Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

MULTIVACINAÇÃO

Campanha de vacinação termina hoje e apenas nove municípios atingem meta em MS

Na Capital, o Shopping Bosque dos Ipês realiza vacinação até este domingo (01)
31/10/2020 09:30 - Alicia Miyashiro


Com a Campanha de Multivacinação terminando hoje (31), apenas 9 municípios de Mato Grosso do Sul, atingiram a meta de forma individual, sendo estes: Angélica, Antônio João, Eldorado, Jatei, Ivinhema, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul, Selvíria e Paraíso das Águas.  

Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde, até essa sexta-feira, havia 48,28% de cobertura vacinal, com 77 439 mil doses aplicadas contra poliomielite no Estado, lembrando que a meta prevista era imunizar 160 mil crianças.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explica que Mato Grosso do Sul, apesar dos incrementos nos últimos dias, está aquém das expectativas para essa Campanha. “Solicitamos empenho de todos que ainda não atingiram a meta para que possamos melhorar a cobertura vacinal da Poliomielite e atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes”.

Dourados, Bodoquena, Campo Grande e Corguinho, não conseguiram atingir a meta prevista de 30% de cobertura vacinal, entre os municípios que alcançaram entre 30 e 60% da cobertura, estão: Água Clara, Fátima do Sul, Coxim, Sidrolândia, Santa Rita do Pardo, Maracaju, Jardim, Anastácio, Ribas do Rio Pardo, Juti, Bela Vista, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Três Lagoas, Miranda, Jaraguari, Sonora, Aral Moreira, Dois Irmãos do Buriti e Nova Andradina.

De acordo com a Gerente Técnica de Imunização, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, o coronavírus mudou a rotina de muitos pais, fazendo-os com que não conseguissem vacinar seus filhos.  

“Pedimos aos pais que procurem as unidades de saúde. Todos os protocolos de segurança recomendados pela SES e pelo Ministério da Saúde serão seguidos para minimizar o risco de infecção pelo coronavírus”, relatou.

Todas as 71 unidades de saúde das 79 cidades do Estado, foram abastecidas com as vacinas. O Ministério da Saúde não prorrogará a campanha de multivacinação, “solicitamos que continuem com esforços nesta reta final para avançar nas coberturas vacinais. Os municípios com estoques de vacina disponíveis tem autonomia para continuidade da campanha, visto que iremos manter o site aberto para registro até o dia 30 de novembro”, informou o secretário Geraldo Resende.

Aos moradores de Campo Grande que quiserem aproveitar o feriado, o Shopping Bosque dos Ipês, estará realizando a vacinação neste sábado (31), e domingo (01), das 11 às 20h. Os documentos que devem estar em mãos são: caderneta de vacinação, documento de identificação, e cartão do SUS.

Veja quais são as vacinas disponíveis:

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes.  

Vacinas disponibilizadas para crianças: BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP — inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP — atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*) vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Vacinas disponibilizadas para adolescentes: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23) vacina indicada para população indígena.

 
 

Felpuda


Racha em entidade religiosa teve péssimas consequências eleitorais na disputa por vagas na Câmara Municipal de Campo Grande.

O quiproquó, também, digamos, com nuance familiar, provocou estragos da-que-les.

Aí, como consequências, fez com que quem está não conseguisse votos suficientes para permanecer em 2021-2024 e quem estava fora tentando retornar ficasse à beira do caminho. 

Como se vê...