Cidades

IRREGULARIDADES

Fiscalização de incêndios no Pantanal gera multa de R$ 2 milhões e embargo de áreas

Em duas áreas identificadas, fiscais apontaram que houve fogo e desmatamento para formação de pastagem

Continue lendo...

Equipes de fiscalização do Ibama, com apoio da Polícia Federal e de peritos criminais de Mato Grosso do Sul, vistoriaram, neste mês de julho, propriedades rurais para identificação de irregularidades ambientais. Após a inspeção em dois locais no município de Corumbá, houve aplicação de cerca de R$ 2 milhões em multa e uma área equivalente a mais de 4,5 mil campos de futebol (4,5 mil hectares) foram embargadas.

Com essa segunda medida, os proprietários não podem fazer qualquer uso das áreas até que haja a recuperação delas.

O resultado dessa vistoria foi gerado após operações de fiscalização que estão ocorrendo no Pantanal do Estado e devem prosseguir pelos próximos meses. Só a Polícia Federal tem mais de R$ 5 milhões em recursos extras para realizar vistorias e tentar identificar se houve incêndios criminosos no bioma e averiguar responsabilidades.

Uma das irregularidades identificadas ocorreu perto da cidade de Corumbá, em propriedade que fica no Canal Tamengo, que dá acesso à Bolívia.

Nesse local, houve incêndio em junho e que só foi controlado após semanas de combate. Essa fiscalização ocorreu com auxílio de imagens de satélite que averiguaram as cicatrizes do fogo perto da ponte de captação de água de Corumbá.

Os fiscais concluíram que houve queimada ilegal para renovação de pastagem nesse território. Como o manejo perdeu o controle, acabou transformando-se em um incêndio que atingiu mais de 2,4 mil hectares. Toda essa área acabou embarcada pela fiscalização do Ibama.

Na visita técnica, dois proprietários de gado e cavalos foram notificados também a retirarem os animais, pois estes estavam em área que pertence à União.

“Enquanto os combates ocorriam nas frentes de fogo, com os brigadistas, as equipes de perícia e fiscalização dirigiam-se às origens dos incêndios, a fim de identificar as causas e os responsáveis”, explicou o analista ambiental do Ibama, Nicélio Silva. Ele também é perito do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

Em outra área, que não foi identificada a região, os fiscais encontraram três tratatores e um correntão usado para promover o desmatamento em região atingida por incêndios florestais. Esse tipo de medida está proibida no Pantanal neste período. O proprietário também não apresentou possível autorização anterior para realizar supressão de vegetação.

Os equipamentos foram apreendidos após identificarem que houve desmatamento para a criação de pasto de uma área de mais de 1 mil hectares. O fogo que foi registrado nessa propriedade vistoriada já tinha queimado uma área equivalente a cerca de 140 campos de futebol. Por conta dos prejuízos ambientais e infrações identificadas, esse proprietário, que não teve o nome divulgado, sofreu multa administrativa de mais de R$ 1 milhão.

Para garantir a averiguação de irregularidades por meio de satélite, bem como a identificação de provas materiais passíveis de perícia, os fiscais do Ibama estão sendo acompanhados pela Polícia Federal, Perícia Oficial de Mato Grosso do Sul e representantes do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Outros pontos no Pantanal, no município de Corumbá e de Ladário, em que foram identificadas infrações ambientais em primeiro monitoramento serão objeto de novas ações fiscalizatórias, com aplicação de multas e embargos.

Além da fiscalização do Ibama, o Ministério Público Estadual está com mais de 11 inquéritos em andamento para apurar autoria de incêndios no Pantanal. O Ministério Público Federal também recebeu denúncia para investigar incêndio em território indígena.

Em todo o 2024, mais de 897 mil hectares foram devastados no Pantanal pelos incêndios florestais, apontam dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/URFJ).

Essas ocorrências envolvendo o fogo consumiram do poder público federal e estadual e da iniciativa privada mais de R$ 204,8 milhões, entre prejuízos diretos para a pecuária pantaneira e gastos para realizar o combate.

Mais de R$ 2 milhões de multas foram geradas por irregularidadesMais de R$ 2 milhões de multas foram geradas por irregularidades (Foto: Nicélio Silva / Prevfogo / Ibama)

OPERAÇÃO DA PF

Homem é preso em flagrante com vídeos de abuso sexual infantil em MS

Durante a 5ª fase da Operação Escudo de São Miguel, a Polícia Federal também apreendeu HDs que continham o material ilícito

26/06/2026 09h30

Polícia Federal prendeu um homem em flagrante por armazenar e divulgar vídeos de crianças sendo abusadas sexualmente

Polícia Federal prendeu um homem em flagrante por armazenar e divulgar vídeos de crianças sendo abusadas sexualmente Divulgação: Polícia Federal

Continue Lendo...

Nesta sexta-feira (26), a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante por armazenar e disponibilizar vídeos de abuso sexual infantil. A ação ocorreu no âmbito da 5ª fase da Operação Escudo de São Miguel V, desta vez no município de Água Clara, que fica a cerca de 195 km de Campo Grande. 

O objetivo da operação é identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados pela internet.

O mandado de busca e apreensão em Água Clara foi expedido pelo Juízo de Garantias da 3ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Campo Grande.

O início das investigações ocorreu após a identificação de que o indivíduo estaria armazenando e disponibilizando imagens e vídeos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em dispositivos eletrônicos.

Polícia Federal prendeu um homem em flagrante por armazenar e divulgar vídeos de crianças sendo abusadas sexualmente

A operação teve atuação da equipe de Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI), unidade ligada a Coordenação-Geral de Repressão a Crimes Cibernéticos (CGCIBER) da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos ( DCIBER) da Polícia Federal.

A unidade é responsável por coordenar a atuação nacional das unidades da PF em investigações focadas na prevenção, identificação de autoria e repressão à exploração sexual e abuso de crianças e adolescentes no ambiente virtual

A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas.

O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.

SEM ACORDO

Adriane quer parcelar reajuste e professores rejeitam proposta

Em reunião realizada nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Campo Grande propôs 3,4% de reajuste salarial, parcelados em duas vezes de 1,7% cada

26/06/2026 08h15

Reunião entre representantes da ACP, Prefeitura de Campo Grande e a Comissão de Educação da Câmara Municipal

Reunião entre representantes da ACP, Prefeitura de Campo Grande e a Comissão de Educação da Câmara Municipal Divulgação: ACP

Continue Lendo...

Em reunião realizada na quinta-feira (25), o Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP) recusou a proposta da Prefeitura de Campo Grande em reajustar o Piso Nacional de 20h. O Executivo ofereceu apenas 3,4%, divididos em duas parcelas de 1,7% cada. Um novo encontro foi definido para o dia 1º de julho, quando uma nova oferta deve ser apresentada.

"Devemos ter apresentação de uma proposta que contemple o que foi acordado no dia 12 de junho com a prefeita", disse Gilvano Kunzler Bronzoni, presidente da ACP. O modelo de parcelar o reajuste em duas vezes e abaixo dos 5,4% do Piso Nacional segue a mesma forma imposta à reposição salarial dos servidores municipais, quando os 4,39% foram divididos em 2,20% e 2,19%, a serem pagas em agosto deste ano e janeiro de 2027, respectivamente.

Ainda na noite de ontem, os professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME) se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária, no auditório da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), para debateram os avanços da Comissão Mista de Negociação em relação a política do Piso 20h da REME.

A assembleia ocorreu após a reunião realizada durante o dia entre representantes do Sindicato, da Prefeitura Municipal de Campo Grande e da Comissão de Educação da Câmara Municipal. Durante o encontro, a categoria recebeu informações sobre o andamento das negociações, avaliou o cenário atual e deliberou sobre os próximos encaminhamentos da campanha de valorização do magistério.

Em sua fala aos professores, o presidente da ACP, Gilvano Kunzler Bronzoni, destacou que a força da categoria tem sido determinante para manter a negociação avançando.”Estamos no caminho da luta e da valorização. Luta, valorização, insistência e garra. É assim, na prática, cotidianamente, sem desistir e sem se cansar”, afirmou.


 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).