Cidades

DIA DE SANTO ANTÔNIO

Fiéis formaram fila antes das 6h00 para pedir por um casamento e encontrar uma aliança no bolo

Além de rezar por matrimônio, devotos foram à Catedral agradecer pelas bênçãos alcançadas

Continue lendo...

Neste dia de Santo Antônio a fila de fiéis que foram em busca de um pedaço do tradicional bolo que marca a data em Campo Grande já estava longa antes das 6h00. Fiéis de todos os cantos da cidade foram à Catedral, que leva o nome do padroeiro da cidade, pedir as bênçãos divinas e, lógico, tentar encontrar uma das mil alianças e ter um final feliz com alguém. 

A fama de Casamenteiro que o santo tem, incentivou Aline Tavares, de 38 anos, a buscar  pela intercessão do santo para conseguir um namorado. Ela, que diz já ter feito até promessa para namorar, contou que agora entregou nas mãos do santo seu pedido. 

"É a primeira vez que eu venho aqui. Pedi um namorado e ele disse que manda", afirmou a autônoma que, apesar de levar cinco potinhos de bolo, afirmou que apenas um é para ela e tem certeza que este será o sorteado com o anel. 

"A gente compra para ajudar a igreja também, mas em primeiro lugar vem o pedido por um namorado", destaca. 

Provando que não existe idade para amar, quem também estava em busca de um marido é Célia da Silva, que é viúva há mais de 40 anos e compra o bolo pela terceira vez na fé de ter um companheiro para aproveitar a vida. 

"A gente sempre tem que tentar, né? Eu sou viúva há tantos anos, mas é o terceiro que venho aqui comer o bolo", contou. 

Prova de que aquele dito popular o qual diz que "quem pede com fé, atendido é", Taiane Resende, de 30 anos, hoje trabalha na equipe de distribuição do bolo como forma de expressar sua gratidão ao santo. 

Ao Correio do Estado, a engenheira civil, conta que por intercessão divina seu namoro, que durava mais de oito anos, finalmente se tornou em noivado após encontrar duas alianças no bolo de Santo Antônio no ano passado. 

"Eu namorava há quase oito anos e no final da Missa, dei uma conversada ali no pé de Santo Antônio e falei que se fosse do agrado de Deus que acontecesse o casamento ou, senão, que cada um fosse para o seu lado porque eu queria casar", lembrou, relevando que está com casamento marcado para outubro deste ano. 

Porém, nem todos que vão à Catedral estão em busca de um amor, pois, há quem vai apenas para pedir que as bênçãos divinas recaiam sobre aqueles que amam, seja familiares ou amigos. 

Mesmo sem chegar a tempo para adquirir um convite para o bolo, Maria Cândida dos Santos, de 85 anos, não desanimou com a festa e permaneceu na Catedral para pedir a intercessão divina na vida de sua família 

Com um sorriso no rosto, a aposentada conta que há seis anos sai de sua casa do bairro José Abrahão e vai até o local para comer o bolo e pedir a intercessão do santo.

"Eu vim ônibus comprar o bolo, mas o convite acabou. Eu já fui atendida por Ele quando pedi para minha família ser feliz. Mesmo sem o bolo, fica a alegria de ter vindo.", afirma, acrescentando que está transmitindo sua devoção para sua filha, que também já é fiel ao santo aos 14 anos de idade. 

De acordo com o pároco da Catedral, Wagner Divino de Souza, esse ano, o evento reuniu 200 voluntários, que participaram da organização, confecção do bolo, venda dos convites e atendimentos dos fiéis que chegavam aos montes para retirar seu pedaço de bolo. 

Entre essas pessoas está Fernanda Matos,  de 50 anos, que estava a postos para a entrega do bolo na fila formada por carros desde às 7h00 da manhã, embora a fila tenha se formado antes mesmo das 6h00. 

"Ficamos emocionados de ver porque mesmo com a chuva e com o frio as pessoas vieram e já estavam na fila às 5h30. Vi uma senhora que veio a pé, de guarda-chuva e estava na fila esperando". 

A advogada faz parte da comunidade da Catedral há cinco anos e desde então dá o seu tempo como voluntária na confecção e distribuição dos bolos. 

"É uma alegria porque é uma tradição da nossa cidade e da nossa comunidade e ver o olhar de fé das pessoas, com devoção e agradecimento pelas graças que ele intercede é muito gratificante trabalhar aqui", afirmou

Ao Correio do Estado, o padre reforçou que não é apenas a fama de casamenteiro do santo que atrai seus devotos, mas os fiéis também o buscam por ser um exemplo de vivência com Deus, o que dá um sentido muito maior para tudo o que foi realizado. 

"Em todos os anos que realizamos esse trabalho as pessoas têm sido agraciadas. De fato, quem tem buscado casamento, tem conseguido, porém, muito mais do que isso, as pessoas são abençoadas com o sentimento de unidade e amor. As pessoas precisam sentir Deus próximas delas, lembrar que Santo Antônio é esse homem que teve uma vida tão íntima com Ele e que toca as pessoas até hoje", concluiu.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

Cidades

Helena é o nome mais registrado pelos pais em Mato Grosso do Sul em 2025

Cecília e Miguel aparecem na sequência entre as preferências das famílias sul-mato-grossenses

22/12/2025 19h20

Ao todo, 565 Helenas foram registradas no Estado

Ao todo, 565 Helenas foram registradas no Estado Crédito: Freepik

Continue Lendo...

O nome Helena foi o mais escolhido pelos pais em Mato Grosso do Sul no ano de 2025, de acordo com a pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais de MS (Arpen-MS). Ao todo, 565 meninas foram registradas com este nome no Estado, garantindo a liderança no ranking dos nomes mais registrados nos Cartórios de Registro Civil sul-mato-grossenses.

Na segunda posição aparece o nome Cecília, com 447 registros, seguido de Miguel, na terceira colocação, com 392, evidenciando a forte preferência por nomes clássicos, curtos e de fácil pronúncia entre as famílias do estado. O ranking também revela equilíbrio entre nomes tradicionais e tendências contemporâneas, com destaque para escolhas femininas consistentes.

Além de Helena, Cecília e Miguel, figuram entre os nomes mais registrados em MS: Maitê (361), Ravi (346), Aurora (337), Gael (328), Heitor (318), Arthur (308) e Alice (280). O ranking estadual também destaca a presença de nomes femininos como Antonella, Heloísa, Laura, Olívia e Valentina, além de nomes masculinos tradicionais como Samuel, Davi, Theo, Bernardo e Noah.

“Quando os pais escolhem um nome, eles carregam expectativas, histórias e sentimentos. O ranking revela que, em Mato Grosso do Sul, há uma preferência clara por nomes que atravessam gerações, mostrando como tradição e afeto continuam presentes nas decisões das famílias.”, disse o presidente da Arpen/MS, Marcus Roza.

Na Capital, a perspectiva é semelhante, com os nomes Helena, Cecíla e Miguel entre os mais escolhidos. Há apenas duas diferenças em relação ao top 10: teve mais Heitor (132) do que Aurora (123); e Gael (97) não figura entre os mais registrados, dando lugar a Arthur, com 119 registros.

Nomes mais registrados em MS

1º Helena – 565
2º Cecília – 447
3º Miguel – 392
4º Maitê – 361
5º Ravi – 346
6º Aurora – 337
7º Gael – 328
8º Heitor – 318
9º Arthur – 308
10º Alice – 280

Nomes mais registrados em Campo Grande

1º Helena – 225
2º Cecília – 189
3º Miguel – 160
4º Maitê – 141
5º Ravi – 140
6º Heitor – 132
7º Aurora – 123
8º Arthur – 119
9º Alice – 114
10º Samuel – 109

Nomes masculinos mais registrados em MS

1º Miguel – 392
2º Ravi – 346
3º Gael – 328
4º Heitor – 318
5º Arthur – 308
6º Samuel – 266
7º Davi – 250
8º Theo – 236
9º Bernardo – 230
10º Noah – 229

Nomes femininos mais registrados em MS

1º Helena – 565
2º Cecília – 447
3º Maitê – 361
4º Aurora – 337
5º Alice – 280
6º Antonella – 276
7º Maria Cecília – 248
8º Heloísa – 193
9º Laura – 183
10º Maria Helena – 179

Arpen-MS

O levantamento integra a base do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Arpen-Brasil, entidade que congrega os Cartórios de Registro Civil do país e reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados em todo o território nacional. A plataforma permite consultas por nomes simples ou compostos, com recortes por estados e municípios, oferecendo um panorama detalhado das tendências regionais.

"Gancho"

Detran-MS suspendeu quase 20 mil habilitações em 2025

Do total, cerca de 14 mil condutores foram suspensos por excesso de pontos na CNH

22/12/2025 18h00

Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Detran suspendeu quase 20 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) em Mato Grosso do Sul ao longo de 2025. As penalidades foram aplicadas a motoristas que ultrapassaram o limite de pontos ou cometeram infrações que resultam em suspensão imediata do direito de dirigir.

Do total, cerca de 14 mil condutores foram suspensos por excesso de pontos na CNH, quando o motorista atinge 40, 30 ou 20 pontos em um período de 12 meses, conforme a quantidade de infrações gravíssimas, outros 5.565 motoristas perderam o direito de dirigir por suspensão direta, aplicada em casos como conduzir o veículo em velocidade superior a 50% do limite permitido, entre outras infrações previstas em lei.

Todos os 19.565 motoristas foram afastados temporariamente das vias e obrigados a realizar o Curso de Reciclagem, exigido para recuperar a habilitação.

Infrações 

Até 16 de dezembro de 2025, o estado registrou 976.157 infrações de trânsito. O excesso de velocidade respondeu por 44,06% das autuações, somando casos de até 20%, de 20% a 50% e acima de 50% do limite permitido.

Outras infrações mais recorrentes em 2025 foram avançar sinal vermelho ou parada obrigatória, não usar cinto de segurança e uso de celular ao volante. Mais de 4.500 motoristas também foram penalizados por recusar o teste do bafômetro.

Cassação

Ao longo dos últimos 12 meses, 2.735 condutores tiveram a CNH cassada por reincidência, principalmente por continuarem dirigindo mesmo após a suspensão. A cassação impede o motorista de dirigir por um período mais longo e exige novo processo de habilitação.

O número de recursos administrativos apresentados de forma digital também aumentou. Em 2025, foram registrados 3.862 recursos online, crescimento de 16% em relação ao ano anterior. Em 2022, foram 1.032 recursos digitais; em 2023, 1.247; e em 2024, 3.227.

Saiba*

Os serviços podem ser acessados pelo Portal de Serviços, aplicativo Meu Detran MS e atendimento via WhatsApp.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).