Esta sexta-feira é dia de festa para cinco cidades de Mato Grosso do Sul. Anaurilândia, Ivinhema, Jateí, Naviraí e Pedro Gomes comemoram hoje mais um ano de emancipação político-administrativa e o fim de semana será agitado nestes municípios. Confira a programação de cada um:
Anaurilândia – 71 anos
A partir de hoje começa o 13º Encontro dos Campeões, rodeio tradicional que vai do dia 11 ao dia 13 (domingo) na arena do Parque de Exposições.A festa contará com rodeio em touros, prova dos três tambores, torneio de laço e shows de Sérgio Costa e Helinho, Roger e Santa Fé, Gustavo e Adriano, Alex e Yvan, João Marcelo e Juliano, Fabiano e Rodolfo e Banda Ômega 3. No domingo, o tradicional almoço de bois assados no rolete com entrada franca.

No dia 19 de janeiro de 1940, Ciriaco Gonzalez adquiriu 5.870 hectares de terra na região denominada "Água Amarela", que a partir de 1948 veio a ser loteado com o intuito de se estabelecer um povoado.
Foram, inicialmente, vendidos 56 lotes e construídas as primeiras moradias, dando-se, assim, a formação do povoado de Água Amarela, hoje, Anaurilândia. Não houve criação de distrito e o município foi fixado pela Lei n.° 1.948 de 11.11.1963.
Ivinhema – 48 anos
Após show da Banda Brasil 2000, na quinta-feira, no sábado (12) acontece a II Cavalgada de Ivinhema no dia 12 de novembro. As pessoas interessadas em participar podem entrar em contato pelos telefones 9978-4655 (Eliane Marques) ou pelo fone 3442-2002, do Sindicato Rural. Também no sábado haverá uma alvorada com a Banda Municipal no centro da cidade.

As terras da região foram adquiridas por Reynaldo Massi, com intuito de implantar uma colônia agrícola e um novo núcleo urbano. Em 25 de novembro de 1957, foi constituída a Someco - S.A. (sociedade de melhoramentos e colonização), que iniciou os trabalhos de ocupação da área. Em 1961, chegaram as primeiras turmas de trabalhadores e no dia 1º de setembro se iniciou as construções dos pavilhões para instalação de sua infra-estrutura. O município foi criado pela Lei nº 1.949
Jateí – 48 anos
A partir das 8h começa o 2º Passeio Ciclístico, hoje no Parque da Fogueira, passando pela Avenida Bernadete e as principais ruas da cidade. Muitas famílias são esperadas para a confraternização na praça central, com brindes e brincadeiras. A noite tem baile no ginásio de esportes da cidade, com o Grupo Zíngaro, a entrada é franca.

Seu povoamento originou-se com a implantação da Colônia Federal de Dourados. Em 1954 começaram a chegar os primeiros colonos. Entretanto, a efetiva colonização de Jateí só foi consumada quando os colonos cruzaram o Rio Douradosinvadindo uma área não incorporada ao projeto, obrigando o governo a criar a segunda zona da colônia.
Em outra área previamente delimitada, elaborada pelo Dr. Tacito Pace, foi implantado o novo povoado, em 1956. Sua primeira casa comercial, foi instalada para Francisco Bezerra Carvalho. O município foi criado pela Lei nº 1950, de 11 de novembro de 1963.
Naviraí – 48 anos
Em Naviraí é a gastronomia que garante a festa. Além da inauguração do Balneário Municipal, comerciantes, representantes de cooperativas e entidades montarão barracas no entorno do lago para vender pratos com variedades desde lanche, pastel, porco no tacho ao famoso frango caipira do assentamento Juncal. A idéia dos organizadores é tornar o evento tradição. A festa vai até domingo.

A cidade de Naviraí foi fundada em 1952, por Ariosto Riva e outros companheiros que fundaram a colonizadora Vera Cruz Mato Grosso Ltda. Os primeiros colonos foram: Moryoshi Fukuda, Modesto Morel, Antônio Augusto dos Santos e Antônio Torres. Denominou-se povoado Vera Cruz porque era alcançado apenas por Via Fluvial, através do rio Amambai.
Somente em 1955, o povoado passou a ser atingido por uma precária estrada que o ligava a Dourados. Foi elevada a distrito pela Lei nº 1.195, de 25 de dezembro de 1958 e o município pela Lei nº 1.944, de 11 de novembro 1963
Pedro Gomes - 48 anos
Além das tradicionais inaugurações de obras, incluindo a rodoviária de Pedro Gomes, o município comemora o 48º aniversário com desfile na Praça Central pelo Quartel 47ºBI de Coxim e um show a noite com Gregório & Grupo Pantaneira no Clube de Laço Bonanza. No sábado (12) as comemorações continuam no Clube de Laço com Michele & Banda. Além disso haverá uma programação esportiva especial.

No ano de 1838 aportaram os primeiros imigrantes na região. Entre eles, Antônio Teodoro de Carvalho, que se intitulava Capitão do exército reformado e que se apossou de uma extensa gleba de terras, antes ocupadas pelos índios, Caiapós e Coroados.
Em 1950, um pequeno povoado de casas residenciais pertencentes aos fazendeiros da região recebeu a denominação de Amarra-Cabelo, pois existia ali um córrego, onde os viajantes paravam para dar um retoque na indumentária. O município foi criado pela Lei nº 1.942, de 11/11/1963.
Informações históricas da Assomasul – Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul e fotos de divulgação


