Cidades

CURIOSIDADE

Comemorado pelos cristãos, veja o que o Natal representa para outras religiões

Testemunhas de Jeová, muçulmanos, budistas e judeus explicam se comemoram a data

Continue lendo...

O Natal, comemorado no dia 25 de dezembro, é a data em que os seguidores do cristianismo celebram o nascimento de Jesus Cristo. 

O dia de Natal foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Júlio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.

As comemorações de Natal incluem ainda símbolos tradicionais como árvore de Natal, Papai Noel, a troca de presentes, o presépio, iluminação decorativa e a ceia.

Para seguidores de religiões não cristãs, o significado da data é diferente. 

Veja o que o Natal representa para algumas religiões:

Testemunhas de Jeová

Apesar de serem cristãos, os testemunhas de Jeová não comemoram o Natal. De acordo com Nirley Peterossi Júnior, que é seguidor da religião, isso se dá porque a Bíblia não informa a data do nascimento de Jesus.

Ainda segundo Peterossi Júnior, a principal data para os testemunhas de Jeová é a morte de Cristo, que é celebrada no sentido de trazer a memória, onde os religiosos se reúnem. 

No Natal, não há trocas de presentes e banquetes.

Islã (Muçulmanos)

Os muçulmanos, seguidores da religião islâmica, não comemoram o Natal. 

O ex-presidente da Sociedade Islâmica de Mato Grosso do Sul, Marzuk Hauache, disse ao Correio do Estado que os seguidores da religião acreditam em todos os profetas, sendo Jesus o antecessor do profeta Muḥammad, mais conhecido como Maomé, último profeta do Deus de Abraão.

Os símbolos, como presépio, árvore de Natal, não são usadas, assim como não há troca de presente.

“Visitamos nossos amigos, desejamos Feliz Natal, mandamos mensagem para nossos amigos, temos respeito, mas não comemoramos”, explicou.

Além do nascimento do profeta Maomé, os muçulmanos comemoram todos os anos o Ramadã, onde se acredita que o profeta Maomé recebeu a revelação da parte de Alá. 

O início do Ramadã é baseado no calendário lunar e os religiosos fazem jejum durante 29 dias, entre o nascer o e pôr-do-sol.

Judaísmo

Os judeus reconhecem Jesus como um homem sábio e inteligente, porém, ele não representa o Messias para os seguidores do judaísmo e, por este, motivo, os judeus não celebram a data.

Conforme o líder da religião judaica no Estado, Claudionor Olim da Kosta, os judeus respeitam e compreendem o teor da festa para os cristãos, participando inclusive de festas quando convidados, mas a data é um dia normal.

A festa mais importante para os seguidores da religião é o Hanukkah, também conhecida como festa das luzes.

“Quando o nosso povo estava sendo dominado pelos selêucidas, Judas Macabeu, que era nosso líder na época, atacava os soldados, até que conseguiu retomar o templo e fez a purificação. Restava azeite para queimar no candelabro só por uma noite, mas queimou por oito dias”, explicou Kosta.

Dessa forma, o Hanukkah é celebrado sempre durante oito dias.

Budismo

Os budistas não comemoram o nascimento de Jesus por terem fé em Buda e seguirem seus ensinamentos, porém, respeitam a tradição

No Budismo, Jesus é considerado com um ser de sabedoria elevada e não é vedado aos budistas sentar com cristãos e celebrar o nascimento de Jesus.

A data mais importante para os budistas é chamada Visakha Bucha, geralmente comemorada em maio em dia de lua cheia. A data é comum ser referida como o aniversário do Buda, mas também marca sua iluminação e morte.

Saúde

Casos de gripe crescem e MS entra em alerta de risco

No cenário nacional, o Estado está em situação de risco com o crescimento da SRAG a curto e longo prazo

02/04/2026 17h30

Disseminação da doença cresce a curto e longo prazo em MS

Disseminação da doença cresce a curto e longo prazo em MS FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Em meio ao surto de Chikungunya em Mato Grosso do Sul, outra doença vem crescendo de forma silenciosa e colocando o Estado em níveis de risco perigosos: a síndrome respiratória aguda grave (SRAG). 

De acordo com a Fiocruz, em todo o País, os casos da doença apresentam sinal de aumento nas tendências a longo prazo, mesmo com índices de estabilidade em períodos de tempo menores.

Pelo menos 18 estados brasileiros estão em níveis de alerta, risco ou alto risco para a SRAG, com sinal de crescimento nas últimas seis semanas, especialmente nos casos relacionados à Influenza A, o vírus da gripe.

Entre elas, Mato Grosso do Sul continua com níveis de crescimento, colocando a capital Campo Grande entre as 14 capitais que apresentam sinais de crescimento e nível de atividade da Síndrome em alerta, risco ou alto risco. 

No caso de MS, o avanço da SRAG nas últimas duas semanas deixa o Estado em risco, com probabilidade de crescimento de mais de 95%, com base nas atividades das últimas seis semanas. 

Em Campo Grande, o avanço da doença deixa a capital em alerta, mesmo com a probabilidade máxima de crescimento a longo prazo. 

De acordo com o Boletim, a influenza A tem sido o principal fator causador do aumento de casos graves entre jovens, adultos e idosos, perfis que demandam atenção por concentrarem o maior número de óbitos registrados pela doença. 

Nas últimas quatro semanas, o vírus foi responsável por 27,4% dos casos positivos da Síndrome no Brasil e 36,9% dos óbitos. 

Disseminação da doença cresce a curto e longo prazo em MSFonte: Boletim InfoGripe Fiocruz

Monitoramento

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, o Estado acumulava 885 casos de SRAG, sendo 340 com agente etiológico identificado, 408 não especificados e 137 aguardando a classificação final. 

O maior índice de casos foi registrado em crianças de 0 a 9 anos, com 412 registros. 

Além disso, também foram contabilizados 87 óbitos pela doença, com maior incidência na população de idade mais avançada, com 25 mortes no público de 80 anos ou mais. 

O causador mais comum da Síndrome é o Rinovírus, identificado em 186 casos no Estado.  O vírus é a causa mais comum do resfriado comum e responsável por grande parte das infecções respiratórias superiores. 

Além do resfriado, o rinovírus é a segunda causa mais comum de bronquiolite em crianças, atrás apenas do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por 20 casos de SRAG em Mato Grosso do Sul. 


 

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Homem fica inconsciente após ser agredido com pedradas na cabeça no bairro Mário Covas

Os agressores passaram a madrugada bebendo e usando entorpecentes, juntamente com a vítima

02/04/2026 16h45

Caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento (Depac) Cepol

Caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento (Depac) Cepol FOTO: Arquivo

Continue Lendo...

Na manhã desta quinta-feira (2), no bairro Residencial Mário Covas, uma moradora testemunhou um caso de lesão corporal grave. Diante da gravidade dos fatos, a mulher acionou o serviço de emergência para informar que, em frente à sua residência, dois indivíduos e uma mulher agrediam um homem. O caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Cepol (DEPAC-CEPOL) como tentativa de homicídio qualificado com emprego de tortura ou outro meio insidioso.

De acordo com os relatos da moradora, os autores bateram na vítima com pedras grandes, na região da cabeça. Após as agressões, a pessoa ficou desacordada, aparentando estar em óbito. A solicitante indicou aos policiais o possível endereço dos rapazes.

Diante das informaçes, a equipe policial se deslocou até o local, onde realizou contato com os responsáveis pelos autores. O pai relatou que, ao acordar para ir ao trabalho, ouviu uma confusão nas proximidades, e foi informado por terceiros de que um indivíduo estaria sendo morto nas imediações.

Ele, então, suspeitou que a vítima pudesse ser seu filho. Em seguida, foi até o lugar indicado e constatou que seus dois filhos estavam agredindo uma terceira pessoa. Os rapazes foram apontados como autores do fato.

O pai não soube informar a motivação das agressões, acrescentando que seus filhos passaram a madrugada fazendo uso de bebida alcoólica e entorpecentes, juntamente com a pessoa que estaria sendo agredida, tendo o fato ocorrido nas primeiras horas da manhã.

A vítima foi socorrida pela equipe da Unidade de Resgate e Suporte Avançado (URSA) e encaminhada ao Hospital Santa Casa. Em razão da gravidade das lesões, os policiais não tiveram mais informações sobre a pessoa, já que esta se encontrava inconsciente no momento do atendimento.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).