Cidades

TEMPO

Semana será chuvosa e de tempo fresco em Mato Grosso do Sul

Próximos dias serão de chuva entre 20 mm-50 mm, garoa, tempo instável, céu nublado, tempo fresco, alta umidade relativa do ar e temperaturas amenas

Continue lendo...

Chuva deve marcar a previsão do tempo para esta semana, compreendida entre os dias 3 e 9 de novembro de 2024, em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias serão de chuva entre 20 mm-50 mm, garoa, tempo instável, céu nublado, trovões, relâmpagos, ventos, tempo fresco, alta umidade relativa do ar e temperaturas amenas.

Alerta amarelo de chuvas intensas. Mapa: Inmet

A chuva alivia o calor, melhora a qualidade de respiração, limpa a atmosfera, aumenta a umidade relativa do ar, diminui levemente a temperatura e mantém a cor do céu azul.

O Inmet divulgou alerta amarelo (perigo potencial) de chuvas intensas para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Isto significa que há previsão de 20-30 milímetros/hora ou 50 milímetros/dia e ventos intensos de 40-60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Em entrevista ao Correio do Estado, o meteorologista Natálio Abrahão afirmou que as chuvas ocorrem devido as áreas de instabilidade que são fortalecidas pelas altas temperaturas e a umidade vinda da Amazônia.

"As áreas de instabilidade estão se formando em todo o Mato Grosso do Sul, fortalecidas pelas altas temperaturas e a umidade vindas da Amazônia. Estas duas situações terão o reforço de um cavado que deve se formar no oeste de Mato Grosso do Sul, associado a um centro de baixa pressão que está ganhando força na Bolívia. Estas condições ainda devem persistir no decorrer da próxima semana, provocando pancadas de chuvas, acompanhada de rajadas de ventos, possivelmente trovoadas e pancadas de chuvas muito fortes", explicou o meteorologista, em entrevista exclusiva ao Correio do Estado.

Além disso,  Abrahão alertou que os próximos dias serão de chuva forte e tempestades nas regiões nordeste, leste e sudeste de MS.

"No decorrer do dia 5 de novembro, entre Chapadão, Costa Rica e também Paraíso das Águas, podem ocorrer tempestades significativas, com grandes volumes de chuva. E aí, o nosso alerta mais significativo é no dia 7 de novembro, com possibilidade de chuva forte em Três Lagoas e também inocência, batalha. Ataguaçu e Paranaíba. Portanto, a região nordeste, leste e sudeste de Mato Grosso do Sul deve ficar atenta com possibilidade de chuva muito fortes, acompanhada de rajadas de ventos e trovoadas", detalhou o meteorologista.

Acumulado de chuva nas últimas 24 horas. Mapa: Inmet

O fim de semana também foi de chuva no Estado.

De acordo com dados do Inmet, vários municípios de MS registraram precipitação neste sábado (2), como Sidrolândia (33,4 mm), Jardim (23 mm), Miranda (18,8 mm) Campo Grande (17,4 mm), Paranaíba (14,2 mm), Nhumirim (12,8 mm), Cassilândia (12,6 mm), entre outros.

Estudantes campo-grandenses encararam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) debaixo de chuva neste domingo (3), primeiro dia de provas.

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS

Confira as condições meteorológicas (temperatura, umidade, chuva e sol) nos principais municípios de Mato Grosso do Sul ao longo desta semana:

MUNICÍPIO

TEMPERATURA

UMIDADE

CONDIÇÕES DO TEMPO

Campo Grande

21ºC-30ºC

60%-100%

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas; chuvisco; céu nublado

Três Lagoas

22ºC-30ºC

70%-100%

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas; chuvisco; céu nublado

Corumbá

23ºC-35ºC

55%-100%

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas; chuvisco; céu nublado

Dourados

22ºC-30ºC

70%-100%

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas; chuvisco; céu nublado

Ponta Porã

22ºC-30ºC

60%-70%

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas; chuvisco; céu nublado

Bonito

21ºC-31ºC

70%-100%

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas; chuvisco; céu nublado

Sonora

22ºC-34ºC

55%-100%

Pancadas de chuva e trovoadas isoladas; chuvisco; céu nublado

 Fonte: Inmet

RECOMENDAÇÃO

O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira:

  • Em caso de chuva: usar guarda-chuvas; não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito; dirigir devagar e proteger os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos

  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada

  • Em caso de granizo: tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio

PRIMAVERA

Primavera começou às 8h44min de 22 de setembro e terminará às 5h20min de 21 de dezembro de 2024 em Mato Grosso do Sul.

A estação é caraterizada pela

  • Floração de plantas
  • Aumento da umidade
  • Retorno das chuvas
  • Dias mais longos/noites mais curtas
  • Transição entre inverno (seca) e verão (chuvoso)

De acordo com prognóstico divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão, a estação será extremamente quente, abafada e calorenta, com temperaturas altíssimas.

ALERTA

Procon-MS alerta para mensagens falsas usando o nome da instituição

A orientação da instituição, é para que não se clique em links desconhecidos

06/04/2025 17h30

Procon faz alerta sobre golpes utilizando nome da instituição

Procon faz alerta sobre golpes utilizando nome da instituição FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

O Procon de Mato Grosso do Sul veio a público para alertar consumidores e fornecedores sobre golpes que estão sendo aplicados, utilizando o nome da instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead).

Conforme o órgão, golpista estão enviando notificações por e-mail ou por aplicativos de mensagens, informando a abertura de uma denúncia ou reclamação. Em seguida, fica disponível um link para supostamente "verificar autos", conteúdo que pode causar danos ao destinatário, devendo ser denunciado e apagado.

A instituição orienta que não se clique em links desconhecidos, já que os golpistas estão utilizando essa prática para enganar as pessoas, sugerindo acesso sobre denúncias ou reclamações e redirecionando-as para páginas falsas na internet.

O Procon reforçou que, as mensagens que realmente são enviadas pela instituição, utilizam o domínio "@procon.ms.gov.br" ou o telefone fixo (67) 3316-9800.

Em caso de dúvidas, os consumidores podem recorrer ao atendimento pelo disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800. Também é possível denunciar a ocorrência de golpes enviando a cópia do e-mail para cartorio@procon.ms.gov.br.

Assine o Correio do Estado.

 

DENGUE

MS registra 2,4 mil casos de dengue em três meses

O Estado já contabiliza 7 mortes e outras 6 seguem em investigação

06/04/2025 17h00

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES/MS - (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul), na última sexta-feira (04), de janeiro a março, Mato Grosso do Sul já registrou um total de 2.445 casos de dengue.

Ainda conforme o documento, o Estado já contabiliza sete mortes e outras seis seguem em investigação. Nos últimos 14 dias, os municípios de  Aparecida do Taboado e Figueirão foram os que registraram maior aumento nos casos confirmados.

As mortes registradas ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã e Coxim.

O boletim ainda mostrou que, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde o equivalente a 241.030 doses do imunizante contra a doença. Desse número, 201.349 já foram aplicadas no público alvo. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

Até o momento, conforme recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue.

Assine o Correio do Estado.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).