O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulga nesta terça-feira (17), o resultado final do Exame de Seleção 2025, prova para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Ao todo são oferecidas 1.760 vagas em 11 opções de cursos, nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Os aprovados começam a estudar em março de 2025.
Cursos ofertados nas áreas de Edificação; Informática; Eletrotécnica; Administração; Mecânica; Metalurgia; Agropecuária; Desenvolvimento de Sistemas; Informática para Internet; Agricultura e Alimentos.
Realizado em outubro último, o exame contou com 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e outras 10 de conhecimentos gerais.
Cabe destacar que metade das vagas é reservada a estudantes que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública, sendo que parte irá para quem tem renda per capita menor que um salário mínimo e a outra parte para quem tem qualquer renda.
Há vagas reservadas para negros e pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Neste tipo de curso, o estudante faz os três anos do ensino médio e, ao mesmo tempo, cursa disciplinas específicas de um curso técnico. Ao final, é possível ingressar no mundo do trabalho e/ou em um curso superior.
Os resultados preliminares puderam sem acompanhados pelos inscritos nos últimos dias 12 e 13 aqui.