Além da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) equipes outras pastas irão representar Mato Grosso do Sul, na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes.
Participam do evento secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc; diretor-presidente do Imasul, André Borges Barros de Araújo; o coordenador da SEMA, Pedro Mendes Neto; o secretário-executivo da mesma pasta Arthur Henrique Leite Falcette e a assessora Internacional do Escritório de Representação do Governo de Mato Grosso do Sul no Distrito Federal, Thaís Fernanda Bittar.
Conforme adiantado pela assessoria, Verruck deve apresentar políticas de sustentabilidade e compor discussões em diversos painéis do Ministério do Meio Ambiente.
Bancada Federal
A deputada federal Camila Jara (PT-MS) irá representar o Pantanal e o Cerrado, no evento que é o maior e mais importante do mundo sobre mudanças climáticas.
“Como tudo o que fazemos em nosso mandato, vamos envolver a opinião pública e ouvir especialistas e estudiosos para elaborar o documento mais completo possível para apresentar na COP. Esperamos voltar de lá com soluções práticas para o real desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul e a redução das desigualdades para as populações que vivem no bioma”, afirmou Camila Jara.
Anterior
Na COP 27, Verruck participou por meio de videoconferência. Neste ano, os debates acerca do novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês),
Na ocasião a delegação sul-mato-grossense apresentou o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Estado, indicando avanços obtidos. Visando tornar Mato Grosso do Sul no Estado Carbono Neutro até 2030.
COP 28
Está previsto que o presidente Lula deverá participar nos dias 1 e 2 de dezembro, durante a reunião de cúpula com 140 chefes de Estado e de governo. O Brasil terá uma delegação em comparação há anos anteriores, com cerca de 1,5 mil participantes da sociedade civil, de empresas privadas, do Congresso Nacional, de governos estaduais e do governo federal.
Agenda
- 30/11 Abertura
- 1/12 Cúpula Mundial de Ação pelo Clima
- 2/12 Cúpula Mundial de Ação pelo Clima
- 3/12 Saúde / Ajuda Humanitária, Recuperação e Paz
- 4/12 Finanças / Comércio / Igualdade de Gênero / Responsabilidade
- 5/12 Energia e Indústria / Transição Justa / Povos Indígenas
- 6/12 Ação Multinível, Urbanização e Ambiente Construído / Transporte
- 8/12 Juventude, Crianças, Educação e Habilidades
- 9/12 Natureza, Uso da Terra e Oceanos
- 10/12 Alimentação, Agricultura e Água
- 11/12 Negociações Finais





