Das 12 licitações previstas para concluir as obras no Aquário do Pantanal, 11 já foram publicadas. O penúltimo certame, lançado em 1º de fevereiro, vai concluir as instalações elétricas do prédio.
A próxima publicação da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) será para parte de automação do Centro de Pesquisas e Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, conhecido com Aquário do Pantanal.
Das 11 licitações, apenas duas foram concluídas: a Substituição dos Vidros e a Cobertura Metálica. De acordo com o planejamento da obra, a instalação do Revestimento Composto (Monocapa)está perto de ser finalizada.
Referente aos certames em fase de execução estão os serviços de Impermeabilização e Cenografia dos Tanques, Programa de Condições e Meio de Trabalho (PCMAT), Climatização e Estrutura Metálica (Passarela).
Ainda em fase de licitação estão quatro frentes, Elétrica, Civil e Automação Estão. Além do Sistema de Suporte à Vida (SSV), que foi republicado pela Agesul após ser declarada como deserta.
O trabalho Civil é responsável pela instalação de piso e forro, execução de pintura, reforma e construção em geral. É esta frente que norteará a entrega do Aquário, as demais caminharão em paralelo.
As empresas interessadas em participar dos serviços da Civil entregaram na quarta-feira (3) a documentação para o certame. A comissão de licitação decidiu suspender a sessão para análise dos documentos em sessão reservada. Depois de finalizada a averiguação documental, o processo licitatório será retomado.
Inicialmente foi planejado apenas 10 licitações, as partes de Elétrica, Civil e Automação seriam lançadas de forma conjunta. Contudo, de acordo com equipe técnica responsável, elas foram desmembradas para garantir maior participação de empresas licitantes.
O prazo de conclusão da obra está estipulado para dezembro de 2021. Existem datas limites nos editais posteriores ao fim desse ano, mas a equipe técnica alegou que é uma medida tomada apenas para antever intercorrências possíveis de atrapalhar a execução da obra.
Panorama das licitações do Aquário do Pantanal:
• Frentes em execução- Impermeabilização e Cenografia dos Tanques, PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho), Climatização, Estrutura Metálica (Passarela) e Revestimento de Alumínio Composto - ACM (Forro e Monocapa), essa última já quase finalizada.
• Frentes concluídas- Substituição dos Vidros e Cobertura Metálica.
• Frentes em fase de licitação- Sistema de Suporte à Vida (SSV), Civil, Elétrica e Automação.