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Coleta do Censo não será finalizada em 2022, diz IBGE

Os dados funcionam como base para políticas públicas

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Afetada por atrasos, a coleta das informações do Censo Demográfico não será finalizada em 2022, informou nesta terça-feira (6) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A conclusão deve ficar para janeiro de 2023, segundo a nova previsão do instituto.

As entrevistas do levantamento começaram no dia 1º de agosto, e o órgão planejava o término da operação para outubro. O IBGE, porém, teve de ampliar o prazo até dezembro e, agora, prorrogou a estimativa para janeiro.

Ou seja, a coleta pode se estender por seis meses, o dobro do intervalo desenhado inicialmente. O ritmo mais lento ocorre em meio a dificuldades do instituto para contratar e manter os recenseadores em campo.
Esses trabalhadores temporários têm a missão de visitar os cerca de 75 milhões de domicílios espalhados pelo país.

De 28 de novembro a 4 de dezembro, o IBGE contava com 60,6 mil recenseadores em ação, o equivalente a apenas 33,1% do total de vagas ofertadas no início da operação (cerca de 180 mil).
"Hoje a gente não precisaria de 180 mil recenseadores", disse o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, ao lembrar que a pesquisa está na reta final.

"Talvez uns 80 mil seriam necessários se a gente pensasse em terminar [a coleta] até o final do ano, mas a gente sabe que não vai conseguir", acrescentou.


CORRIDA CONTRA O TEMPO PARA CÁLCULO DO FPM


O IBGE já recenseou 168 milhões de pessoas no país. Elas estavam em quase 59,2 milhões de domicílios. O total já contabilizado corresponde a 78,73% da população projetada (213 milhões), conforme o instituto.
O atraso acende alerta porque o IBGE tem de entregar dados populacionais para o TCU (Tribunal de Contas da União) ainda em dezembro. O repasse está previsto para o dia 26.

A medida é necessária para os cálculos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), fonte de recursos para as prefeituras. A divisão é feita de acordo com o número de habitantes.

A projeção do IBGE é cobrir em torno de 90% da população com o Censo neste mês. Segundo o instituto, nos municípios em que a coleta não estiver totalmente concluída em dezembro, a contagem pode passar por um tratamento estatístico com o objetivo de calcular o restante da população e garantir a entrega para o TCU.

"Um município que tiver um gap [atraso] maior vai necessitar de uma correção diferenciada daquele que já avançou mais", afirmou Duarte.

A prioridade é a conclusão da pesquisa nas localidades com até 170 mil habitantes, nas quais poderia haver um impacto maior de eventuais divergências nos dados.

Tradicionalmente, o Censo é produzido de dez em dez anos. Nos anos sem o levantamento, o IBGE encaminha para o TCU as estimativas populacionais divulgadas pelo órgão. Elas servem como base para o FPM.

No balanço desta terça, o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, chegou a dizer que o instituto ainda avalia como será feito o cálculo da população dos municípios onde a coleta não estiver finalizada em dezembro.

Desde o início da pesquisa de 2022, os recenseadores enfrentam recusas de parte da população em responder aos questionários. Os trabalhadores também reclamaram de atrasos nos pagamentos, e parte da categoria ameaçou fazer greve.

Fake news sobre a pesquisa e até ameaças contra os profissionais adicionaram obstáculos ao avanço da coleta.

Até o momento, em torno de 2,59% dos domicílios se recusaram a responder ao Censo. É um percentual que o IBGE tenta reduzir até o final da operação, após a aplicação de protocolos de insistência. A proporção era de 2,33% no balanço anterior, do final de outubro.

Em novembro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória que autorizou a contratação de funcionários para a pesquisa sem a necessidade de processo seletivo. A ação buscou acelerar a coleta.
Na cidade do Rio de Janeiro, o IBGE fechou um acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Por meio dele, o instituto está capacitando agentes comunitários de saúde para a função de recenseador.
O órgão também afirmou que está mobilizando equipes entre estados com o objetivo de finalizar a coleta.

Nesse sentido, recenseadores do Maranhão foram deslocados para auxiliar nos trabalhos no Pará, por exemplo.


PIAUÍ É O ESTADO MAIS ADIANTADO


O Piauí é estado mais adiantado no Censo. A proporção de pessoas recenseadas em relação à população estimada é de 96,24%. Sergipe (91,23%), Rio Grande do Norte (89,8%), Alagoas (88,82%) e Paraíba (88,30%) vêm na sequência.

Os menos adiantados são Mato Grosso (65,91%), Amapá (66,87%), Espírito Santo (70,67%), São Paulo (70,78%) e Acre (72,77%).

Até o momento, 51,6% da população recenseada no país é formada por mulheres. Os homens respondem por 48,4%.

O Censo é o levantamento mais detalhado das características demográficas e socioeconômicas da população brasileira. Os dados funcionam como base para políticas públicas.

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Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

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Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremessar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

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Cidades

TCE suspende licitação para reforma de ponte sobre o rio Paraguai

Inconsistências e riscos de gastos excessivos na licitação levaram o Tribunal de Contas do Estado a suspender o certame

13/12/2025 13h30

Imagem divulgação

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Menos de um mês depois de assumir como conselheiro do Tribunal de Contas, o ex-integrante do governo do Estado, Sérgio de Paula, suspendeu a licitação de R$ 11,7 milhões para obras na ponte da BR-262, sobre o Rio Paraguai.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (12), em edição extra do Diário Oficial do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

No dia 26 de novembro, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) lançou a licitação prevendo investimento de até R$ 11.728.608,10 para a execução de obras de recuperação estrutural.

Os envelopes com as propostas feitas pelas empreiteiras seriam abertos na segunda-feira (15). No entanto, foi determinada a suspensão do certame após a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) identificar “inconsistências e lacunas” em informações como:

  • Caderno de desenhos;
  • Relatório de critérios e especificações técnicas;
  • Verificação estrutural;
  • Projeto de recuperação estrutural;
  • Projeto de sinalização temporária;
  • Plano de execução.

A justificativa para suspender o processo licitatório da reforma da ponte foram inconsistências no Projeto Básico, que podem gerar gastos acima do necessário. Para isso, foi apontada a necessidade de atualização dos dados técnicos.

“Tais inconsistências podem acarretar riscos de sobrepreço, aditivos contratuais futuros e execução inadequada da obra, comprometendo a economicidade e a eficiência, em desacordo com a Lei nº 14.133/2021. Embora o projeto tenha avançado em sua conformidade com a nova Lei de Licitações, as lacunas técnicas e a necessidade de atualização são significativas. Para uma decisão embasada e para mitigar risos futuros, é crucial que as informações complementares e as atualizações necessárias sejam providenciadas e analisadas”, consta no ato.

Diante dos indícios de irregularidades no Estudo Técnico Preliminar (ETP) e no Projeto Básico, o relator, conselheiro Sérgio de Paula, determinou a aplicação de medida cautelar para suspender o processo licitatório até a regularização dos pontos apontados.

Previsão

Com previsão de início das obras somente no segundo trimestre de 2026, o valor estimado, como adiantou o Correio do Estado, indica que a reforma da ponte pode custar o dobro do apontado pelo ex-secretário de Obras, Hélio Peluffo.

Em 2023, ele previu gastos em torno de R$ 6 milhões na recuperação da estrutura da ponte, que tem sofrido diversas intervenções e situações que resultaram em tráfego em meia pista.

Essa situação ocorreu em 2023, quando a interdição durou mais de um ano, até que os reparos emergenciais fossem concluídos na pista de rolamento.

Além disso, há situação emergencial nos “amortecedores” instalados entre as pilastras e a parte superior da ponte (pista), que apresentam desgaste por falta de manutenção. Essa obra deverá ser bancada, agora, com recursos públicos.

Pedagiada "até ontem"
 

Investimento público em uma ponte seria algo normal não fosse a cobrança de pedágio, feita até setembro de 2022. Pequena fatia da receita era repassada ao Estado e a única obrigação da empresa era fazer a manutenção da estrutura, que tem dois quilômetros e foi inaugurada em 2001.

Porém, em 15 de maio de 2023 a empresa Porto Morrinho encerrou o contrato e devolveu a ponte Poeta Manoel de Barros sem condições plenas de uso, embora tivesse faturamento milionário.

Em 2022,  com tarifa de R$ 14,10 para carro de passeio ou eixo de veículo de carga, a cobrança rendeu R$ 2,6 milhões por mês, ou R$ 21 milhões nos oito primeiros meses daquele ano.

No ano anterior, o faturamento médio mensal ficou em R$ 2,3 milhões. Conforme os dados oficiais, 622 mil veículos pagaram pedágio naquele ano. Grande parte deste fluxo é de caminhões transportando minério. A maior parte destes veículos têm nove eixos e por isso deixavam R$ 126,9 na ida e o mesmo valor na volta.

Esse contrato durou longos 14 anos, com início em dezembro de 2008, e rendeu em torno de R$ 430 milhões, levando em consideração o faturamento do último ano de concessão. 

Em março de 2017, a Porto Morrinho conseguiu um abatimento de 61% no valor da outorga. Na assinatura, em 22 de dezembro de 2008, o acordo previa repasse de 35%  do faturamento bruto obtido com a arrecadação tarifária estabelecida em sua proposta comercial. A partir de março de 2017, porém, este valor caiu para 13,7%. 

Se tivesse de repassar 35% dos R$ 2,6 milhões arrecadados por mês em 2022, a Porto Morrinho teria de pagar R$ 910 mil por mês ao Estado. Com a repactuação do contrato, porém, este valor caiu para a casa dos R$ 355 mil. Em ambos os casos os valores teriam alguma variação porque ainda seria necessário descontar impostos.

Ou seja, a repactuação garantiu R$ 555 mil mensais a mais aos cobres da concessionária, que mesmo assim não cumpriu com sua única obrigação, que era manter a ponte em condições de uso. 

E, mesmo depois de parar de cobrar pedágio, ela continuou cuidando da ponte, entre setembro de 2022 até maio de 2023.  Neste período, recebeu indenização milionária, de pouco mais de R$ 6 milhões. 

O pedágio acabou por causa do fim do acordo do governo estadual, que construiu a ponte, com o DNIT, já que a rodovia é federal. Porém, o governo federal só aceita receber a ponte depois que estiver em boas condições de uso. 

** Colaborou Neri Kaspary

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