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Festival de paraquedismo é opção para amantes de esportes radicais em Campo Grande

Entre os dias 21 e 23 de dezembro, o Aeroporto Teruel recebe mais uma etapa Programa Nacional de Paraquedismo

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Os amantes de esportes radicais terão a oportunidade de curtir a aventura com salto de paraquedas, durante o Festival de Paraquedismo, no aeroporto de Teruel, na BR-163, em Campo Grande.

A aventura faz parte do Programa Nacional de Paraquedismo, que cumprirá agenda na Cidade Morena nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, para fechar o mês (com todo perdão do trocadilho) nas alturas.

Organizado pela equipe Sky Radical, de Boituva, interior de São Paulo, o evento irá proporcionar aos praticantes saltos com equipamentos de última geração.

O lançamento será feito por uma aeronave turboélice, com capacidade para até 15 paraquedistas por decolagem. Mas atenção: é preciso realizar inscrição para participar.

A estimativa da equipe é de que pelo menos 80 pessoas participem desta etapa, entre atletas paraquedistas e iniciantes que queiram sentir a adrenalina como passageiros em um salto duplo.

No salto duplo, o participante fica acoplado ao paraquedista. Assim, mesmo que a pessoa não possua experiência, ela pode saltar com um instrutor responsável.

Para se ter uma ideia, a queda livre alcança uma velocidade aproximada de 200 km/h. Em seguida, quando o paraquedas se abre, a sensação do voo com sobrevoo de baixa velocidade causa diferentes emoções, sem contar a vista aérea da região.

Cabe ressaltar que, conforme explicou a equipe, o paraquedismo é um esporte de risco controlado, que trabalha com a segurança em primeiro lugar. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos no país.

No salto, terão atletas de diversas modalidades, como o ‘swoop’, um estilo de pouso de velocidade em que o praticante utiliza um paraquedas de alta performance.

Ainda há paraquedistas que realizam manobras em queda livre, o que proporciona troca de técnicas entre os praticantes.

Tratando-se de experiência, o recordista mundial Paulo Assis abre o evento sendo o primeiro a saltar.

Nunca saltou?


A pessoa que deseja ter a experiência de salto de paraquedas deve optar pelo salto duplo, em que fica preso embaixo do paraquedista.

Restrições

 

  • Idade mínima: 10 anos;
  • Peso máximo: 120 kg;
  • O salto não é recomendado para gestantes.

No caso de pessoas com deficiência (PCD), a equipe ressalta que existem situações em que nem todos conseguem saltar. Contudo, existem vários registros de saltos com pessoas que utilizam cadeira de rodas, pessoas com deficiência visual, auditiva, entre outras.

Menores de 18 anos que queiram saltar devem apresentar um documento de autorização assinado pelo responsável.

“A sensação registrada nos depoimentos é sempre de liberdade, somada ao bem-estar da autoestima, pelo desafio cumprido e descarga de adrenalina”, explica a equipe.

Imagem Divulgação

Experiência


A duração do salto é de aproximadamente 15 minutos de voo até que a aeronave alcance a altura de 12 mil pés, o que equivale a 3.500 metros do solo. A primeira parte do salto (queda livre) está estimada em 50 segundos, e a segunda parte (com o paraquedas aberto) do sobrevoo dura 5 minutos.

Alimentando o feed


Como é mais divertido dividir as experiências com amigos, o registro está garantido por meio de fotos capturadas com câmeras de alta qualidade que registram momentos da queda livre.

Como participar


Aqueles que desejam saltar pela primeira vez podem entrar em contato por meio do WhatsApp (11) 93053-9087 ou e-mail [email protected]. É importante informar que se trata do primeiro salto, neste caso a pessoa deve informar que irá participar da aventura como “passageiro de um salto duplo”, acompanhado pelo instrutor.

Antes do salto, os participantes passam por uma instrução de como proceder, com duração de 15 minutos.

O custo para praticar o esporte varia de R$ 890,00 a R$ 1.080,00, caso a pessoa deseje fazer o registro de imagens.

Antes de chegar à Cidade Morena, o Programa Nacional de Paraquedismo passou pelos seguintes locais:

  • Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF);
  • Uberlândia (MG);
  • Aeródromo José Gilberto Pannunzio, Varginha (MG);
  • Aeroporto de Varginha, Alfenas (MG);
  • Aeroporto de Alfenas, Poços de Caldas (MG);
  • Aeroporto de Poços de Caldas (MG);
  • Rio Preto e região no Aeroclube de Ibirá, Franca (SP);
  • Aeroporto de Franca Pindamonhangaba (SP);
  • Aeroclube de Pindamonhangaba, entre outras etapas.

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Campo Grande

Entenda o que muda com aprovação da reforma administrativa em Campo Grande

Proposta impacta diretamente nas atribuições das secretarias municipais

11/12/2024 17h28

Projeto foi votado em sessão extraordinária nesta quarta-feira (11)

Projeto foi votado em sessão extraordinária nesta quarta-feira (11) - Paulo Ribas/Correio do Estado

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O Projeto de Lei nº 41 do Executivo Municipal, que propõe uma reforma administrativa na Prefeitura de Campo Grande, foi votado em sessão extraordiária na manhã desta quarta-feira (11). Mesmo sob protestos de manifestantes contrários à proposta, a reforma foi aprovada por 25 votos de vereadores favoráveis e apenas dois contrários. Contudo, você sabe quais mudanças o Projeto de Lei acarretará na prática?

A reforma impactará nas atribuições das secretarias municipais, que sofrerão extinções, readequações e novas criações. 

Segundo a proposta, a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais ficará responsável pela Fundação Municipal de Esportes e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

A Secretaria Especial da Casa Civil ficará a cargo da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, além da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos.

Além disso, a mudança acarretará na criação das três secretarias executivas (Cultura, Juventude e Mulheres), e no fim da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur). Esta, deverá ser anexada à Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio.

Outro ponto relevante é a separação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). A Cultura, que antes seria anexada à Secretaria Municipal de Educação, será incorporada à Secretaria Municipal de Governo.

Já Turismo ficará dentro de nova pasta a ser criada: a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Fiscalização Urbana.

Confira todas as atualizações da reforma:

Se mantém

  • Secretaria de Governo e Relações Institucionais;
  • Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social;
  • Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos;
  • Secretaria de Educação;
  • Secretaria de Saúde;
  • Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Será criada uma nova secretaria

  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Fiscalização Urbana;
  • Secretaria Especial da Casa Civil;
  • Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas;
  • Secretaria Especial Licitações e Contratos;
  • Secretaria Especial de Articulação Regional;

Já existentes, porém sofrerão mudanças

  • Secretaria de Fazenda (anteriormente era a Secretaria de Finanças e Planejamento)
  • Secretaria de Administração e Inovação (anteriormente era Secretaria de Gestão);
  • Secretaria de Assistência Social, Mulher e Cidadania (anteriormente era Secretaria de Assistência Social);

Serão extintas

  • Secretaria Municipal de Cultura e Turismo;
  • Secretaria Municipal da Juventude;
  • Secretaria de Inovação, Desenvolvimento e Agronegócio;

Projeto foi votado em sessão extraordinária nesta quarta-feira (11)Protestos marcaram o primeiro dia de votação da reforma administrativa em Campo Grande - Paulo Ribas/Correio do Estado

Em meio a protestos, Câmara aprova reforma administrativa por 25 a 2

Nem os protestos que resultaram no cancelamento da sessão da última terça-feira (10) conseguiram evitar a aprovação Projeto de Lei nº 41, de 4 de dezembro de 2024, do Executivo, que propõe uma reforma administrativa na Prefeitura de Campo Grande.

A proposta foi votada durante sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (11), e teve 25 vereadores favoráveis e dois contrários. Apenas Luiza Ribeiro (PT) e Prof. André Luis (PRD) votaram "não".

Antes da votação da reforma administrativa, foram votadas emendas. Quatro delas eram a favor da manutenção das secretarias de Juventude, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo, e da subsecretaria de Políticas para a Mulher.

Elas foram apresentadas pela vereadora Luiza Ribeiro, e tinham como objetivo atender às reivindicações que preencheram a Câmara Municipal na manhã de ontem, quando a sessão precisou ser suspensa por falta de energia elétrica na Casa de Leis. No entanto, as matérias em questão não foram aprovadas.

Posteriormente, foram aprovadas com unanimidade emendas que determinam que qualquer modificação no orçamento do próximo ano, que estavam destinadas às secretarias que estão sendo dissolvidas, sejam feitas a partir de lei municipal, e não decreto, como previa o projeto.

Cidades

Mulheres podem se alistar nas Forças Armadas em três cidades de MS

O processo seletivo incluirá entrevista, testes de saúde e físicos; o treinamento físico também será equivalente ao masculino, seguindo a métrica específica para cada Força

11/12/2024 16h28

Mulheres podem se alistar nas Forças Armadas em três cidades de MS

Mulheres podem se alistar nas Forças Armadas em três cidades de MS Foto: Centro de Comunicação Social do Exército

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De 1º de janeiro até 30 de junho, mulheres que completarem 18 anos em 2025 poderão realizar, de forma voluntária, o alistamento militar. O alistamento estará disponível em três cidades de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Corumbá e Ladário. A iniciativa, pioneira nas Forças Armadas, ofertará, inicialmente, 1.465 vagas, sendo 1.010 para o Exercito, 155 para a Marinha e 300 para a Aeronáutica. 

As candidatas poderão se alistar de forma totalmente online ou presencial em uma Junta de Serviço Militar, aquelas que se interessarem, devem apresentar documentos como certidão de nascimento, comprovante de residência, identidade ou carteira de trabalho e documento com foto. 

São critérios para o alistamento possuir residência em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação  e completar 18 anos em 2025 (nascidas em 2007). 

Ao todo são 28 municípios em 13 estados: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).

Mulheres podem se alistar nas Forças Armadas em três cidades de MS

Seleção

O processo seletivo incluirá entrevista, testes de saúde e físicos. Nesse momento, a candidata escolherá a Força que pretende integrar. Cabe ressaltar que será levada em conta a aptidão dela para o cargo e a disponibilidade de vaga.

No serviço militar, não haverá distinção entre homens e mulheres, que terão os mesmos direitos e deveres, assim como passarão por cursos de capacitação profissional em áreas distintas, oferecidos pelo Projeto Soldado Cidadão.

O treinamento físico também será equivalente ao masculino, seguindo a métrica específica para cada Força.

Divisão por Força

  • Mulheres na Marinha serão marinheiros-recrutas;
  • No Exército, serão soldados;
  • Na Força Aérea, serão soldados de segunda classe.
  • Tempo de carreira

O serviço militar tem duração de 12 meses, podendo ser estendido anualmente, com a possibilidade de chegar a até 8 anos — desde que as duas partes concordem.

Durante o período de serviço à pátria, as militares receberão os mesmos benefícios que os homens, como:

  • remuneração;
  • auxílio-alimentação;
  • licença maternidade;
  • contagem de tempo para aposentadoria.
  • Tempo de serviço.

Concluído o período de serviço, as militares receberão o Certificado de Reservista e a Certidão de Tempo de Serviço.

No período de reserva, devem se apresentar anualmente por cinco anos após o licenciamento, para que o cadastro no banco de dados dos reservistas permaneça atualizado.

É importante ressaltar que, caso haja necessidade, elas serão convocadas juntamente com os homens, seguindo o que está regulamentado pela Lei do Serviço Militar.

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