Cidades

NOVA ANDRADINA

Ciclista que morreu em prova de pedal é sepultado no interior do Estado

Kleber foi encontrado por membros da Associação Desportiva de Ciclismo e Atletismo de Nova Andradina (Adcana), quando a prova já tinha chegado ao fim

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Kleber Rodrigues, conhecido como "Klebão", que morreu durante uma prova de pedalada no interior do Estado, é velado nesta segunda-feira (1° de novembro) na capela da Pax Primavera, que fica localizada na avenida Weimar Gonçalves Torres, em Dourados, com sepultamento marcado para às 13h. 

Participante da etapa final da Copa Centro Sul, que aconteceu ontem (30 de novembro) no interior do Estado, Kleber Rodrigues Nascimento foi encontrado já sem vida, pela equipe organizadora ao fim da prova, às margens da rodovia MS-134. 

A família de Kleber chegou inclusive a abrir uma vaquinha, com o intuito de arrecadar um montante de R$12 mil, com o intuito de custear o pagamento do caixão, túmulo e traslado do corpo, que em menos de 24 horas, até a manhã desta segunda-feira (1°), já havia arrecadado mais de 11 mil reais. 

Conhecido entre a "galera do pedal", Kleber recebeu diversas homenagens e prestação de sentimentos por parte dos amigos corredores, com mensagens que indicavam que de alguma forma o ciclismo estava de luta. 

"Foi um grande prazer te conhecer, Kleber, e poder compartilhar momentos através do ciclismo. A amizade é que fica. Deus sabe todas as coisas, que nesse momento de dor, Ele possa confortar família e amigos", compartilhou Marcos, professor de educação física dono do canal Pedal MS no Youtube. 

Logo em seguida ele compartilhou um vídeo, de um "ponto de vista" (P.O.V), marcando o perfil pessoal de Kleber nas redes sociais e a mensagem: "hoje você se foi fazendo o que mais amava". 

A Associação de Ciclismo Texas, da qual Kleber fez parte, compartilhou nota de pesar ontem (30) comunicando o ocorrido durante a prova, pedindo que: "Deus em sua infinita bondade o guarde para a vida eterna". 

Também a Copa Centro Sul de Mountain Bike emitiu nota de pesar informando o falecimento da figura conhecida entre os amigos do ciclismo como "Klebão". 

"Nesse momento de dor todos os organizadores da Copa Centro Sul se solidarizam com os familiares e amigos e expressamos os nossos sinceros sentimentos". 

Além dessas organizações, a Associação Esportiva Pró Pedal compartilhou do luto pelo falecimento do atleta, estendendo mensagens de carinho aos familiares. 

Morte em prova de pedal

Ciclista douradense, o incidente com Kleber Nascimento aconteceu no trecho de prova que ligava  Batayporã ao município de Nova Andradina, com as apurações iniciais apontando que "Klebão" teria sido vítima de infarto, conforme apurações realizadas por integrantes da equipe de Saúde da Prefeitura local.

Kleber foi encontrado por membros da Associação Desportiva de Ciclismo e Atletismo de Nova Andradina (Adcana), quando a prova já tinha chegado ao fim, em uma estrada de chão às margens da MS-134. 

Cabe apontar que, conforme dados compilados pela Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mato Grosso do Sul anotou seis de seus municípios entre as 10 maiores temperaturas do País neste domingo, sendo: 

  1. MS | Água Clara - 40.8 °C
  2. MS | Três Lagoas - 40.3 °C
  3. MS | Aquidauana - 39.3 °C
  4. SP  | Valparaíso - 39.3 °C
  5. MS | Maracaju - 39.0 °C
  6. MS | Miranda - 39.0 °C
  7. GO | Itumbiara - 38.9 °C
  8. SP | Barretos - 38.6 °C
  9. MS | Cassilândia - 38.5 °C
  10. MT | Rondonópolis - 38.5 °C

Além disso, das temperaturas por hora, o município de Nova Andradina, por exemplo, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia, já amanheceu debaixo de máximas que passavam da casa dos 29 graus célsius e mínimas acima de 26 . 

 

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CNH

Congresso derruba veto de Lula e retoma exigência de exame toxicológico para primeira CNH

O veto é derrubado dias após a aprovação de uma reformulação no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para eliminar a obrigatoriedade de aulas

04/12/2025 21h00

Foto: Divulgação

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O Congresso Nacional rejeitou, em sessão conjunta realizada na tarde desta quinta-feira, 4, um veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que barrava a exigência de exame toxicológico para os candidatos à primeira habilitação de condutores nas categorias A (motos e ciclomotores) e B (veículos de passeio).

O veto é derrubado dias após a aprovação de uma reformulação no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para eliminar a obrigatoriedade de aulas;

A exigência do exame toxicológico representa, na verdade, uma ampliação: a realização do exame já é obrigatória para motoristas das categorias C, D e E (transporte de cargas e passageiros).

Na justificativa do veto, de junho deste ano, o governo Lula argumentou que a exigência do exame para as categorias A e B aumentaria os custos para tirar a CNH, o que poderia influenciar na decisão de mais pessoas dirigirem sem habilitação - estimativas indicam que há cerca de 20 milhões de pessoas nessas condições.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a inclusão do artigo para prever que os condutores de todas as categorias de veículos sejam obrigados a realizar exame toxicológico para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) contraria o interesse público, pois importaria em aumento de custos para a sociedade e poderia influenciar que mais pessoas optassem por dirigir sem a devida habilitação, o que comprometeria, por consequência, a segurança viária", justificou o Planalto, no veto.

Parte dos parlamentares entendeu que o argumento, porém, ficou ultrapassado, uma vez que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou recentemente uma resolução autorizando regras menos rígidas para acesso à CNH sem precisar cursar escolas de trânsito.

Em nota, a Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox) afirmou considerar a "derrubada do veto ao exame toxicológico obrigatório para a primeira habilitação um avanço decisivo para a segurança viária no País".

"A medida reforça uma política pública que comprovadamente tem impacto positivo na sociedade: desde 2016, quando passou a ser obrigatório para motoristas das categorias C, D e E, o exame evitou ao Brasil uma perda estimada de R$ 74 bilhões em sinistralidades apenas em seu primeiro ano e permitiu que mais de 28 mil condutores inicialmente reprovados retornassem às atividades após tratamento e reabilitação", estima a entidade.

Conforme a ABTox, a decisão também reflete a vontade da sociedade: segundo pesquisa Ipec de fevereiro de 2025, 83% dos brasileiros apoiam a exigência do exame para novos condutores.

Como funciona o fim da obrigatoriedade de aulas para obter a CNH

Como mostrou o Estadão, a nova resolução para facilitar a obtenção de CNH prevê um curso teórico gratuito e digital, maior flexibilidade nas aulas práticas e permissão para que candidatos sejam acompanhados por instrutores credenciados dos Detrans, e não apenas por autoescolas.

O processo também poderá ser iniciado online, pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A mudança mira os altos custos e a burocracia que afastam milhões de brasileiros. Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indicam que cerca de 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação, e outras 30 milhões têm idade para tirar a CNH, mas não conseguem arcar com despesas que podem chegar a R$ 5 mil O governo estima que o novo modelo pode reduzir em até 80% o custo total da habilitação.
 

EMPREENDIMENTO

Terceiro porto em município de MS terá investimento acima dos R$ 180 milhões

O novo complexo de Porto Murtinho planeja atender três cadeias estratégicas: grãos, fertilizantes e cargas diversas

04/12/2025 20h18

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A partir de 2026, Porto Murtinho terá um novo Terminal Multifuncional à beira do Rio Paraguai, com investimento previsto acima dos R$ 180 milhões. A empresa responsável pelo empreendimento será a PTP Group. O projeto recebeu o licenciamento ambiental e a licença de instalação para construção, emitidas pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), durante reunião no gabinete do governador Eduardo Riedel, na quarta-feira (3).

O terceiro terminal portuário do município será construído no quilômetro 2.322 do Rio Paraguai, em uma área total de 352,5 hectares, com 9,9 hectares dedicados à fase inicial das operações. 

A estrutura foi planejada para atender três cadeias estratégicas e prevê uma capacidade de movimentação anual em torno de:

  • 1,15 milhão de toneladas de grãos;
  • 1 milhão de toneladas de cargas diversas;
  • 700 mil toneladas de fertilizantes. 

O complexo também contará com infraestrutura para expansão de silos, armazém de 20 mil toneladas e área offshore para atracação e operação de barcaças.

Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), destacou que o PTP Group já atua ao longo da hidrovia do Paraguai com portos na Argentina, Uruguai e Paraguai, o que reforça a integração regional. 

“Estamos falando de um investimento que inicia obras no ano que vem e que, em um ano, já deve estar em operação. É o terceiro porto em implantação em Porto Murtinho, ampliando a capacidade da nossa hidrovia e conectando a produção sul-mato-grossense a mercados do Atlântico e do Pacífico”, afirmou o secretário.

O projeto executivo prevê execução físico-financeira distribuída em dez meses, com Capital Expenditure (CAPEX) total de R$ 181 milhões, incluindo obras civis, infraestrutura portuária e implantação dos sistemas de armazenagem e movimentação de cargas. A Licença Prévia do empreendimento já teve todo o estudo ambiental apresentado ao Imasul, e o processo segue em análise técnica.

Reunião do governador Eduardo Riedel com a delegação de Entre Ríos e a PTP / Crédito: Governo do Estado

Durante a reunião, também foi discutida a ampliação da cooperação internacional com a província de Entre Rios, na Argentina, onde o PTP Group mantém operação portuária. A intenção é fortalecer o corredor logístico entre Mato Grosso do Sul, portos argentinos e o hub de Nueva Palmira, no Uruguai, ampliando as rotas de exportação e criando alternativas de importação via hidrovia. Verruck ressaltou que essa integração também favorece o mercado boliviano, que tem aumentado sua utilização do Rio Paraguai.

O governador Eduardo Riedel propôs que os estados e províncias vizinhas criem um modelo de governança para a hidrovia similar ao desenvolvido na Rota Bioceânica. A ideia é instalar um fórum de governadores subnacionais para tratar conjuntamente de infraestrutura, regulação e expansão das operações ao longo do Rio Paraguai.

Paralelamente, Brasil e Paraguai avançam nas tratativas finais para permitir que, já no próximo ano, seja lançada a primeira licitação hidroviária do trecho entre Corumbá e Porto Murtinho, medida considerada essencial para elevar a navegabilidade e garantir sustentabilidade ao corredor logístico.

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