Cidades

SEGURANÇA DE FRONTEIRA

Deputados culpam União pela
ação do "novo cangaço" em Chapadão

Parlamentares pedem mais atenção para segurança do Estado

Continue lendo...

Deputados estaduais usaram a tribuna para criticar ações de violência, assaltos em bancos e lojas do interior, eles colocaram a culpa das ações na União. "É necessário apoio do governo federal para combater o crime organizado. O Ministro da Justiça (Raul Jungmann) fez compromisso de visitar o Estado com frequência, mas não voltou mais. Mato Grosso do Sul exige cuidado especial, porque é corredor do crime. Tem que aumentar o efetivo da Polícia Rodoviária Federal. Se fecharmos aqui, os índices de violência diminuem”, declarou Cabo Almi (PT).

Os parlamentares trouxeram para a tribuna, na última sessão, o debate sobre a quadrilha que explodiu caixas eletrônicos e cofres de agências bancárias na cidade de Chapadão do Sul. O deputado Paulo Corrêa (PSDB) classificou a atividade como “um plano orquestrado, com ações cinematográficas de violência”. Corrêa chamou atenção das autoridades sobre o medo em que os moradores do local se encontram. “A população está totalmente assustada e traumatizada. Casas distantes cerca de 50 metros de onde ocorreram as explosões tiveram os vidros quebrados. Eu fiquei chocado com as fotos que vi. O cara encapuzado com fuzil na mão como se fosse um palco de guerra. Isso não é comum em MS, muito menos em Chapadão, que vive do agronegócio. Quero registrar meu pesar e meu descontentamento”, disse o deputado. Corrêa também cobrou mais ações na área da segurança. “Temos muito que fazer pela nossa polícia, o crime organizado cresceu”, afirmou.

Na sequência, o deputado Barbosinha (DEM) defendeu ações para combater esse tipo de crime. “Isso reforça a necessidade de policiamento de fronteira para impedir o tráfico de armas pesadas. Os criminosos escolhem cidades estratégicas para agir, com pouco policiamento e dificuldades do reforço policial chegar rapidamente à localidade. É preciso reforçar a segurança não só com mais pessoas, mas com trabalho de inteligência”, analisou Barbosinha. 

O CASO
Na madrugada da última quarta-feira (7), bandidos armados com fuzis de grosso calibre explodiram dois bancos e arrombaram duas lojas no centro de Chapadão do Sul. Os criminosos, em duas caminhonetes, chegaram a atirar perto do batalhão da Polícia Militar, como forma de intimidar os policiais enquanto comparsas saqueavam caixas eletrônicos. Esta modalidade de roubo é conhecida novo cangaço, por conta do modo como a ação é executada.

Interior

Homem que matou ex com tiro na cabeça é condenado a 27 anos de prisão

O crime aconteceu em 2021, no município de Nova Alvorada do Sul, após o autor do crime não aceitar o fim do relacionamento.

20/09/2024 15h03

Marcos Bezerra de Melo, de 46 anos, foi condenado a 27 anos de prisão

Marcos Bezerra de Melo, de 46 anos, foi condenado a 27 anos de prisão Alvorada Informa/ Divulgação

Continue Lendo...

Marcos Bezerra de Melo, de 46 anos, foi condenado a 27 anos de prisão por assassinar a tiros a cabeleireira Jackeline Aparecida de Souza Galvão, de 37 anos. O crime ocorreu em dezembro de 2021, no município de Nova Alvorada do Sul, a 207 quilômetros de Campo Grande. O julgamento considerou a gravidade do ato, resultando na sentença por homicídio qualificado.

A vítima foi assassinada a tiros após o autor do crime não aceitar o fim do relacionamento

Meses após o crime, Marcos Bezerra foi encontrado em 2023 na cidade paraguaia de Ciudad del Este, após ser abordado por policiais ao entrar no país usando documento falso.

O autor do crime foi submetido ao Tribunal do Júri pelo caso de feminicídio e recebeu a pena de 27 anos de prisão.

Crime: Em 12 de dezembro de 2021, segundo as investigações, o autor do crime não aceitava o fim do relacionamento com a vítima. Durante uma discussão, Marcos atirou em Jackeline e tentou disparar contra o filho dela, de 10 anos. No entanto, a filha mais velha, de 20 anos, entrou na frente da criança e foi atingida no braço.

Gravemente ferida, Jackeline foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A jovem se recuperou do ferimento.

Durante as investigações, o advogado do suspeito afirmou que o autor se apresentaria na delegacia, mas isso não aconteceu.

Em janeiro do ano passado, a Polícia Civil obteve indícios de que Marcos estaria no Paraguai e emitiu um mandado de prisão que estava em aberto. Após meses de investigação, o autor do crime foi detido pela Polícia Nacional ao entrar no Paraguai utilizando um documento falso.

 

*Informações do Alvorada Informa 

 

Assine o Correio do Estado.

 

 

Interior

Grave acidente na BR-262 deixa uma pessoa morta e outra gravemente ferida

Segundo informações de testemunhas, as vítimas estavam a caminho do trabalho no momento do acidente. Algumas ferramentas foram encontradas no veículo, indicando que se dirigiam a uma atividade profissional. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil

20/09/2024 14h35

Veículo ficou completamente destruído

Veículo ficou completamente destruído Fotos: O Pantaneiro

Continue Lendo...

Valmir Salustiano, de 49 anos, perdeu a vida em um acidente na BR-262, no município de Miranda, a 207 quilômetros de Campo Grande. O veículo em que ele estava saiu da pista e colidiu com árvores às margens da rodovia. Outro ocupante do carro ficou gravemente ferido e foi encaminhado ao hospital para tratamento. 

As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas pela Polícia Civil.  

Segundo informações de familiares, as vítimas estavam a caminho do trabalho. No veículo, os policiais encontraram ferramentas de serviço. 

Valdir morreu no local, preso nas ferragens, após o acidente na BR-262. O passageiro, identificado como Carlos Alberto Darvalho, foi encaminhado ao hospital em estado grave e necessitou ser transferido para Campo Grande devido aos ferimentos. Ele permanece em observação. As autoridades estão investigando as circunstâncias do acidente.

O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil de Miranda.  

 

Outro acidente com morte 

Na noite de ontem (19), um motociclista morreu em um acidente envolvendo a moto e um carro no bairro Jardim Tarumã, em Campo Grande.

Ela foi identificada como Michele Bernardo de Oliveira, de 39 anos.

Segundo o Boletim de Ocorrência, quem acionou a polícia foi a condutora do veículo, um Fiat Mobi, que trafegava na avenida Nasri Siufi, no sentido sul-norte. Na mesma via, mas no sentido contrário, trafegava a moto Honda Fan.

A autora disse à polícia que no cruzamento da Av Nasri Siufi com a Rua Polônia/Rua Cachoeira do Campo - logradouro muda de nome naquele ponto - foi fazer a conversão à esquerda para entrar na Rua Cachoeira do Campo, momento em que houve a colisão.
 

*Informações do jornal O Pantaneiro

Assine o Correio do Estado.

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).