Em obras desde 2016, o corredor de ônibus da Rua Brilhante será inaugurado no dia 18 de abril, em Campo Grande.
A informação foi repassada nesta quarta-feira (6) pela diretora-adjunta da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Andreia Figueiredo, durante audiência pública sobre mobilidade na Câmara Municipal.
Segundo ela, entra em operação o corredor que vai da Afonso Pena até a Marechal Deodoro, em trecho de cerca de 70 quilômetros.
Conforme reportagem do Correio do Estado, antes da inauguração e sem finalização, estações de embarque já são alvo de vandalismo, com pichações, sujeira e materiais de construção espalhados.
Para começar a operar, o corredor de transporte coletivo da Brilhante terá a implementação de semaforização e conclusão das estações.
Na Rua Brilhante, serão três estações de embarque, nas esquinas com as ruas Cyriaco Maymone, Mario Quintanilha, Manoel Proença e Marechal Deodoro.
As estações maiores terão 15 assentos, e as menores, seis, além de uma estrutura de concreto na qual os usuários também poderão se acomodar.
Desde o início das obras, o Corredor de ônibus na Avenida Brilhante causou polêmica pelas estações de embarque e desembarque ficarem na via, e não nas calçadas.
Ainda para este ano, é previsto que também sejam entregues os corredores de transporte público na Marechal Deodoro e na Rui Barbosa.
Na Avenida Bandeirantes e na Rua Bahia faltam ainda estações de embarque e semaforização, conforme o titular da Sisep.
Histórico
Em 2011, a Prefeitura de Campo Grande conseguiu R$ 180 milhões, pactuados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, para melhorar o transporte coletivo da Capital.
Desse valor, R$ 20 milhões foram assegurados para construir cinco terminais, R$ 110 milhões para construção de 68,4 quilômetros de corredores de transporte coletivo, R$ 4,5 milhões para modernização do sistema de controle eletrônico, R$ 40,3 milhões para intervenções viárias e R$ 6 milhões para estações de pré-embarque.
As obras têm como objetivo melhorar a velocidade média dos ônibus, diminuindo o tempo das viagens. O projeto de implantação dos corredores estava previsto desde 2007. Os recursos foram aprovados em 2011, na gestão de Nelson Trad Filho.
Previstos no Plano de Mobilidade Urbana de Campo Grande, em vigor desde 2015, as obras só começaram em 2016, durante o mandato do então prefeito Alcides Bernal.
A intervenção passou a ser realizada pelo Exército, por meio de convênio, que posteriormente, em 2018, foi rompido e assumido por empreiteiras.
Os corredores de transporte devem reduzir em até 20% o tempo de viagem dos ônibus. A redução será possível porque a velocidade média dos ônibus aumentará de 16 quilômetros por hora para 25 quilômetros por hora.
Os ônibus vão circular, ainda, em faixa exclusiva.




