Após cerca de 6 mil redações receberem nota zero na redação do vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 2024 (UFMS), aplicado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Cultura (Fapec), a instituição se cala e não dá esclarecimentos sobre o ocorrido.
Diante do grande número, o Correio do Estado solicitou explicações à instituição, que até a publicação deste texto não se manifestou, após 24 horas de espera.
Entre os questionamentos, a reportagem perguntou sobre a possibilidade de, diante do grande número de redações zeradas, a Fapec reconhecer que tenha ocorrido um erro da própria instituição.
Também perguntamos sobre a chance de cancelar esta etapa das provas na soma do resultado final, questionamento que também não foi respondido.
Até a data de hoje (16), o que se sabe é que 1.169 estudantes entraram com recurso para contestar o resultado.
Entenda o caso
Ano após ano a Fapec é alvo de críticas acerca do rigor na aplicação e correção de seus vestibulares.
Neste ano, a cada fase do vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) um problema novo aparece.
Primeiramente, em dezembro do ano passado, dezenas de estudantes e educadores ocuparam o auditório da Câmara de Vereadores em protesto contra a instituição, após uma série de erros na elaboração das provas dos vestibulares da UFMS da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul).
A manifestação aconteceu em meio ao período de provas da UFMS, que atraiu quase 45 mil inscritos no fim do ano.
Levantamento feito por um grupo organizado de professores de cursos preparatórios para vestibular mostra que, em seis anos de aplicação da prova da UFMS (edições de 2018 até 2023), 22 questões foram anuladas pela Fapec, por apresentarem erros na elaboração.
Neste ano, as provas do vestibular UFMS 2024 foram aplicadas no dia 3 de dezembro e, segundo o grupo de professores, pelo menos uma dezena de questões apresentavam erros.
Agora, em resultado divulgado em janeiro, a Fapec deu zero a 6 mil redações. Esse resultado indica que cerca de 50% dos candidatos, dos 12,5 mil inscritos, teriam zerado a redação no dia 3 de dezembro.
Além das notas zeradas de 6 mil concorrentes, nenhum candidato conseguiu nota máxima.


om o impacto da batida, carro foi parar às margens da rodovia (Foto: Divulgação / Bombeiros)


