Cidades

EDUCAÇÃO

Enem 2024: disponível resultado de pedidos de atendimento especial

Continue lendo...

Os resultados dos recursos dos candidatos que solicitaram atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Os inscritos devem verificar se a solicitação foi aceita na Página do Participante do Enem, utilizando o login único do portal Gov.br. As provas do Enem 2024 estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, e a divulgação do resultado final está programada para o dia 13 de janeiro de 2025. 

O Ministério da Educação (MEC) está considerando a possibilidade de aplicar as provas em uma nova data para os participantes do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública provocada pelas chuvas intensas nos meses de abril e maio.

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep assegura atendimento especializado e diversos recursos de acessibilidade aos participantes que comprovem a necessidade. Segundo o edital do Enem 2024, os participantes que necessitam de atendimento especializado deviam informar a condição que motivou a solicitação no momento da inscrição, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gravidez, lactação, idade avançada ou internação para tratamento de saúde.

As solicitações não contemplam participantes que estiverem internados para partos, cirurgias ou tratamentos esporádicos durante as datas de aplicação das provas.

 Para os participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular ou outras condições específicas, é permitido o acompanhamento por cão-guia e o uso de materiais próprios, como máquina de escrever em braile, óculos especiais, lupa, luminária e tábuas de apoio. Esses recursos serão vistoriados pelo chefe de sala onde a prova será aplicada.

Os participantes com deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira devem indicar o uso de aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição. As lactantes precisam levar um acompanhante adulto que ficará responsável pela guarda da criança durante a amamentação nos dias do exame. 

A entrada do acompanhante e da criança não será permitida após o fechamento dos portões, e eles devem entrar no horário regular dos demais candidatos. A participante lactante não pode ter acesso à sala de provas com a criança, e qualquer contato com o acompanhante deve ser presenciado por um fiscal.

Enem

O Enem, instituído em 1998, avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. O exame abrange provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, totalizando 180 questões objetivas, além de uma redação dissertativa-argumentativa. O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). As notas do Enem também são aceitas em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal com convênios com o Inep.

Orientações

O portal do Inep conta com um site com as principais orientações para os participantes do Enem.

Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.

*Com informações da Agência Brasil 

Cidades

Peão sofre grave acidente ao cair de touro durante rodeio em MS

Acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (4); homem teve fratura facial e está internado

05/04/2025 16h00

Peão sofre grave acidente ao cair de touro durante rodeio em MS

Peão sofre grave acidente ao cair de touro durante rodeio em MS Reprodução - TL Notícias

Continue Lendo...

Um peão identificado como Johanderson Britto, representante da cidade de Teodoro Sampaio (SP), sofreu um grave acidente durante uma montaria na noite desta sexta-feira (4), na Festa do Peão de Inocência, município localizado a 337 km de Campo Grande. As informações são do portal TL Notícias.

Durante a apresentação, Johanderson foi violentamente atingido pela cabeça do touro e caiu já desacordado dentro da arena. O competidor foi socorrido imediatamente pela equipe de emergência do rodeio.

Ainda inconsciente, foi encaminhado inicialmente ao hospital de Inocência. Porém, devido à gravidade do impacto, precisou ser transferido com urgência ao Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas.

Segundo informações preliminares obtidas pelo TL Notícias, Johanderson sofreu fratura facial e foi sedado por recomendação médica. Apesar da gravidade, ele passou a noite estável, sem alterações clínicas.

Em uma publicação nas redes sociais, a mãe de Johanderson pediu orações e agradeceu o apoio que tem recebido:

"Estamos em orações para sua rápida recuperação. Que Deus esteja com ele e com toda a equipe médica."

Veja o vídeo: 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Construtora é suspeita de extrair basalto sem licença ambiental em MS

Caso sejam confirmadas as infrações, a empresa poderá ser responsabilizada pela extração ilegal e por eventuais danos ao meio ambiente

05/04/2025 14h30

Construtora é suspeita de extrair basalto sem licença ambiental em MS

Construtora é suspeita de extrair basalto sem licença ambiental em MS Divulgação

Continue Lendo...

Uma construtora é suspeita de realizar a extração e pesquisa de basalto sem as devidas licenças ambientais no município de Deodápolis - localizado a 264km de Campo Grande. Diante da possível irregularidade, o Ministério Público do Estado (MPMS) instaurou um inquérito civil para apurar o caso e investigar se houve dano ambiental.

Segundo a portaria que deu origem ao procedimento, a empresa possui alvará da Agência Nacional de Mineração (ANM) para a pesquisa e exploração do minério. No entanto, a legislação ambiental brasileira exige, além da autorização da ANM, o licenciamento ambiental específico para esse tipo de atividade o que pode não ter sido obtido pela construtora.

Diante destes fatos, o MPMS encaminhou ofícios à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e à Polícia Civil de Deodápolis, solicitando diligências no local da extração. As equipes devem verificar se a atividade está sendo realizada de forma irregular, sem a documentação ambiental necessária.

Após a conclusão das diligências e a análise dos documentos reunidos, o Ministério Público decidirá quais medidas tomar. Caso sejam confirmadas as infrações, a empresa poderá ser responsabilizada pela extração ilegal de basalto e por eventuais danos ao meio ambiente.

O que diz a lei ?

De acordo com o art.10 da Lei nº 6.938/1981 Política Nacional do Meio Ambiente, 'atividades modificadoras do meio ambiente estão sujeitas a licenciamento ambiental prévio'. Esse licenciamento deve ser feito junto ao órgão ambiental competente (municipal, estadual ou federal, dependendo do impacto).

Já o Código de Mineração (Decreto-Lei nº 227/1967) e normas da Agência Nacional de Mineração (ANM) diz que a instituição pode conceder alvarás de pesquisa e autorizações de lavra, mas isso não substitui o licenciamento ambiental.

O empreendedor precisa da licença ambiental emitida pelo órgão ambiental estadual - como é o caso do IMASUL, em MS - antes de iniciar a operação.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).