretamente pelo aplicativo, garantindo autonomia e flexibilidade ao usuário.

Cidades

Corredor Bioceânico impulsiona reativação da Receita Federal em Bela Vista

Com o funcionamento parado há mais de dez anos, a unidade passou por reforma e pretende retomar os trabalhos em fevereiro

30/01/2026 14h00

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Com a demanda que deve aumentar significativamente o fluxo comercial entre países fronteiriços com o Estado, em decorrência do Corredor Bioceânico de Capricórnio, uma reunião discutiu a reativação do posto na fronteira de Bela Vista.

O posto de fronteira do município sul-mato-grossense estava sem realizar despachos de importação e exportação há mais de dez anos. Com o fluxo de comércio que deverá aumentar, impulsionado pela rota, a reativação se faz necessária.

Com a atuação do município de Bela Vista, houve a revitalização do posto, o que garante condições adequadas de infraestrutura para a atuação dos servidores da Receita Federal, do Vigiagro e dos demais órgãos que atuam no comércio exterior, para que possam desempenhar suas atividades de forma eficiente e segura.

A Receita Federal pretende retomar os trabalhos em fevereiro, de forma piloto, com a realização de uma solenidade de reinauguração do posto no mês de abril de 2026, após a conclusão dos ajustes estruturais e operacionais necessários.

Reunião

O encontro ocorreu na quarta-feira (28) e contou com a participação de servidores da Receita Federal, representantes do município de Bela Vista, servidores do Serviço de Vigilância Agropecuária (Vigiagro), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e da Aduana Paraguaia de Bella Vista Norte.

Na reunião, foram discutidas a atuação integrada dos órgãos anuentes, a organização dos fluxos operacionais e as medidas necessárias para garantir segurança, controle aduaneiro e eficiência nas operações de comércio exterior.

Pelo município de Bela Vista, participaram o prefeito municipal, Gabriel Boccia, e o chefe de Gabinete, Wagner Lima. Representando o Serviço de Vigilância Agropecuária (Vigiagro), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, estiveram presentes os servidores Marcelo Magalhães Pioli, Sílvio Nasu e Clovis Ramos Baseggio. Além dos representantes brasileiros, também participou da reunião o chefe da Aduana de Bella Vista Norte, no Paraguai, Feliciano Bassamo.
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).