Cidades

MEIO AMBIENTE

Com mais de 5% já queimado, Pantanal de MS sofre com retorno dos incêndios

Fogo no bioma já destruiu área maior que o município de Campo Grande, foram 8.489 km² devastados até este mês

Continue lendo...

A baixa umidade do ar, com 20% de mínima, e a temperatura com máximas de 37º C para a região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul, criaram condições favoráveis para os incêndios no Pantanal ganharem uma nova escalada a partir desta quinta-feira (25). O território já teve mais 5% de sua área destruída pelo fogo, com incêndios registrados entre janeiro e julho.

Em termos de território, isso equivale a 8.489 km², o que representa uma área um pouco maior que todo o município de Campo Grande, que corresponde a 8.096 km².Além dessa área, o atual cenário de fogo ameaça invadir o Parque Estadual do Rio Negro.

As condições climáticas de perigo potencial para a região foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e são mantidas até, no mínimo, para esta sexta-feira (26) à noite. 

Esse cenário reforça as previsões técnicas do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que mostram que há 80% de chance de o fogo queimar mais de 20 mil km² até final de 2024, o que é quase a área do estado do Sergipe (21,9 mil km²).

Onde o fogo tem atuando de forma mais intensa no bioma é no município de Corumbá, em algumas partes de áreas específicas do Alto Pantanal (ao norte da cidade), às margens do rio Paraguai, porém antes de chegar à Serra do Amolar, que fica a cerca de 220 km da Capital do Pantanal. 

Também perto das regiões do Rabicho, onde existe uma base de treinamento da Marinha, e no Porto da Manga, onde passa a MS-228 (Estrada Parque) e leva à sub-região da Nhecolândia, bem como às margens da BR-262. A partir deste dia 25, no município de Aquidauana o fogo passou a ser registrado com maior intensidade.

A partir do monitoramento do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro e julho, Corumbá lidera os focos de calor (2.926 casos), seguido por Porto Murtinho (449 focos), Aquidauana (243 focos) e Rio Verde de Mato Grosso (79 casos). Todos esses municípios estão no Pantanal.

Os dados computados até agora pelo LASA/UFRJ seguem monitorando essa extensão de destruição pelo fogo. A ampliação desse território queimado pode aumentar devido aos indícios já identificados para este final de julho. 

O Sistema ALARMES, do LASA/UFRJ, também apontaram que o risco do fogo para o Pantanal está classificado como extremo, pelo menos até este domingo (28). Com a evolução da baixa umidade do ar para o território, esse risco acabou sendo agravado na classificação de muito alto até esta quarta-feira (24) para o extremo. 

Essas classificações correspondem a cinco níveis de condições de combate. Quando a situação é extrema, é difícil haver o combate mesmo que seja feita ações aéreas, além de haver a alta velocidade de propagação.

“Há tendência de diminuição de umidade do solo nas últimas décadas. O ressecamento do solo observado em 2023/2024 é sem precedentes em termos de intensidade e duração. Regime de seca persistente de intensidade extrema a moderada nos últimos 12 meses. As altas temperaturas e seca extrema levaram a elevado acúmulo de material combustível em toda a região”, identificou o LASA/UFRJ a partir de nota técnica para alertar o possível avanço do fogo nesse período mais crítico de estiagem, que é sugerido a partir de agosto e seguindo até setembro.

A presença de representantes da União na região está maior desde 28 de junho, após o período de mês o fogo ter queimado 431 mil hectares. 

“Ver o Pantanal em chamas é muito triste e exige ações conjuntas do Governo Federal, como está ocorrendo agora. Uma Sala de Situação já foi criada para alinhar em reuniões periódicas os próximos passos para enfrentar esse evento. A Defesa Civil Nacional está empenhada em ajudar”, disse o secretário Wolnei Wolff, em agenda anterior.

A tentativa para evitar um maior avanço do fogo segue ocorrendo com o engajamento de 233 agentes do Ibama, ICMBio e Prevfogo, além de mais de 500 bombeiros de Mato Grosso do Sul e 80 militares da Força Nacional. Além de pessoal, há avião capaz de dispersar 12 mil litros d´água a cada voo – isso equivale ao consumo diário de quase 110 pessoas, conforme a ONU, entre outros equipamentos.

“O grande foco nosso é o incêndio na região da Nhecolândia, que começou com um caminhão que pegou fogo. A maioria dos incêndios não é proposital. O caminhão estava em um atoleiro, de areia, forçou demais e pegou fogo. Esse vai ser o grande combate que nós vamos a partir de hoje (25) tocar”, afirmou o coronel Adriano Rampazo, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros e chefe das operações de combate a incêndios. 

“Tivemos na semana passada uma semana um pouco tranquila devido aquela chuva e baixa temperatura, mas nesta semana os combates estão sendo bastante intensos”, completou.

Assine o Correio do Estado

fartura

Estado destina R$ 76 milhões a uma única avenida no interior de MS

Investimento em Chapadão do sul será para repaginar cerca de 5 km da rodovia MS-306, que foi retirada da região central há quase dois anos

26/06/2026 11h59

Projeto prevê drenagem, ciclovia, canteiro central e duas pistas de rolamento cortando a cidade de Chapadão do Sul

Projeto prevê drenagem, ciclovia, canteiro central e duas pistas de rolamento cortando a cidade de Chapadão do Sul

Continue Lendo...

Licitação anunciada no diário oficial desta sexta-feira prevê que o Governo do Estado vai investir até R$ 76,1 milhões para implantação de uma única avenida, de cerca de cinco quilômetros, na região central de Chapadão do Sul.  

Para efeito de comparação, no começo da semana a Agesul, que conduz a licitação, anunciou certame prevendo R$ 78 milhões para a pavimentação de 20 quilômetros de uma rodovia no município de Sonora, na região norte do Estado.

Em Campo Grande, há pouco mais de três anos, foram destinados R$ 9,5 milhões para duplicação, ciclovia, drenagem e recapeamento de cerca de 3,5 quilômetros da Avenida dos Cafezais, principal via de acesso à região do bairro Los Ângeles. Na mesma época, foi licitada por R$ 41,3 todo o complexo de obras da primeira etapa do chamado novo acesso às Moreninhas. A primeira etapa foi concluída e a segunda fase ainda não foi licitada.

Até outrubro de 2024 a Rua Brasil e a Avenida Dois, na região central de Chapadão so Sul, faziam parte do traçado da MS-306, que passava pelo meio da área urbana. Porém, com investimentos da ordem de R$ 72 milhões, a cidade ganhou um contorno rodoviário e o tráfego de caminhões foi todo desviado. 

Agora, o antigo traçado da MS-306 ganhará duas pistas de rolamento (cada uma com pelo menos três faixas) ciclovia e espaços para lazer ao longo de um largo canteiro central, conforme previsão do projeto. Além disso, todo o traçado receberá drenagem para as águas da chuva. (Veja vídeo no final)

Depois da construção do contorno rodoviário, um total de 6,4 quilômetros da antiga rodovia passaram para a responsabilidade da prefeitura. Parte disso, porém, está em área rural e não deve receber as benfeitorias que serão bancadas pelos R$ 76,1 milhões.

O edital da licitação prevê que as propostas das empreiteiras interessadas sejam abertas no dia 15 de julho. Mas, mesmo que o certame ocorra sem embargos, as obras devem começar somente na gestão do próximo governador, já que existem restrições para assinatura de novos contratos em período eleitoral. 

O projeto de revitalização da via existe desde o início das obras de construção do contorno rodoviário, em junho de 2023. Mas, somente três anos depois foi lançada a licitação para a contratação de empresa que promete tirar o projeto do papel. 

A MS-306, entre Cassilândia e Costa Rica, passando por Chapadão do Sul, foi concedida à iniciativa privada em abril de 2020 e um ano depois começou a cobrança de pedágio. Inicialmente a concessionária havia assumido o compromisso de fazer uma série de investimentos no trecho urbano da rodovia.

Mais tarde, porém, o edital de concessão sofreu alterações e a Way306 assumiu o compromisso com o Governo do Estado de investir nos 10,5 quilômetros do contorno rodoviário. Por conta disso, a revitalização deste trecho está sendo assumida agora pelo Governo do Estado. 

Com três praças de pedágio, o trecho privatizado se estende por 218 quilômetros. Em cada uma das praças o motorista de carro de passeio é obrigado a desembolsar R$ 14,40.

Esses pagamentos garantiram, no primeiro trimestre de 2026, faturamento da ordem de R$ 42,4 milhões, conforme o balanço oficial da concessionária. Isso significa aumento de 18% na comparação com os R$ 35,9 milhões em igual período do ano passado. 

Mesmo assim, a empresa alega ter fechado o primeiro trimestre do ano com prejuízo de R$ 5,7 milhões. Uma das explicações para esse resultado negativo é o pagamento de quase R$ 25 milhões de juros pagos sobre os debêntures. Somente em 2025 a empresa tomou R$ 725 milhões nesta modalidade de empréstimos.

Ao longo de todo o ano passado, porém, a empresa informa ter fechado no azul, com lucro líquido de R$ 7,26 milhões. O montante, porém, é bem inferior aos R$ 40 milhões de lucro ao longo de 2024. 

 

Assine o Correio do Estado

Campo Grande

Repartições públicas fecharão mais cedo na segunda-feira na Capital

Em virtude do jogo da Seleção Brasileira, as entidades terão expediente até às 11h30

26/06/2026 11h30

Os órgãos da Prefeitura de Campo Grande, terão o expediente encerrado às 11h30 na próxima segunda-feira (29)

Os órgãos da Prefeitura de Campo Grande, terão o expediente encerrado às 11h30 na próxima segunda-feira (29) Foto: Reprodução

Continue Lendo...

De acordo com a publicação feita no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande),desta sexta-feira (26), as repartições públicas irão operar em expediente reduzido, na próxima segunda-feira (29), em razão da partida do Brasil pela Copa do Mundo. 

Com exceção das unidades e serviços considerados essenciais, os demais órgãos fecharão às 11:30. 

O Correio do Estado entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para obter mais informações sobre as aulas nas escolas públicas e em nota respondeu que no período da tarde irá operar de forma não presencial. 

“Nas escolas, não haverá prejuízo ao calendário escolar, pois serão adotadas as medidas necessárias para assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos e das 800 horas anuais, conforme determina a legislação educacional vigente”. Declarou a comunicação da prefeitura. 

Vale destacar que caso o Brasil continue avançando de fase voltará a jogar em dia útil apenas na semifinal, onde a partida está prevista para acontecer quarta-feira dia 15/07, às 15h. 

O JOGO 

Disputando a Copa do Mundo de 2026, que neste ano acontece no México, Canadá e Estados Unidos, o Brasil avançou de fase mais uma vez e segue vivo com o sonho do hexacampeonato. 

Na próxima segunda-feira (29) a partida é válida pela pré-oitavas ou 16 avos de finais, a Seleção Brasileira irá enfrentar o Japão, que se classificou em segundo no grupo G, com cinco pontos, pois empatou com a Suécia e Holanda, além de golear a seleção da Tunísia. 

Caso o Brasil vença e continue avançando, esses serão os próximos jogos da Seleção: 

  • Pré-Oitavas: Segunda-feira 29/07 às 13h; 
  • Oitavas de Finais: Domingo 05/07 às 13h; 
  • Quartas de Finais: Sábado 11/07 às 17h; 
  • Semifinal: Quarta-feira 15/07 às 15h.  
     

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).