Cidades

SES

Em 9 meses, MS tem 5 vezes mais casos de Chikungunya que em todo ano de 2024

Desde janeiro, já foram confirmados mais de 7 mil casos da doença e 16 óbitos

Continue lendo...

De janeiro a setembro, Mato Grosso do Sul já registrou 13.480 casos prováveis de Chikungunya, sendo 7.384 casos confirmados. 

Esse número é quase cinco vezes maior que o número de casos total registrado em 2024, que foi de 2.766, que era, até então, o maior número da série histórica, que iniciou em 2015 com a contagem dos casos da doença. 

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Chikungunya divulgado nesta quarta-feira (24), dos 79 municípios do Estado, 43 estão classificados como alta incidência de casos, com números acima de 300 casos por 100 mil habitantes. 

O município Glória de Dourados é o que tem maior taxa de incidência, onde foram registrados 687 casos prováveis para uma população de 10.444 habitantes, com uma incidência de 6.577,9 casos por 100 mil habitantes. 

Maracaju foi a cidade em que mais foram registrados casos da doença no Estado: 1.954

Desde o início do ano, foram confirmados 16 óbitos pela doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 13.298 casos prováveis de dengue, sendo 8.095 casos confirmados em 2025, de acordo com o Boletim Epidemiológico apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (24). 

De acordo com o documento, foram registradas 16 mortes confirmadas no Estado em virtude da doença e outras 7 estão em investigação. 

Nos últimos 14 dias, os municípios de Bodoquena, Nioaque, Cassilândia, Bela Vista, Ribas do Rio Pardo e Aquidauana registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande.

Entre as vítimas, 6 delas possuíam algum tipo de comorbidade. 

Dos 79 municípios de MS, 49 estão em áreas de alta incidência de casos, sendo Figueirão o município com maior número, sendo 245 casos prováveis para uma população de 3.539 habitantes, o que dá uma incidência de 6.922,9 casos a cada 100 mil habitantes. 

Vacina

No Estado, das 241.030 doses recebidas pelo Governo Federal, já foram aplicadas 188.875

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Campo grande

Jabuti do Bioparque 'quase' aposta no Brasil em jogo contra a Noruega; vídeo

Animal foi colocado para escolher dois espetos com pepino, mamão e melão, sendo um com a bandeira do Brasil e outro com a bandeira da Noruega; veja qual ele escolheu

05/07/2026 15h00

Jabuti decide entre Brasil x Noruega

Jabuti decide entre Brasil x Noruega DIVULGAÇÃO/Instagram

Continue Lendo...

Em dia de jogo do Brasil, até os animais do Bioparque Pantanal entraram no clima.

Um jabuti foi colocado para escolher dois espetos com pepino, mamão e melão, sendo um com a bandeira do Brasil e outro com a bandeira da Noruega.

De início, o animal foi direto no espeto da Noruega e ignorou o Brasil. Mas, os servidores do Bioparque retiraram, de propósito, todos as hortaliças do espeto da Noruega.

Com isso, só sobraria a Seleção Brasileira para o jabuti escolher. Em seguida, o animal foi até o espeto do Brasil e comeu o pepino, mamão e melão.

O vídeo divertiu a internet e viralizou nas redes sociais. Veja:

previsão do tempo

De 8°C a 32°C: veja como o tempo muda em Mato Grosso do Sul nesta semana

Semana será de extremos no Estado, com amplitude térmica chegando a 15ºC em algumas regiões

05/07/2026 14h30

MS tem grande amplitude térmica durante a semana, com passagem de mini frente fria

MS tem grande amplitude térmica durante a semana, com passagem de mini frente fria FOTO: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul deve ter uma semana de extremos nas temperaturas, com mínimas chegando a 10ºC e máximas ultrapassando os 30ºC. 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica deve favorecer o clima mais seco no Estado, fator que já vem sendo observado desde a última semana, com valores entre 20% e 40%. 

As temperaturas aumentam gradativamente até a segunda-feira (6), com mínimas entre 12ºC e 14ºC e máximas variando entre 28ºC e 32ºC, causando uma combinação de manhãs mais frias e tardes quentes. Essa variação pode resultar em uma elevada amplitude térmica, que é a diferença entre a temperatura mínima e máxima durante o dia, podendo superar 15ºC em algumas localidades. 

Entre a terça-feira (7) e a quarta-feira (8), uma nova frente fria deve avançar, especialmente na região centro-sul do Estado, onde as mínimas podem atingir 7ºC, voltando a causar grande amplitude térmica. 

Mesmo com baixa probabilidade de chuva durante a passagem da frente fria, não são descartadas chances de pancadas isoladas e de fraca intensidade, com baixos acumulados. 

Em Campo Grande, a "mini frente fria" derruba a máxima para 24ºC na terça-feira e mínima de 15ºC, com sol e muitas nuvens durante o dia e noite limpa. 

A partir de quarta-feira (8), as temperaturas aumentam gradualmente, com máxima de 26ºC e muitas nuvens. Na quinta-feira (9), a máxima sobe para 29ºC, chegando a 30ºC no próximo sábado. Não chove na Capital durante a semana. 

Já em Ponta Porã, as temperaturas começam a cair já a partir de segunda-feira, com as máximas chegando a 21ºC. Na terça-feira, as mínimas esperadas são de 10ºC e máximas até 20ºC, com céu nublado e nevoeiro ao amanhecer. 

Durante a madrugada de quarta-feira (8), a temperatura chega a 8ºC na cidade. Mesmo o dia iniciando com sol, a nebulosidade aumenta no decorrer da tarde. Até sexta-feira (10), as máximas sobem para 28ºC e só é esperada chuva no próximo final de semana. 

As mesmas condições são esperadas em Ivinhema, com mínimas de 9ºC na quarta-feira (8) e chuvas a partir do próximo sábado. 

No outro extremo do Estado, a semana começa com temperaturas altas, com as máximas chegando a 28ºC nesta segunda-feira (6). A mini frente fria derruba as temperaturas para 25ºC na terça-feira em um dia de céu nublado. 

A partir de quarta-feira, as temperaturas voltam a subir, chegando a 33ºC até sexta-feira (10). Não são esperadas chuvas. 

Na região do Bolsão, em Três Lagoas, a máxima de terça-feira chega a 24ºC, subindo gradativamente até a sexta-feira, onde alcança 33ºC. A nebulosidade também varia, mas as chances de chuva rápida só aparecem no próximo domingo (12).

Em Corumbá, a máxima desta segunda-feira é de 21ºC, em um dia de muitas nuvens. Na terça-feira, a mínima chega a 12ºC e as máximas não passam de 20ºC. A partir de quarta-feira, as temperaturas aumentam, chegando a 32ºC até o final da semana. São esperadas pancadas de chuva apenas no sabado.

Inverno

O inverno começou no dia 22 de junho e deve ser marcados por ondas de calor, influenciadas pelo super-El Niño, e chuvas um pouco acima da média, mas ainda com longos períodos de seca.

A estação segue até dia 22 de setembro e, de acordo com dados do Cemtec, apresenta os menores índices pluviométricos do ano no Estado, ou seja, é o período conhecido como estiagem. Ainda por causa disso, também se observam baixos índices de umidade relativa do ar.

Conforme reportagem do Correio do Estado, mesmo que a estação seja conhecida por período mais frios, em Mato Grosso do Sul a situação é diferente, já que a tendência climática indica temperaturas próximas ou ligeiramente acima da média histórica, que geralmente varia de 24°C a 26°C em grande parte do Estado.

Ainda de acordo com o Cemtec-MS, “esse cenário pode gerar impactos sobre os setores agropecuário, hídrico, energético e de saúde pública, reforçando a necessidade de monitoramento meteorológico contínuo”.

O centro meteorológico reforçou que o El Niño deve se intensificar no segundo semestre deste ano em Mato Grosso do Sul, contribuindo para a ocorrência de ondas de calor mais frequentes e intensas e para períodos prolongados de temperaturas acima da média.

São esperadas três frentes frias no País durante o inverno: uma que já aconteceu no final do mês de junho, esta prevista para o início de julho e, possivelmente, mais uma até o final do mês. Mesmo assim, a tendência da estação é de ser quente e seca. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).