Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), ampliou para duas mil o número de vagas do programa “Voucher Transportador”.
“Voucher Transportador” é um programa, criado pelo governo de MS, que dá qualificação e treinamento gratuito para motoristas de carga e ônibus.
Além disso, o condutor ainda ganha as categorias “D” e “E” na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de graça, sem custos adicionais.
O objetivo é aumentar a empregabilidade no mercado de transporte e atender às demandas específicas do setor. Vale ressaltar que Mato Grosso do Sul possui, atualmente, déficit de profissionais capacitados para atuar no ramo.
Conforme estipulado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Cargos de MS (Sindicargas), esse déficit estaria girando em torno de três mil trabalhadores necessários para lidar com a demanda do setor.
De acordo com o coordenador de Relacionamento com Setores Público e Privado da Secretaria Executiva de Qualificação e Trabalho (Sequalit), Esau Aguiar, até o momento, o programa convocou mais de 3,6 mil candidatos dos 7,3 mil inscritos em 2023.
Segundo publicação do Diário Oficial Eletrônico (DOE-MS), 650 candidatos de Campo Grande e 50 de Dourados foram convocados nesta terça-feira (31). Confira aqui a lista de convocados.
Conforme noticiado pelo Correio do Estado, a meta é convocar todos os 7,3 mil inscritos no processo seletivo.
"A meta do governo do Estado é convocar todos os inscritos no programa, diante da elevada demanda por motoristas profissionais nas empresas", ressaltou Esau Aguiar.
Confira os requisitos para participar do processo seletivo:
- Ter, no mínimo, 21 anos completos na data da inscrição
- Ter CNH em situação válida na categoria B há pelo menos 24 meses, ou C há pelo menos 12 meses, ou D há pelo menos 12 meses, e demais condições regulares para participação no processo de mudança de categoria, conforme determina o Contran e os órgãos de trânsito locais
- Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses
CATEGORIAS DA CNH
Veja o que cada categoria pode conduzir:
- CAT “A”: motocicletas, motonetas e triciclos
- CAT “B”: carros, picapes, vans
- CAT “C”: caminhões, caminhonetes, vans de carga. Os requisitos para tirar carteira C são estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses
- CAT “D”: ônibus, microônibus e vans de passageiros. Os requisitos para tirar carteira D são ser maior de 21 anos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um um ano na categoria C, e não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos doze meses
- CAT “E”: treminhão, ônibus articulados, veículos com trailers. Os requisitos para tirar carteira E São ter no mínimo 21 anos de idade; estar habilitado, no mínimo, há um ano na categoria "D"; estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria "C"; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses