Depois de muito calor e tempo seco, o fim de semana começou de um jeito diferente em Mato Grosso do Sul, com clima frio e tempo chuvoso na maior parte das regiões do Estado.
De acordo com dados do Instituto Nacional, entre sábado e domingo em Campo Grande, Dourados, Coxim, Corumbá e Três Lagoas, o volume acumulado de chuva nas regiões foi de cerca de 144mm, sendo Coxim responsável por 64,6mm destes.
Na capital campo-grandense, a chuva marcou o fim de semana com 22,4 mm de chuva no sábado e mais 13,4 mm no domingo. Em contrapartida, mais ao sul, em Dourados, o volume de chuva de todo o fim de semana ficou fixo em 5,6mm.
Acumulado de chuva de sábado (3/11) e domingo (4/11):
- Campo Grande: 35,8mm
- Dourados: 5,6mm
- Três Lagoas: 12,4mm
- Coxim: 64,6mm
- Aquidauana: 16,6mm
Mais chuva vindo aí
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias serão de chuva entre 20 mm-50 mm, garoa, tempo instável, céu nublado, trovões, relâmpagos, ventos, tempo fresco, alta umidade relativa do ar e temperaturas amenas.
A chuva alivia o calor, melhora a qualidade de respiração, limpa a atmosfera, aumenta a umidade relativa do ar, diminui levemente a temperatura e mantém a cor do céu azul. O Inmet divulgou alerta amarelo (perigo potencial) de chuvas intensas para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Isto significa que há previsão de 20-30 milímetros/hora ou 50 milímetros/dia e ventos intensos de 40-60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
*Colaborou Naiara Camargo