Ela tem apenas 7 anos, mas há 1 se tornou guerreira na luta pela vida. Em agosto do ano passado, a família de Milena Stival Albarello descobriu que a menina tem câncer raro entre os pulmões, que chegou a “abraçar” a medula e ela então perdeu os movimentos do corpo. Um mês depois, a garotinha fez cirurgia. Desde então faz sessões de quimioterapia e precisa de reposição de sangue e plaquetas.
A mãe de Milena, empresária Adriana Albarello, 40 anos, explicou ao Portal Correio do Estado que a família descobriu a doença porque durante um final de semana a criança não conseguia mais ficar em pé. Na segunda-feira foram realizados exames e os primeiros resultados eram inconclusos. O diagnóstico definitivo ficou pronto 30 dias depois.
Milena parou de andar e voltou a usar fralda porque o câncer, que fica entre os pulmões, envolveu a medula. A garotinha foi submetida a cirurgia de urgência na coluna no dia 4 de setembro para remover o material que “abraçava” a medula.
Em razão do tempo, das sessões de fisioterapia e da força de vontade, ela voltou a andar e o uso de fralda já não é tão frequente. “Por conta do trauma na medula, a coluna ainda está em recuperação”, explicou a mãe Adriana, comentando que Milena é filha única e, na medida do possível, tenta levar a vida igual a de outras crianças.
A primeira sessão de quimioterapia foi em 16 de outubro e desde então a cena se repete a cada 21 dias. Como o tratamento é extremamente forte, a imunidade de Milena baixa gradativamente e uma semana depois da sessão ela precisa de transfusão de sangue.
Normalmente, a menina recebe quatro bolsas de plaquetas e uma de sangue. Em seguida, faz exames e os resultados são verificados por médicos. Porém, já teve ocasião em que Milena precisou de quatro bolsas de sangue para aumentar a imunidade. “Serão várias sessões e ela vai precisar de muitas doações”, ressaltou a empresária.
DOAÇÕES
O tipo sanguíneo de Milena é O-, mas qualquer pessoa pode ajudar e doar, independente do fator sanguíneo. Doações podem ser feitas tanto no Hemosul, na Avenida Fernando Correa da Costa, quanto no Hospital Adventista do Pênfigo, que fica na Rua Barão do Rio Branco. No momento da doação é necessário informar que a beneficiada será Milena Stival Albarello.
Para doar, é recomendado que a pessoa pese no mínimo 55 quilos, tenha bom estado de saúde, não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, assim como alimentos gordurosos, esteja bem alimentado, tenha ingerido pelo menos 1 litro de água antes da doação e tenha boa noite de sono.


