Para fortalecer a atenção primaria na saúde em regiões que carecem de profissionais da área da saúde, o Governo Federal abre nesta semana 34 novas vagas em Mato Grosso do Sul para o programa nacional Mais Médicos.
De acordo com o chamamento público para adesão de médicos ao programa de provimento do Ministério da Saúde, em Mato Grosso do Sul estão abertas 34 vagas, sendo 30 para atender na Saúde da Família, e 4 para atendimento na Saúde Indígena.
Os serviços médicos destinados para Saúde da Família estão com vagas abertas em 21 municípios: Três Lagoas (1 vaga), Terenos (2) Sete Quedas (1), Santa Rita do Pardo (1), Ponta Porã (1), Novo Horizonte do Sul (2), Nioaque (1), Mundo Novo (2), Maracaju (2), Ladário (1), Juti (1), Jardim (1), Itaquiraí (2), Figueirão (2), Fátima do Sul (1), Douradina (1), Coxim (1), Costa Rica (1), Caracol (1) e Bataguassu (1).
Além dos municípios mencionados, Amambai também está com vagas abertas para o programa, detendo o maior número de vagas disponíveis no Estado (4).
Já para o atendimento a Saúde Indígenas as quatro vagas são para dois municípios que são atendidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei): Tacuru (2 vagas) e Paranhos (2 vagas).
Com o novo edital foi lançado nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos podem se inscrever a partir desta segunda-feira (5) através do site do Mais Médicos, as inscrições seguem até o dia 8 de maio (quinta-feira).
Para a execução das ações de aperfeiçoamento no âmbito do Projeto Mais Médicos, é concedida aos médicos participantes do programa uma bolsa-formação no valor mensal bruto de R$ 14.058,00, sendo o pagamento líquido no valor de R$ 12.500,80.
O 41º ciclo do Mais Médicos exige que os médicos que aderirem ao programa se encaixam entre estes três perfis profissionais:
- médicos formados no Brasil com registro no registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no Brasil;
- médicos brasileiros formados no exterior (intercambista brasileiro);
- médicos estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior (intercambista estrangeiro).
Mais detalhes sobre critérios para concorrer as vagas abertas estão disponíveis no site do Ministério da Saúde.
Ao todo, neste edital, estão abertas 3.174 vagas para médicos em diversas localidades no país.
MAIS MÉDICOS
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde levando médicos até as regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência desses profissionais.
Os trabalhadores do Mais Médicos integram as equipes de Saúde da Família e oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população.
O Programa Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Atualmente, são 24,9 mil médicos, atuando em 4,2 mil municípios, o equivalente a 77% do território nacional. Os profissionais trabalham identificados com coletes verdes.
Dentre essas localidades, 1,7 mil apresentam altos índices de vulnerabilidade social. Do total de médicos em atividade pelo programa federal, 601 deles atuam em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
A meta do Ministério da Saúde é chegar a 28 mil profissionais até o fim de 2025.
*Matéria com informações da Agência Brasil*
Ministério Público de MS recolheu malotes com documentos de empresas alvo da operação durante a manhã de sexta-feira na Capital - Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado


