Cidades

PEÇONHENTOS

Incidentes com escorpiões aumentam 34% na Capital

Principal orientação é manter ambientes limpos, sem a presença de baratas

Continue lendo...

Uma preocupação que cresce a cada dia nas casas dos campo-grandenses: o número de pessoas socorridas após levar uma picada de escorpião aumentou cerca de 34% em Campo Grande, em 2019, comparado aos primeiros sete meses de 2018. De janeiro até o dia 22 de agosto deste ano, foram registrados pela Secretária Municipal de Saúde 544 ataques. No mesmo período do ano passado, os registros   foram de 407 casos.

Esse aumento é sentido pela autônoma Maria das Flores Reis, 38 anos, moradora do Bairro Guanandi há cinco anos, que vira e mexe tem de matar escorpiões em casa. “Antes não era assim. Era difícil ver escorpião aqui em casa. Eu tenho uma filha de quatro anos e tenho que ter cuidado redobrado. Só nesse fim de semana, eu matei quatro escorpiões no quarto da minha filha”, explica Maria Reis.  

Outro que sofre com a infestação de escorpião é o educador físico Luís Fernando Martins, 33 anos, morador do Bairro Universitário. “Eu fui picado semana passada. Foi um descuido bobo. Eu fui calçar meu tênis para ir dar aula e, quando calcei, fui picado por um escorpião vermelho. Foi uma dor incrível, mas, mesmo com dor, eu fui dirigindo até a UPA Universitário, fui medicado e agora eu olho duas vezes quando vou vestir roupa e calçar sapato”, afirma Martins. 

A médica-veterinária e especialista em escorpiões do Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal (CCZ), Juliana Resende Araújo, explica que, no mês de setembro, aumenta a incidência de escorpiões, pois os locais onde eles ficam, como tubulações, enchem de água, o que faz com que os insetos migrem para as casas.

Juliana Araújo orienta que, em caso de ser picado por um escorpião, é preciso procurar imediatamente uma unidade de saúde e, se possível, após ser medicado, levar o escorpião ao CCZ. “Se puderem levar o escorpião que picou até o CCZ é ótimo para saúde pública, pois podemos saber os locais onde está ocorrendo os casos de acordo com o tipo de escorpião que está com mais incidência. Com isso, podemos elaborar melhores estratégias para fazer o controle”, argumenta. 

A médica-veterinária enfatiza que a prevenção é fundamental. Limpeza de terrenos, manter o lixo em sacos fechados, além do ambiente como um todo limpo, principalmente sem baratas, que é o alimento deles. “Fazer barreiras físicas é um jeito de prevenir a picada dos escorpiões, como ralinhos abre e fecha e protetores de porta. Não precisa comprar algo caro, é só colocar um pano molhado na porta, que já serve como barreira”, explica.  

Juliana Araújo frisa, ainda, que o CCZ tem uma equipe especializada de orientação e combate ao escorpião. “Nós temos uma equipe que vai até os locais e orienta o que se deve fazer. Muitas vezes, a equipe não coloca o produto químico para combater o escorpião, pois o local não está preparado, sem barreira físicas e com espaços que possam servir de abrigo. A equipe orienta e volta depois de alguns dias para colocar o produto”, argumenta. 

ATAQUES

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2018, foram contabilizados 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões no Brasil. Em 2017, foram 125 mil registros. Em 2016, foram 91,7 mil notificações. Em relação às mortes, 115 óbitos foram registrados em 2016 e 88 em 2017. 

Conforme a cartilha do Ministério da Saúde, das 1.600 espécies conhecidas no mundo, cerca de 25 são consideradas perigosas. No Brasil, onde existem cerca de 160 espécies de escorpiões, as responsáveis pelos acidentes graves pertencem ao gênero Tityusque, que tem como característica, entre outras, a presença de um espinho sob o ferrão. 

COMO EVITAR ACIDENTES COM ESCORPIÕES

- Usar luvas de couro para manipular entulho e material de construção; 
- Não mexer em lixo ou entulho acumulado; 
- Limpar terrenos baldios próximos à sua casa,
- Colocar telas nos ralos, pias e protetores nas portas; 
- Evitar acúmulo de lixo;
- Olhar antes de calçar sapatos e botas; 
- Evitar a presença de baratas em casa  (alimento dos escorpiões); 
- Não deixar grama alta ou mato; 
- Evitar manipular escorpiões e, quando necessário, usar pinças e material adequado; 
- Manter limpos os comedouros e bebedouros de animais. 

Confira!

IFMS divulga resultado de Exame de Seleção 2025; confira

Ao todo foram ofertadas 1.760 vagas em 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio

11/12/2024 16h16

IFMS divulga resultado de Exame de Seleção 2025; confira

IFMS divulga resultado de Exame de Seleção 2025; confira Reprodução/ IFMS/ Alexandre Oliveira

Continue Lendo...

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nesta quarta-feira (11), o resultado preliminar do Exame de Seleção 2025, prova para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Ao todo foram ofertadas 1.760 vagas em 11 opções de cursos, oferecidos nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O resultado final será divulgado no próximo dia 17 deste mês e os aprovados começam a estudar em março de 2025. Realizado em outubro último, o exame contou com 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e outras 10 de conhecimentos gerais.

Cabe destacar que metade das vagas é reservada a estudantes que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública, sendo que parte irá para quem tem renda per capita menor que um salário mínimo e a outra parte para quem tem qualquer renda.

Há vagas reservadas para negros e pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Neste tipo de curso, o estudante faz os três anos do ensino médio e, ao mesmo tempo, cursa disciplinas específicas de um curso técnico. Ao final, é possível ingressar no mundo do trabalho e/ou em um curso superior.

No resultado preliminar, o candidato encontra as notas que obteve em cada área do conhecimento e a pontuação total. A lista dos nomes está em ordem alfabética.

Os  interessados podem entrar com recurso nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, exclusivamente, pela Página do Candidato da Central de Seleção, da seguinte forma:

  • Preencher Login e Senha;
  • Clicar em Minhas Inscrições;
  • Acessar o ícone Recurso;
  • Preencher as informações solicitadas; e
  • Clicar em Enviar.

Os recursos serão apreciados pela Diretoria de Educação Básica (Direb), que emitirá decisão fundamentada e comunicará o candidato. Após a análise dos recursos, será divulgado o resultado final do processo seletivo, com a classificação definida a partir da pontuação dos candidatos e aplicação dos critérios de desempate.

Assine o Correio do Estado

Tecnologia e Arte

Manoel de Barros e outros monumentos ganham "vida" com uso de IA em Campo Grande

Os vídeos que viralizaram nas redes sociais nasceram durante o teste do que esse tipo de tecnologia era capaz de fazer

11/12/2024 16h15

Reprodução redes sociais

Continue Lendo...

Monumentos ganharam movimento por meio da inteligência artificial e caíram no gosto da população, viralizando imediatamente em várias redes sociais.

A criação foi feita pelo empresário Múcio Marinho, que trabalha com comércio eletrônico e está sempre procurando novidades para atrair a atenção dos clientes nas redes sociais.

Reprodução redes sociais

Manoel de Barros

Testando os recursos da IA, Múcio conseguiu fazer o poeta Manoel de Barros, cuja estátua está disposta no canteiro central da Avenida Afonso Pena, com a Rui Barbosa, levantar e interagir com um passarinho.

Com isso, deu outra perspectiva à criação do artista plástico Ique Woitschach, idealizador da estátua de Manoel de Barros, toda feita em bronze, com peso aproximado de 400 quilos.

 

 

A estátua foi instalada em dezembro de 2017, em homenagem ao poeta sul-mato-grossense.

Reprodução redes sociais

Estátua da Justiça

Já a estátua da Justiça, criação de Cleir Ávila, imponente e instalada em frente ao Fórum, na Rua da Paz, com o uso da tecnologia, caminha em direção à câmera sorrindo, enquanto a balança da Justiça — que representa equidade — se move em suas mãos.

 

Outra obra de Cleir que encantou foi a Jaguatirica, inaugurada em dezembro de 2022. Pesando 1 tonelada, em movimento ganhou graciosidade e o típico caminhar dos felinos.

 

Reprodução redes sociais

Cavaleiros Guaicurus

O monumento em homenagem aos cavaleiros guaicurus, conhecido como Cavaleiro Guaicuru, que fica no Parque das Nações Indígenas, não ficou de fora. Ele, que sempre é visto como se estivesse saltando, coloca as patas dianteiras no chão e avança, como se fosse cruzar o lago.

A estátua, obra do artista Anor Pereira, tem aproximadamente 4 metros de altura, 7 metros de comprimento e peso estimado em 900 quilos. Foi toda construída em armação de ferro, com uma mistura de resina e pó de mármore.

Reprodução redes sociais

Monumento do Sobá

Está pensando que acabou? Não antes de “passearmos” pelo Monumento ao Sobá, no qual uma mão pega o macarrão com hashi.

Inaugurado em 2017, mais uma obra de Cleir Ávila, está localizado na Rua 14 de Julho e é uma homenagem à contribuição da comunidade okinawana à gastronomia sul-mato-grossense.

O sobá foi reconhecido como patrimônio imaterial e cultural de Campo Grande.

Portanto, não pode ficar de fora o Monumento da Imigração Japonesa, localizado na Praça do Rádio Clube, de autoria do artista Choji Oykawa, inaugurado em 26 de agosto de 1979. A imagem retrata uma típica casa japonesa e foi feita em comemoração aos 70 anos da migração japonesa à Cidade Morena.

Reprodução redes sociais

Praça das Araras

E mais um feito por Cleir: o Monumento da Praça das Araras, que fica na praça de mesmo nome, no qual a inteligência artificial fez com que as aves, que simbolizam a fauna local, abrissem as asas.

Múcio ainda animou o Monumento da Praça Pantaneira, o Monumento dos Desbravadores na Praça Nely Martins e a Maria Fumaça, que fica na Orla Ferroviária.

 

 

 

 

 

Veja o video

 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).