Com a chegada do inverno, finalmente os sul-mato-grossenses estão tendo um período de folga do calor extremo e seca. Nesta terça-feira (09), algumas cidades do Estado registraram uma queda brusca na temperatura e fortes precipitações ao longo do dia, combinando o casaco com o guarda-chuva.
Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, em Rio Brilhante choveu 32,8 milímetros. Ontem, a cidade chegou a mínima de 8.9°C, com sensação térmica de 7°C.
Já Maracaju também foi intensa nas chuvas, com volume de 31,4mm e temperatura mínima de 9,2°C, com sensação de 9°C.
Em Campo Grande, mesmo com previsão de 15mm de chuva, a Capital registrou apenas 4,6mm ontem, além de mínima de 10,1°C.
Em Ivinhema também choveu forte, com volume de 28,4mm, e mínima de 9,4°C e sensação térmica de 7.4°C.
Sete Quedas foi o município mais frio de Mato Grosso do Sul ontem, a mínima de ontem foi de 5,8°C e precipitação de 10,8mm, com sensação térmica de 6°C.
Ademais, Coxim, Chapadão do Sul, Três Lagoas e São Gabriel do Oeste não registraram chuva ontem. As temporaturas, no entanto, foram baixas 14,2° (sensação de 12°C), 13,4° (sensação de 12°C), 14,2° (sensação de 14°C) e 12,6°C (sensação de 11°C), respectivamente.
Pantanal fogo zero
Com a chegada da chuva, as queimadas no Pantanal vem diminuindo dia-a-dia. Segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites do departamento de meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ), desde ontem, terça-feira (09), o Pantanal não teve hectares (ha) queimados, ou seja, o fogo está controlado. Na segunda-feira (08), o bioma teve 25 ha queimados.
Porém, de acordo com o boletim diário da Operação Pantanal de ontem, que divulga informações sobre o combate às queimadas, o Pantanal segue sofrendo com as queimadas no bioma. Felizmente, a quantidade de focos segue em queda e hoje apresenta apenas uma área com fogo.
O incêndio ativo está localizado no norte de Corumbá, próximo ao Rio Paraguai, no Paraguai Mirim. A aeronave KC-390, helicóptero da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) e oficiais no combate às queimadas seguem monitorando o local em busca de conseguir controlar o foco na região.
Ao todo, segundo o Lasa, 594.445 mil hectares já foram queimados neste ano (1º de junho até 09 de julho), ou seja, cerca de 6.10% do Pantanal, o que já supera a área queimada dos dois últimos anos.